O que acontece ?
Eu e minha esposa ganhamos perto dos 20 salários minimos mês (liquido)...
Mas é quase impossível guardar uns 5 salários na poupança.
O que acontece, será que estamos ganhando pouco para a vida que vivemos ou a vida tá cara mesmo.
Alguém tem alguma experiência parecida, como conseguiu economizar mais..
Tem meses que realmente só de cartão de crédito, pago uns 6 salários.
Mas é tudo coisa que não vejo como não ter no cartão.
O que acontece ?
Comments
REALMENTE VOCÊS GANHAM BEM ! NÃO É QUALQUER UM QUE GANHA 20 SALÁRIOS MÍNIMOS LÍQUIDOS POR MÊS ! NO MEU CASO EU RECEBO MENSAL LÍQUIDO CERCA DE 4.000,00 . GASTO EM TORNO DE 3.400,00 E ECONOMIZO CERCA DE R$500 A 600 / MÊS !
ACHO QUE VOCÊS DEVEM FAZER UMA LISTA DO QUE REALMENTE É ESSENCIAL E CORTAR ALGUNS GASTOS SEM NECESSIDADE , CERTO ? É HORA DE ECONOMIZAR POIS A GENTE NUNCA SABE O QUE VEM LÁ NA FRENTE NÃO É MESMO ?*
economize meu fi dinheiro ta caro demais ou então divide comigo
Acontece que vc e sua esposa entraram numa espiral de consumo, de gastos e de endividamento na qual não conseguem sair.
Tenho quase certeza que, por terem uma renda regular bastante alta, vcs não mantém nenhum tipo de planejamento financeiro, nem controle de despesas.
Minha sugestão, caso vcs queiram colocar a cas em ordem e passar a poupar mais, é a seguinte: estabeleçam um teto para a despesa do mês (digamos, doze salários) e comprem sempre à vista, tentando conseguir um bom desconto, ou então comprem com o cartão de crédito, trinta dias antes do vencimento da fatura, e sempre quitem a dÃvida integralmente (nada de financiar, pois os juros são os piores do mercado).
Para conseguir reduzÃ-las, vcs terão mesmo que colocar todas suas despesas no papel. Esforcem-se um pouco, insistam e verão que não é difÃcil.
Vamos lá : listem todas as suas despesas mensais e, em seguida, classifique-as de acordo com as seguintes quatro categorias :
1- Despesas obrigatórias fixas : são aquelas impossÃveis de eliminar e de reduzir (ex.: aluguel, IPTU, cond.);
2- Despesas obrigatórias variáveis : não podem ser eliminadas, mas podem ser reduzidas (ex.: alimentação, gasolina, telefone, etc.);
3- Não obrigatórias fixas : não podem ser reduzidas em termo de valor mas podem ser eliminadas (ex.: seguro do carro, taxa de clube, plano de saúde, TV a cabo, etc.);
4- Não obrigatórias variáveis : podem ser reduzidas no valor ou até eliminadas (ex.: celular, viagens, cinema, cds, livros, lazer, etc.).
Feito isso, releiam com atenção, para ver se não esqueceram nehuma despesa e se as classificaram corretamente.
Comecem então a cortar e/ou reduzir as despesas da categoria 4, e, depois, passem para a 3, eliminando o que puder, e, finalmente, analisem a possibilidade de reduzir as despesas da categoria 2.
Tenham como meta atingir um valor bem inferior ao de suas receitas / ganhos, da ordem, como já disse, de doze salários mÃnimos (pois o objetivo é aplicar os outros oito todo mês).
Façam, todo inÃcio de mês, o orçamento detalhado das despesas e das receitas, anotem todos gastos (mesos os pequenos) e, no final de cada mês, comparem os valores (orçado x realizado), para, eventualmente, fazer ajustes no orçamento do mês seguinte.
Se vcs tiverem a disciplina de fazer isso todos os meses, sua chances de, em pouco tempo, terem um bom capital investido será muito grande. Se ajudar, estabeleçam metas para este capital, como a compra de um bem ou uma viagem.
Uma última dica: leiam o livro "Casais inteligentes enriquecem juntos", do Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, e aproveitem os bons conselhos que ele dá.
Boa sorte.
O grande problema é que quanto mais se ganha, mais se gasta. Se você não ter controle sobre seus ganhos é possÃvel que você passe a vida toda trabalhando apenas para tapar estes "buracos" de seu orçamento.
Estabeleça prioridades, mas também saiba destinar uma parte do seu rendimento para "luxos", porque ninguém é de ferro. Hoje em dia tem vários mecanismos que nos levam ao consumismo. à preciso analisar se você está adquirindo algo pela sua necessidade, ou se já é por compulsão.
Um abraço e boa sorte.
A questão não é o cartão de crédito, mas sim o padrão de vida que levam.
Só vão conseguir economizar, se diminuirem os gastos, porque a renda é sempre a mesma, certo?
Vcs devem escolher produtos similares, mais baratos, diminuir gastos com telefone celular, telefone fixo, comidas muito caras, restaurantes caros, etc.
Ou seja, vc tem que diminuir um pouco seu padão de vida.
A vida tá cara mesmo, mas pra tudo tem uma alternativa.
Abraço!