Como consigo utilizar um CD-ROM desenvolvido para Windows 95, 98 ou Me no Windows XP?

Encontrei guardados vários CD-ROM de há uns anos atrás, altura em que utilizava ainda o Windows 98. Gostaria agora de voltar a utilizá-los, no entanto, o software está desenvolvido apenas para Windows 95, 98 ou Me. Consegui instalá-lo no Windows XP, mas ao iniciar aparece um erro relacionado com a placa de som:

"O software de som não está instalado devidamente ou está desactivado.

Para mais informações, leia o ficheiro LEIA-ME instalado com este programa.

Esta aplicação vai agora terminar."

Por baixo, tenho a opção de Continuar ou Abandonar, mas com ambas obtenho o mesmo resultado: a janela fecha e nada mais acontece.

Tenho conseguido iniciar outras aplicações de CD-ROM sem quaisquer problemas com a placa de som, portanto creio que não tenha falta de uma... Mas, já agora, se houver alguma maneira de o verificar, agradeço que mo digam.

O ficheiro LEIA-ME propõe, caso o programa não funcione:

"Deve verificar se há controladores ('drivers') do WinG instalados nos directórios Windows e Windows\system. Eles devem existir somente no directório Windows\system.

Caso encontre algum no directório do Windows, deve apagá-lo. Os ficheiros a serem procurados são:

wing.dll wing32.dll wingde.dll

wingdib.drv wingpal.wnd"

Já procurei estes cinco ficheiros e encontrei-os a todos, eliminando-os de seguida. No entanto, nada melhorou e o mesmo problema se voltou a colocar.

Há alguma maneira de poder utilizar a aplicação? Ou, tendo apenas Windows XP, não há nada a fazer?

Comments

  • Como o Windows XP faz parte de outra família de sistemas operacionais (família NT), por isso o programa que foi feito para a família DOS não consegue encontrar uma placa de som no seu computador. Agora siga estes passos para conseguir rodar o programa no XP:

    1- Clique com o botão direito no programa e depois em propriedades;

    2- Localize a aba compatibilidade e clique;

    3- Marque a opção "Executar este programa em modo de compatibilidade";

    4- Selecione o sistema operacional pro qual foi feito o programa e clique em OK.

    5- Tente abrir o programa novamente.

    Existe uma grande chance do programa funcionar, mas nem sempre funciona. Se precisar de ajudar pode me contatar por e-mail.

    Espero ter ajudado!

Sign In or Register to comment.