Já que estamos falando de protuguês.?
Algem conhece uma boa dica com relação a concordância
verbal e nominal,regência verbal e nominal,qual a diferença?
OBS:eu ñ fiz supletivo,oque acontece é que nunca gostei
desta matéria,mas agora vejo que devia pelo menos ter
prestado atenção, já matemática tiro de letra obrigado
quem puder me ajudar.
Comments
Regência
É a parte da Gramática Normativa que estuda a relação entre dois termos, verificando se um termo serve de complemento a outro. A palavra ou oração que governa ou rege as outras chama-se regente ou subordinante;
os termos ou oração que dela dependem são os regidos ou subordinados
Regência Verbal
1- Chegar/ ir – deve ser introduzido pela preposição a e não pela preposição em.
Ex.: Vou ao dentista./ Cheguei a Belo Horizonte.
2- Morar/ residir – normalmente vêm introduzidos pela preposição em.
Ex.: Ele mora em São Paulo./ Maria reside em Santa Catarina
Regência Nominal:
Alguns nomes (substantivos, adjetivos e advérbios) são comparáveis aos verbos transitivos indiretos: precisam de um complemento
O complemento nominal é para o nome o que o objeto indireto é para o verbo, e apresenta regência. (Assim como os verbos, alguns nomes apresentam mais de uma regência)
Concordância Nominal
Regra geral
Os termos que dependem do nome (substantivo) com ele concordam em gênero e número.
Os nossos médicos descobriram a cura da doença.
Passamos bons momentos juntos.
Concordância verbal
Regra geral
O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa.
Exemplos:
O técnico escalou o time.
Os técnicos escalaram os times.
De uma olhada neste site ai que eu passei...eh muito bom!!
espero ter ajudado!
xiiii capitãa, nem te falo haushaushaushaus > ainda se comigo fosse apenas um ''oi'' estaria ótimo kkkkkk.... comigo o assédio é mais em baixo, literalmente EM BAIXO haushaushaushaushaushaushaushaushaus.... mais enfim, isso acontece com frequencia na minha college, na ruaa é mais um oi ou uma cantada básica... as vézes me sinto incomodado com os assédios na minha escola, não dou liberdade pra ngm, mereço mais respeito abraçoss!!
Cara já pesquisou em livros de 5ª e 6ª série, por favor faça um esforço que moleza demais meu amigo estude, pesquise valeu isso aí é só ter mais enteresse, valeu, leva mal não cara mais vc precisa ralar pra aprender viu...
sei nao