Gente me AJUDA DUVIDAS COM MATEMATICA 10 Pontos e 5 Estrelas!?

Alguem que entenda por favor me explique""

Escreva o termo geral da sequência (0,3,6,9,12...)

O Resultado da an = 3(n – 1), n  N*

Como eu chego nessa resposta?

Comments

• Uma P.A. onde,

a1 = 0

r = 3-0 = 3

n = ?

an = a1 + (n-1).r

an = 0 + (n-1).3

an = 3.(n-1) → n ∈ N* → "n" pertence ao conj.números naturais, exclusive o zero

“Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo; porque com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação.” – Romanos 10:9-10

• Olhando sua sequencia, temos que ela é uma progressao aritmética pois a razao é constante e é dada por a2 - a1 = 3 - 0 = 3. Temos tambem que:

a1 = 0 = 3*0

a2 = 3 = 3*1

a3 = 6 = 3*2

a4 = 9 = 3*3

a5 = 12 = 3*4

a6 = 15 = 3*5 etc.

Pode-se perceber entao que um termo qualquer é sempre 3 vezes o valor do índice menos 1 (o indice é o que acompanha a letra "a", que indica a posicao do termo na progressao aritmetica).

Logo, para um valor do indice sendo n (significa um numero qualquer) temos que

an = 3*(n-1), para qualquer n pertencente ao conjunto dos Naturais diferentes de zero (por isso N*).

Logo an = 3 * (n-1), n pertencente aos N*.

• vamos ver se e mesmo o seu resultado e uma PA onde a1=o r=3 an= ?

an=a1+(n-1)r

an= 0 +(n-1).3

an= 3n-3 colocando em evidencia an= 3(n-3) okkk vc esta certo okkkkk nao precisa npertecente a N

pq foi dada a PA mas no caso para qq n sendo natural ou inteiro e uma PA okkkk

• Você analisa que a sequência está variando de 3 em 3, então a razão é 3.

Aí você nota que a sequência começa com 0 mas o primeiro termo de uma sequência em N* é 1 e não 0.

Então para obter 0 no primeiro termo você subtrai 1 de n. Logo:

An = 3 (n - 1)

Sign In or Register to comment.