Um professor universitária chama baiano de burro comente esse fato.?

O professor Antônio Natalino Dantas, 69, coordenador do curso de medicina da UFBA (Universidade Federal da Bahia), fez uma declaração considerada preconceituosa por muita gente, de autoridades governamentais a artistas, passando por professores e estudantes.

Ele disse na terça-feira que o baiano é burro, que tem baixo QI (Quociente de Inteligência), e emendou:

O baiano toca berimbau porque só tem uma corda. Se tivesse mais [cordas], não conseguiria.

Sera que isso é verdade?

participem deixe ceu depoimento...

Comments

  • Até a semana passada ele era coordenador do Curso de Medicina da UFBA e disse tudo que você colocou, simpesmente porque os estudantes tiraram nota baixa no Enade. Já está fora da universidade em questão e ganhará, além do processo interno, outro que está sendo movido pelo movimento negro, por racismo. Além de que ,sabemos que são muitos os testes de QI que medem apenas certo tipo de inteligência. Ele ofendeu todos os baianos na hora da raiva. Não podemos sair por aí falando e fazendo tudo sem medir as conseqüências de nossos atos.

  • Antes de qualquer coisa, sempre que eu via alguém toando berimbau eu pensava que devia ser muito difícil e complexo retirar sons totalmente diferentes de uma corda só! Bem, acho que a gente se esquece que educação não significa necessariamente ausência de preconceitos... na verdade, mutio dos tiranos que habitaram esse mundo eram grandes intelectuais e literatos e usaram seu conhecimento e seu poder para manipular as pessoas, conseguir seguidores ou fazer valer sua opinião preconceituosa, prejudicando a humanidade. Sabe, tem outra caso muito chato de um ganhador do prêmio Nobel que disse que os negros são burros e a "prova" e o "argumento" que apresentou disso é que qualquer pessoa que já trabalhou com negros sabe disso: outro exemplo de que a informação não faz com que uma pessoa seja boa, só faz com que ela seja informada sobre algumas coisas. Se você olhar algumas frases de Santo Agostinho e de Buda sobre o que é uma mulher ou sobre o papel feminino verá que até homens considerados santos já disseram coisas horríveis, coisas terríveis. Se pensarmos bem, todos n´so temos preconceitos... tentamos então lidar com os preconceitos dos outros e usufruir da sua parte boa.. o que nem sempre é possível, né? Afinal, o problema, na minha opinião, não é o cara achar que bahiano é burro, ou que negro é burro ou que mulher é ser inferior ou que homossexual é safado... o problema é ele tratar essa OPINIÃO como verdade e falar sobre isso de forma ofensiva, preconceituosa...

    Eu tenho meus preconceitos, com certeza... mente quem diz que não os tem... Gosto de pensar qe os meus são pequenos e contornáveis e tento melhorar sempre.. mas quando não dá, quando vejo que a coisa persiste eu fico calada e trato todo mundo muito bem...; por dentro me sinto super culpada e começo a me empenhar em mudar aquele aspecto da minha pessoa, o que aos poucos vou conseguindo. Agora um cara que fala isso em público se valendo de sua posição está é querendo influenciar muita gente, está sendo ofensivo, está agredindo as pessoas....

    PS - Tenho certeza que a resposta da Maria Regina foi bem intencionada e de repente ela está certa e tudo foi um mal entendido (embora eu não pense assim)... De qualquer forma, tenho formação em psicologia.. e divulgar qualquer informação baseada em testes de QI (Que aliás, caíram em desuso e são de uso EXCLUSIVO de psicólogos formados - isso é lei), divulgar informações desse tipo é violação de sigilo e, no caso desse professor, uso i9legal de dados de pesquisa.. se ele teve acesso a qualquer material não pode falar sobre isso em público e nem pode tirar conclusões pessoais sem fazer nMUITA pesquisa em cima disso.. mesmo porque o resultado pode estar relacionado a muitas coisas além do estado de origem dos indivíduos que fizeram os teste... o estado de origem pode ser mera coincidência.. por isso existem cáculos super complexos em estatística que cruzam várias variáveis para saber se o estado de origem, por exemplo, reflete no resultado... pensa-se na idade, no nível social, no nível de estresse na hora do teste, no acesso à educação, no tipo de formação e muitos outras centenas ou dezenas de variáveis. O resultado de um teste fora de contexto é SEMPRE aberrante.

