Teoria das Cordas (Física) e Espiritismo (Teoria)?

Você acha que a Teoria das Cordas pode explicar o suposto fênomeno Espírita e a mediunidade?

Se você assistir o documentário inteiro, verá que a Teoria das Cordas tenta provar que existem outras dimensões, e, as pessoas, nestas, se manifestam na nossa, incluindo nós mesmos em outra vida, de modo que as pessoas desta dimensão - pelo menos as normais - não podem ver.

Já a doutrina espírita, tanto a religiosa quanto as tentativdas científicas, acreditam que alguns seres humanos podem ter uma sensibilidade a mais para perceber e até antever as coisas, no caso os sensitivos e mediuns.

Então penso eu que uma teoria poderia comprovar a outra, já que a primeira comprovaria de alguma forma os espíritos (no caso não espíritos, mas pessoas em outra dimensão que aparecem na nossa), enquanto a outra comprovaria que as pessoas da nossa dimensão percebem as de outra.

Quem não conhece a Teoria das Cordas, veja o vídeo resumido:

http://www.youtube.com/user/Mutativo?blend=9&ob=5#...

Comments

  • Na minha sincera opinião não, não é possível explicar o fenomeno da mediunidade através da teoria das cordas.

    Tive bastante contato com a teoria das cordas e ela está, na forma canônica pela qual foi exposta pela primeira vez, praticamente descartada da fisica. Ela já foi modificada várias vezes e permanece como teoria.

    Já tentaram fazer várias uniões da física com o espiritismo, uma delas foi a explicação de supostos fenomenos psiquicos e espirituais através da mecânica quântica, mas tudo permanece no campo da especulação.

    Só para constar, sou física.

  • Olá,

    "A teoria das cordas foi criada em 1960 para explicar e descrever a força forte.

    A idéia era de que as partículas como o próton e o nêutron poderiam ser consideradas como ondas de uma corda" palavras de Stephen Hawking

    Uma exigência dessas teorias é que haja não as quatro dimensões que conhecemos mas dez, vinte ou mais dimensões mas num raciocínio elas seriam infinitamente minúsculas, por isso não as vemos.

    No filme vemos a explanação sobre os universos não só paralelos, mas cópias, assíncronas.

    Esse pensamento é também o da teoria das histórias de universo de Kip Thorne em que temos uma vida em mais de uma dimensão.

    Absolutamente não tenho conhecimento teórico suficiente para discutir nesse nível mas neste ambiente em que trocamos idéias, peço licença para dizer que não é compreensível, para mim, que outros "multiversos" se repitam à imitação imperfeita ou diferente, como diz o narrador. Ele repete: "uma cópia", "um lugar idêntico", "um outro você lá"

    Pausa.

    O espiritismo embora se escore na investigação da ciência porque edificou-se pela observação de fenômenos físicos, originados por uma inteligência de supostos seres extra-físicos e daí compondo e estruturando a filosofia do Ser e do Destino humanos, entende que em qualquer dimensão, que um espírito se desloque, serão a mesma e única individualidade. Não se confundiria com os entes cópias dessas dimensões com histórias nem sempre iguais e por isso mesmo, distintos.

    Não sei se me explico bem. Mas um indivíduo aqui que tem uma cópias noutros universos vibrantes (teoria das cordas ou M) não tem sintonia com o que o que os espíritos explicaram.

    O espiritismo não refuta que existam universos paralelos, ou seres extra-dimensionais, muito pelo contrário, diz que os espíritos são entes de outros compreensões de energia e matéria e que habitam dimensões, orbes, não tangíveis por nós mas...

    A teoria das cordas não busca o espírito. Para buscá-lo, tem que admitir. Caso contrário, tropeçará nele, como já faz hoje e não acha, ou dogmaticamente, nega.

    Um abraço.

    Até mais.

  • Ótima pergunta!

    Eu já havia pensado nisso quando tive contato sobre a teoria das cordas e espiritismo. Ambas são de áreas diferentes, mas parecem que falam a mesma língua.

    Meu conhecimento sobre a teoria das cordas e espiritismo é muito fraco, porém, salvo engano, a teoria das cordas fala que existem vários universos, onde as leis da física e natureza em outro plano podem ser totalmente diferentes as daqui, isto é, realidades, leis, seres etc diversos. O espiritismo fala algo semelhante

    Na minha opinião, creio que a teoria das cordas possa responder cientificamente o que o espiritismo tente nos mostrar.

Sign In or Register to comment.