Como frear o carro corretamente (sem dar "soco")?
Já vou fazer o exame de direção. Dá um pequeno soco, mas queria saber como evitar isso. Na autoescola uns dias eu estava 1° pisando na embreagem toda e depois no freio para parar. Isso fazia frear perfeitamente. Mas o instrutor disse que o correto é o contrário: 1° pisa de leve no freio, depois na embreagem. Eu tento pisar de leve no freio, a pessoa diz que preciso ir mais devagar para frear logo e fico com a sensação de que o carro não vai parar e eu vou passar do faixa "pare". Se piso mais, o carro dá o soco. O que faço? Carro relativamente mais rápido dá soco. Carro devagar começa a morrer.
Comments
Quando se pisa primeiro na embreagem, o carro fica livre, perdendo um grande aliado na paragem: o freio motor. O ideal, e correto, é parar de acelerar e pisar, gradualmente, no freio, a fim de diminuir a velocidade do carro. Quando estiver quase parando, pisa-se na embreagem para evitar que o carro apague. E as frenagens devem ser sempre feitas com grande distância do ponto onde quer se parar, para evitar os socos que você se refere.
Att.
Realmente o seu intrutor está correto, se durante o exame você pisar na embreagem antes do freio e o avaliador ver, você será reprovado.
Para ir freando de forma suave, você deve apenas apoiar o pé no pedal do freio e ir aumentando a pressão, quando perceber que o carro já está com a velocidade bem baixa, alivie um pouco a pressão, caso contrário você sentirá o "soco" quando o carro parar.
No dia a dia, quando estamos em velocidade bem baixas (em um transito "anda e para") acabamos em alguns casos pisando primeiro na embregem e depois no freio, isto você perceberá com o tempo, pois se pisar primeiro no freio com o carro quase parando, ele morrerá.
Antes de parar, você precisa verificar a velocidade do carro. Se estiver de terceira marcha, o carro estará muito rápido. Você precisará diminuir a velocidade até aproximadamente 20km/h e então reduzir a marcha para a 2ª soltando a embreagem em seguida bem devagar.
Com a 2ª marcha o carro estará com uma velocidade menor, própria para fazer uma parada. Pise no freio suavemente e sinta o carro diminuir ainda mais a velocidade. Antes do carro estar totalmente imobilizado, pise na embreagem até no fundo e então acabe de freiar suavemente. O carro irá parar sem problemas.
à isso.