alguém pode pontuar este poema?? por amor de deus pff?
Desenho-te
Desenho o teu belo rosto numa folha branca,
com carinho e paixão
Sentada numa banca
Com toda a minha dedicação.
Os teus olhos iluminam-me o dia,
A tua boca satisfaz todos os meus desejos
Traço a tua postura com alegria
E encho-a de beijos.
Dentro daquele olhar,
há uma grande sinceridade,
por de trás daquele falar
um gesto de solidariedade.
Desenho-te num mapa só meu
de caminhos cruzados
onde o meu destino é teu,
sem medo dos meus passados.
Os dedos que se encaixam,
Os olhos que se fazem
Dois corações que não relaxam
E os lábios que se satisfazem…
Cada toque teu, eu sinto
cada olhar em mim, me arrepio
Juro que nunca minto
Nem o assunto desvio.
Comments
Pontuar... É isso que você quer, amigo? Ponteei e fiz uma correção sumária:
Desenho-te
Desenho o teu belo rosto numa folha branca
Com carinho e paixão.
Sentada numa banca
Com toda a minha dedicação.
Os teus olhos iluminam-me o dia,
A tua boca satisfaz todos os meus desejos,
Traço a tua postura com alegria,
E te encho de beijos.
Dentro daquele olhar,
Há uma grande sinceridade,
Por trás daquele falar,
Um gesto de solidariedade.
Desenho-te num mapa só meu,
De caminhos cruzados,
Onde o meu destino é teu,
Sem medo dos meus passados.
Os dedos que se encaixam,
Os olhos que fazem
Dois corações que não relaxam,
E os lábios que se satisfazem…
Cada toque teu, eu sinto
Cada olhar em mim, me arrepio.
Juro que nunca minto
Nem o assunto desvio.
Boa sorte.
Rapaz mais que foça é essa!
gostei da sua poesia, ela transmite sentimento, o que é essencial. Mas acredito que falte um pouco de mensagens implicitas, de duplo sentido. este é um trabalho que fiz acerca do que é poesia e deixo vc consultá-lo, lembre-se que plágio é crime..
What is Poetry?
Acerca da literatura, a poesia é a manifestação mais compacta existente. Suas palavras são cuidadosamente selecionadas e, geralmente, possuem mais do que um significado, utilizando dispositivos como: conotação, som e ritmo pra expressar a significação e emoção.
Encontramos dois tipos básicos de poesia: as que seguem as regras gramáticas e de rima como um padrão, sendo essas denominadas tradicionais. E há, também, as poesias escritas opostamente a esse pensamento, sendo essas consideradas modernas. E, ao contrário do que muitos pensam, a poesia não fala apenas de amor, falam também de qualquer outro assunto corriqueiro da vida ou morte de qualquer espécie (casamento, amor, morte, mundo natural, alegrias e tristeza de se viver na cidade, longe do campo, mortes, casamentos, amizade etc).
Empregado de conotações, muitas vezes, é necessária a leitura de um mesmo poema muitas vezes para sua total compreensão. A organização sintática do poema também contribui muito para seu entendimento e seu impacto emocional diretamente ao leitor. Por isso o poeta tem liberdade para quebrar regras sintáticas com o intuito de alcançar o objetivo almejado.
Para que uma poesia tenha o mais elevado valor que se pode alcançar, além dos dispositivos citados acima para enriquecê-la, outras técnicas também embelezam e ampliem seu campo de liberdade interpretativa. Entre as figuras de palavras, destacam-se:
SÃmile: procuram relacionar duas palavras para desenhar uma semelhança. Ex.: Seus olhos são azuis como o céu.
Metáfora: é o mesmo que sÃmile. Porém utiliza-se o verbo ser e a comparação é mais implÃcita. Ex.: as tuas faces são vermelhas cereja.
Personificação: Esta caracterÃstica dá a personagens inanimadas capacidades humanas. Ex.: O vento levantou-se e deu um grito.
Antropomorfismo: é uma espécie de personificação a algo não humano, particularmente às divindades. Ex.: Adoraremos agora a Mãe Terra.
Sinédoque: é quando o todo representa uma aprte ou uma parte representa o todo. Ex.: Robby tem rodas neste verão. Aqui o sentido de rodas quer dizer carro.
Eufemismo: Atenua o sentido substituindo palavras ou expressões impróprias ou desagradáveis de se dizer. Ex.: Foi bom, pelo menos agora ele descansa. Este exemplo foi baseado ao se confortar um amigo cujo parente morreu.
Paradoxo: Uma afirmação que parece absurda, falsa ou contraditória, porém poça ser verdade. Ex.: Este amor que, afinal, é a minha vida, seja talvez a minha morte.
Dentre as figuras “Sintáticas” ou de “Construção”, também são apresentadas várias concepções:
Silepse que é visto como termo subentendido, Ex.: São Paulo é agitada.
Elipse que é uma omissão de um termo que fica subentendido em uma frase, Ex.: Como estávamos com pressa, preferi não entrar.
PolissÃndeto também é apresentado como repetição de conjunção, Ex.: Eu e você e todos aqueles que acreditam na nossa luta.
Outra construção também apresentada como repetição é a anáfora, mas nesse caso é a repetição das orações, perÃodo ou verso. Ex.: “Amor é fogo que arde sem se ver; é ferida que dói e não se sente; é um contentamento descontente...”
Pleonasmo, redundância: Repete-se para enfatizar. Ex.: A ele lhe dei.
Anacoluto: termo que antecipa e se desliga da oração, Ex.: As meninas, não estão elas lá?
Agora vamos apontar as figuras de pensamento. Nela temos:
AntÃtese vista como oposição. Ex.: Não existiria o som se não houvesse o silêncio.
Ironia que sugere contradições de termos. Ex.: Você foi sutil como um elefante.
PerÃfrase: são várias palavras que expressam idéias como, por exemplo, na frase: As pessoas que tudo querem, lendo-a vemos a presença da ambição.
Hipérbole: encontra-se o exagero. Ex.: Fazia quase um século que a gente não se encontrava.
Gradação: é apresentada como a seqüência de palavras que intensificam uma idéia. Ex.: O trigo nasceu, cresceu,espigou e amadureceu.
Apóstrofe: faz uma referencia à alguma coisa. Ex.: à mar salgado, quando do teu sal são lagrimas de Portugal.
A próxima classificação é das figuras de som ou de harmonia:
A aliteração que tem como principal caracterÃstica a repetição de consoantes ou semelhantes, Ex.: Um fraco rei faz fraca a forte gente.
Assonância que é caracterizada pela repetição de vogais ou semelhantes como, por exemplo, na frase a seguir: Sou Ana da cama, da cana.
Paranomásia que são palavras semelhantes no som, mas com significados diferentes. Ex.: Ouve, houve.
Onomatopéia que tem como representação ruÃdos ou sons através das palavras. Ex.: Sino de Belém, pelos que ainda vem.
Espero que essa pesquisa te ajude, e quero ver seu próximo poema, ok?
abraço