  • Um professor universitário, chamar as outras pessoas de burras, principalmente seus conterrâneos, está obviamente incluindo ele próprio, o que é uma imbecilidade.

    Um professor universitário, presume-se ser inteligente e educado, deveria pelo menos ser. Infelizmente, não é o que demonstra esse senhor. O melhor que ele faz é aposentar-se, pois, provavelmente não conseguirá outro emprego tão cedo, é preciso investigar sua sanidade mental ou quem sabe, consumo de drogas ou álcool...

  • Que eu saiba nao foi isso..

    Que eu saiba ele estava comentando o nivel de QI de alunos que estavam sob sua condução (alunos do curso de medicina) e dos quais ele tinha acesso aos testes de QI.

    Duvido que ele tenha falado sem conhecimento de causa.

    Deve ter embasamento cientifico sim.. e estão fazendo uma novela que está ficando pior do que se ele tivesse agido mal mesmo.

    Acho que o Reitor está maldando e dimensionando mal as coisas para conseguir retirar o professor (estavel) de lá.

  • bote um berimbau de 7 cordas (feito especialmente para ele já que este instrumento não existe), e mande ele tocar que verás que ele é mais burro que o baiano, uma vez que o berimbau é um instrumento de percussão e não de arranjo de orquestra como ele quer definir o instrumento (berimbau).

    quanto ao Q.I. dos baianos o dele é bem inferior pois se tivesse um Q.I. alto não falaria estas asneiras na TV por puro preconceito, uma vez que de 90 a 94 % dos bahia no são negros, além de existirem sumidades em varias áreas, não só na medicina como em outros setores como engenharia, farmacologia, botânica, biologia, enfim

    em todos os setores (areas). o que disse o professor de medicina da UFBA foi um desastre para a carreira dele, um vez que se os alunos da UFBA tiveram notas baixas, é uma prova de que ele não teve competencia para ensinar o suficiente para os alunos terem uma boa nota, já que ele se preocupa mais com musicas clássicas do que com a medicina propriamente dita será que são burros os alunos ou "ELE"?

    se eu fosse atendido por ele depois dessa pode esta certo que não tomaria o medicamento que ele receitasse pois poderia sofrer um choque anafilatico ou ter uma diarréia e morrer; portanto no lugar do remédio que receitasse tomaria chá de folha e ervas que é bem mais seguro.

    abraços

  • Não sei se é verdade, mas se for, os baianos não deviam se sentir ofendidos, porque sabem que são bilhões de vezes mais inteligentes que o infeliz que fez esse comentário preconceituoso. Em qualquer sociedade o preconceito é criado no conflito de culturas, no qual uma tenta se sobrepor à outra alegando ser "superior". Mas quando a vítima do preconceito se deixa levar pelo acontecido, está se abaixando ao nível de quem é preconceituoso, por que está indiretamente concordando ao se sentir ofendido. Deve-se, nesse caso, erguer a cabeça e ter consciência plena que todos somos iguais. Obviamente temos nossos talentos próprios que nos tornam especiais, mas todos nascemos e voltamos ao mesmo lugar, somos iguais. Não importa raça, nacionalidade, regionalidade, língua, religião, sotaque, cultura, classe social. Todos nós somos dotados de uma mente e podemos entender a beleza que cada indivíduo tem. Em relação específica a esse caso, acredito que é só mais uma manifestação de ignorância daqueles que se acham superior. Temos baianos geniais, responsáveis por obras intelectuais fascinantes. Os baianos são muito inteligentes e tem que ter orgulho por assumir sua cultura sem medo de rejeição, isso é uma demonstração de sabedoria e inteligência muito grande. Se isso realmente aconteceu, o professor deve ser punido pela lei, porém deve aprender com o erro. A medida que a sociedade clarear a mente das pessoas sobre o assunto, isso melhorará.

Sign In or Register to comment.