É possível converter um carro a gasolina, alimentado por carburador, para álcool?

Ouvi dizer que os resultados da conversão gasolina/álcool, em motores alimentados por injeção eletrônica são até satisfatórios, mas e em motores carburados? É possível? Se possível, é economicamente viável? Existe algum site na web que explica o procedimento? Obrigado.

Update:

Muito obrigado a todos que responderam.

Comments

  • Possível é sim, viável nem tanto.

    Funciona assim, no carro Injetado, há apenas um remapeamento da injeção e, às vezes troca de bicos, bombas e etc pelos os do modelo a alcool. Recentemente fiz esse processo no meu Monza. Como ele é E.F.I. (injeção monoponto, ou de um bico só) eu só tive a opção de remapear a alcool, o que ficou muito bom. Já em carros M.P.F.I. (injeção multiponto, ou de vários bicos, 4 em carros 4 cilindros, ou a maioria, 6 em 6 cilindros e por aí vai) é possível fazer um remapeamento Flex em carros somente a gasolina, ou então instalar um dispositivo que faça essa conversão antes de as informações chegarem na central.

    Já no carro carburado é mais complicado. É preciso mudar o carburador, já que o carburador a gasolina é mais sensível ao alcool que é bastante corrosivo, portanto é necessário um carburador niquelado, se não me engano. Assim como o carburador, são necessários novos gicles (incluindo regulagem, obviamente) e o principal de tudo: é preciso aumentar a taxa de compressão do motor, já que a taxa de compressão do motor a gasolina não é suficiente pra explodir o alcool. Sendo assim, é necessário rebaixar cabeçote ou usar pistões "taxados" que geralmente tem a cabeça plana ou um pouco mais alta que o comum, para diminuir o tamanho da câmara de combustão, onde o combustível misturado com o ar é comprimido e explodido, fazendo com que a taxa de compressão seja maior, já que o alcool precisa ser mais comprimido que a gasolina pra explodir.

    O procedimento Básico é esse... No carro injetado já não necessita o rebaixamento do cabeçote pois a injeção tem um controle mais exato do combustível, dispensando em partes o rebaixamento. Mesmo assim, um carro convertido jamais será igual ao original a alcool.

  • Sim, procure retíficas, confiáveis, que lhe esclarecerão todas as dúvidas, sendo que na conversão lhe darão todas as garantias.

    Fuja de oficinas " Labios de Leitão" ou "Bocas de Porco".

  • Se seu carro e de Carburador você tem 2 opções boas

    -Colocar um carburador somente para álcool

    -Colocar um com sistema Flex álcool/gasolina

    abraços

  • Com certeza é possivel, antes da injeção eletronica, assim que o alcool foi lançado no , os carros a gasolina eram transformados em a alcool.

  • CONVERSOR BI COMBUSTÍVEL PARA CARROS ORIGINALMENTE A GASOLINA, QUE PERMITE A UTILIZAÇÃO DE ÁLCOOL, GASOLINA OU A MISTURA DESSES DOIS COMBUSTÍVEIS.

    (Transporte On-Line)

    O conversor FLEXTEK adapta-se à maioria dos veículos com injeção eletrônica multiponto digital presentes no mercado, inclusive modelos importados. Seu sistema de conversão baseia-se em uma sofisticada tecnologia de hardware e firmware (sofware desenvolvido para sistemas dedicados) criada pela AGE INTELLIGENT TECHNOLOGY, empresa de desenvolvimento de novas tecnologias que Detém As Patentes E Marcas Registradas Do Produto. Seu sistema digital trabalha com no mínimo quatro processadores, esse número pode aumentar dependendo do modelo Flextek (4h, 4C, 6C, 8V, Especial) que são responsáveis por identificar os parâmetros originais do sistema de injeção eletrônica e re-

    processar o sinal compatibilizando o motor do veículo com o combustível localizado na bomba, com a maior precisão e sem qualquer tipo de dano ou alteração na central de injeção original do carro.

  • Cara, essa conversão existe e é possível sim para carros carburados, na real é viável sim, pois o carro pode até ficar mais econômico, isso vai depender também do giclê que você vai colocar no carburador, agora em relação ao site eu não sei te informar. Procura uma oficina mecânica e faça um orçamento, eu sei que o carro carburado é mais caro um pouco para fazer essa conversão, devido a ter mais peças do mesmo a serem trocadas.

Sign In or Register to comment.