Simples meu amigo Vou te dar alguns exemplos e como vc faz para saber
Tradução : x^2(X ao quadrado) 2x^2(2X ao quadrado)
Ex 1 : x^2-2x+3
Nesse 1 Exemplo fica nitido a fórmula da equação do 2 grau (ax^2 +bx + c) nesse caso o (a) que irá determinar se a parábola terá concavidade para cima ou para baixo .
1 Caso : ( a>0 ) , se o a for maior que 0 a parábola terá concavidade para cima como no exemplo 1
Ex 1 : x^2 -2x +3 (a = 1) concavidade para cima
2 caso : (a<0) , caso o a seja menor que 0 a concavidade da parabola será para baixo como no exemplo 2
Ex 2 : -2x^2 +3x +4 (a= -2) , Concavidade para baixo
Agora que vc esta craque faça os seguinte exemplos e me responda se a concavidade está para cima ou para baixo no final colocarei o gabarito (nao se esqueça de dizer o valor do a)
Exercicos : a) 5x^2 +4x
b)x^2 +3
c)x +2
d)-x^2 +2x -4
e)-3x^2
f)6x^2
Respostas : a) a = 5 , concavidade para cima
b) a = 1 , concavidade para cima
c) a = 0 , a função nao tem concavidade nem pra cima nem pra baixo , logo é uma função do 1 grau uma reta crescente
Comments
Simples meu amigo Vou te dar alguns exemplos e como vc faz para saber
Tradução : x^2(X ao quadrado) 2x^2(2X ao quadrado)
Ex 1 : x^2-2x+3
Nesse 1 Exemplo fica nitido a fórmula da equação do 2 grau (ax^2 +bx + c) nesse caso o (a) que irá determinar se a parábola terá concavidade para cima ou para baixo .
1 Caso : ( a>0 ) , se o a for maior que 0 a parábola terá concavidade para cima como no exemplo 1
Ex 1 : x^2 -2x +3 (a = 1) concavidade para cima
2 caso : (a<0) , caso o a seja menor que 0 a concavidade da parabola será para baixo como no exemplo 2
Ex 2 : -2x^2 +3x +4 (a= -2) , Concavidade para baixo
Agora que vc esta craque faça os seguinte exemplos e me responda se a concavidade está para cima ou para baixo no final colocarei o gabarito (nao se esqueça de dizer o valor do a)
Exercicos : a) 5x^2 +4x
b)x^2 +3
c)x +2
d)-x^2 +2x -4
e)-3x^2
f)6x^2
Respostas : a) a = 5 , concavidade para cima
b) a = 1 , concavidade para cima
c) a = 0 , a função nao tem concavidade nem pra cima nem pra baixo , logo é uma função do 1 grau uma reta crescente
d) a = -1 , concavidade para baixo
e) a= -3 , concavidade para baixo
f) a= 6 , concavidade para cima
A função do 2º grau é dada por:
f(x) = ax² + bx + c , com a ≠ 0
{ para a > 0, concavidade da parábola voltada para cima
{ para a < 0, concavidade da parábola voltada para baixo
Ex:
f(x) = -x² + 3x + 4
Repare o termo : -x² , e compare com ax²
Logo se ver que -x² = (-1) * x².
Logo vimos que a = -1
e
que a < 0, pois, -1 < 0
Portanto a concavidade da parábola é voltada para baixo.
se o A for - e para baixo se for + p/ cima...