Minha namorada eh super-protegida e isso a prejudica, como ajudar isso a se reverter?

Bom, ela, de 15 anos (e minha cunhada, de 13) sao tratadas pelo pai cm se tivessem 6 anos.

Ele protege mto elas (sogra tb, mas menos), chega perto delas e faz brincadeiras exageradamente infantis, ja ouvi dizer q eh pq ele n gostaria q elas ficassem bravas com ele.

Mas isso ta destruindo aos poucos a capacidade dela (vou falar só da minha namorada) de ser independente, e ela n percebe!

Eles ligam pra ela qdo ela sai cmg (e com meus pais!), pra perguntar se ta td bem, ela fica meio nervosa mas diz q sente falta qdo n ligam. E ligam mais q uma vez! No cinema foi um inferno!

Quero saber cm fazer pra mostrar pra eles todos q n eh assim q se forma uma pessoa.

Eu tenho "experiência" em aconselhar os outros, em mudar as pessoas, mas ela me atinge de uma forma mto maior q qqr outra pessoa, entao EU eh q estou precisando de um conselho agora, pelo amor de Deus!

Mimo, super-proteção, IMATURIDADE, infantilidade, falta de discernimento... Ela eh perfeita na pessoa em si, mas isso...

='(

Update:

Betinha - Eu n me referia à minha cunhada, mas se vc conhecesse a peça... ia saber o q eu digo. Eu n coloquei exemplos de stitudes aqui por falta de espaço, pra evitar textos enormes, mas enfim, qm ve cra não ve coração. E quem não ve nem cara...

Mel - Acho que vc n entendeu bem o sentido da minha afirmação. A profundidade dela n está no q isso implica no meu namoro, mas sim na minha personalidade e experiencias passadas (situações semelhantes onde eu agi cm pivô mas n era cmg entende, tipo qdo algm dá de cupido).

Discípulo - Amigo, só pra vc ter uma idéia de como mudar pessoas. http://pt.wikipedia.org/wiki/Mito_da_caverna

Baseado nesse mito, ou Alegoria da Caverna, sabemos como é o choque causado por uma nova situação, e aprendemos (se compreendermos a realidade à volta) a mudar tanto nós mesmos quanto os outros.

Não adianta dizer q n se muda, pois mudamos o tempo todo.

Nosce te ipsum, conhece-te a ti mesmo.

Comments

  • Eu li, e reli o teu texto varias vezes, porque eu vi algo que aconteceu em minha vida nesta idade, e muito similar.

    Bom, oque aconteceu foi que meu namorado (que hoje é meu esposo mais ou menos uns 12 anos), ele me "abriu os olhos", ele já não conseguia levar a situação adiante mesmo gostando muito de mim, como parece ser o teu caso, ele chegou em mim e disse que o comportamento dos meus pais era inaceitável, que eu já não era mais a boneca deles, que eu estava namorando indo para outro nível e que eles precisavam aceitar isto. E mais, que eu estava na verdade dando entrada para esta situação, uma vez que ao invés de defini-la eu só estava nutrindo esta ilusão paternal.

    Eu fiquei chocada, triste, se por um lado ele dizia a verdade pelo outro era difícil para mim aceitar, porque apesar dos apesares eu gostava de ser tratada como a filhinha do papai.

    Ele me pediu um tempo, mais não um tempo para terminar o namoro e sim um tempo para mim, para eu decidir quem eu queria ser, a filhinha do papai ou uma garota de 15 anos que precisava ver o outro lado da moeda. Eu entendi o que ele quis dizer, aceitei o tempo, 1 mês na verdade, nós nos falamos por telefone, para garantir que o sentimento um do outro estava ainda vivo. No final foi difícil, mais optei por crescer, e tive que enfrentar meus pais e dizer a eles que eu não deixaria de ser filha, mais que precisava de espaço, pois a vida se distribui em vários sentidos em vários caminhos, e agora eu precisava passar pela minha adolescência. No começo foi difícil para mim e para eles, mais no final deu tudo certo, eu amadureci e meus pais também.

    Bom, contei a vc minha história, desculpe é longa eu sei, mais só assim poderia te passar minha resposta, minha mensagem.

    Espero que vc consiga definir sua situação, e espero ter ajudado ao menos um pouquinho.

  • Curioso, não questiono sua capacidade de aconselhar outras pessoas, mas você deveria se lembrar daquele velho ditado que diz:

    "Toda donzela tem um pai que é uma fera".

    O pai da sua namorada se recusa entender que as filhas não são mais menininhas.

    Infelizmente não há muito o que se possa fazer; qualquer tentativa sua de mudar isto na familia dela será mal interpretado, com certeza.

    Veja, ela com 15 anos e vc não sei quantos tem, dificilmente ela deixaria de seguir a mentalidade do pai, concorda?

    O lance é agir com naturalidade e mostrar, aos poucos, um novo tipo de mentalidade, mais amadurecida.

  • Curioso

    A minha opiniao a respeito pode nao te agradar muito, mas vou te dizer o que eu acho.

    Olha, vc ainda esta muito recente na dinamica da familia... Algumas coisas nao cabe a vc ditar ou decidir. Essa sua atitude e' extremamente complicada pelo fato de vc querer controlar e colocar um ambiente da sua maneira. Fica muito claro quando vc diz: "Quero saber cm fazer pra mostrar pra eles todos q n eh assim q se forma uma pessoa.

    Eu tenho "experiência" em aconselhar os outros, em mudar as pessoas, mas ela me atinge"

    Ela te atinge pq vc gosta dela ou pq simplesmente as coisas nao estao como vc quer?

    O que vc pode fazer e' aceitar ela, sua educaçao, seus pais. Ate pq suponho que talvez vc nao tenha suporte para arcar com ela. Portanto se mantenha no seu limite e se envolva com ela ate a onde sua relaçao de namorado permite. Entrar em luta com os pais que tem uma convivencia e um modo de agir a 15 anos. Vc nao, nao entre em uma briga pq saira perdendo e desgastando muita gente.

    Ou se te encomoda tanto, simplesmente de o fora e encontre uma garota matura o suficiente para vc.

  • Bom.. no cinema, ela deveria desligar o telefone.

    Fora isso, não vejo gde problema em nada do q vc disse.

    Ter pais carinhosos q ligam pra saber se tá tudo bem, com uma menina de 15 anos q saiu com o namorado não destrói a capacidade dela de ser independente. O fato de vcs estarem com seus pais e mesmo assim os pais dela ligarem não significa q não confiam nos seus pais. É só um carinho.

    Se eles realmente a impedissem de ser independente, não deixariam ir ao cinema com vc!!!

    Tem mta menina de 15 anos q não tem permissão pra ir ao cinema com o namorado... Outras não podem nem namorar!

    Com a irmã dela, então, de 13 anos! vc quer o q? q seja tratada como adulta?

    se o pai faz com elas "brincadeiras q se fazem com crianças de 6 anos", tb não é gde problema. Aposto como qdo vc tiver filhos tb vai ser meio bobo com eles. Pros pais os filhos não crescem, mas os pais dela, pelo q vc diz, dão bastante liberdade e independência pra ela.

    Vc afirma q isso a prejudica, mas nada do q vc disse leva a constatar isso.

Sign In or Register to comment.