O QUE são SONHOS (no sentido literal mesmo, de dormir e sonhar)?

Preferem acreditar em FREUD, JUNG ou ALLAN KARDEC?

Freud, por exemplo, creditava aos sonhos suma importância. Via em sua ocorrência a prova indireta da existência do Inconsciente. Na "Interpretação dos Sonhos", 1900, afirma serem os sonhos a "estrada real para o inconsciente", facilitadora da realização de nossos desejos proibidos centrados na esfera da sexualidade (uma das idéias fulcrais da psicanálise), que se ocultariam por detrás das imagens bizarras e fantásticas do mundo onírico.

Carl Jung não reduz os sonhos à satisfação de desejos reprimidos no inconsciente pessoal, como o fez Freud. Ele os toma como mensageiros de complexos. Segundo ele, anexo a nossa consciência imediata existe um segundo sistema psíquico, de natureza coletiva, universal e impessoal, que se revela idêntico em todos os indivíduos. Povoando esse inconsciente coletivo há os arquétipos (imagens primordiais ou símbolos, impressos na psique desde o começo dos tempos e, a partir de então transmitidos à humanidade inteira).

A mãe, o pai, a criança, a anima, o animus, o herói, a sombra, com seus temas associados, são exemplos de tais arquétipos, representados mundialmente em mitos, histórias infantis e sonhos. As mensagens arquetípicas nos sonhos conferem uma forma definida a determinado conteúdo psíquico do inconsciente e quase sempre assumem imagens simbólicas.

A psique coletiva, que é uma seleção de arquétipos de um povo numa dada época de sua história, molda a psique individual (a personalidade de cada um de nós). Todavia, no fundo, a coletiva é a exteriorização das individuais. Desse modo, a psique coletiva e a individual existem numa relação dialética.

Update:

Esses Espíritos, quando dormem, procuram a sociedade dos que lhe são superiores: viajam, conversam e se instruem com eles; trabalham mesmo em obras que encontram concluídas, ao morrer. Destes fatos deveis aprender, uma vez mais, a não ter medo da morte, pois morreis todos os dias, segunto a expressão de um santo.

(Allan Kardec)

Comments

  • Nos três, pois cada um percebeu uma parte da realidade, já que a lembrança consciente do sonho é uma mistura de fatos reais da menteou espírito fora do corpo e das fantasias pessoais.

    Por isso parece sem sentido como ler pedaços de páginas de vários livros. Mas no inconsciente fica tudo guardado na íntegra, podendo aflorar por algum estímulo interno ou externo, inclusive ainda via hipnose ou sugestão.

    Paz e Luz!

  • Eu penso que seja um mix de tudo. Ha sonhos que tem função de esvaziar o cérebro, há sonhos que são a liberação de desejos e outros ainda são proféticos. Este último caso só algumas pessoas tem esta faculdade. Eu por exemplo só sonho loucuras mas uma amiga teve um sonho com o presente que estava prestes a ganhar. Descreveu tao perfeitamente minhas açoes, que cheguei a pensar estar sabendo de algo e queria "jogar um verde" pra mim

  • Que pergunta maravilhosa?.

    Não tenho mais o que acrescentar.

    Quanto à Kardec, sou seu fã de carteirinha, o homem que revolucionou o entendimento espiritual na terra, através de sua inteligência, em perguntas perfeitas.

    Parabéns mais uma vez por esta rica pergunta e suas consequentes respostas.

    Bjs

  • Na dúvida prefira a psicologia que, tem muitas ao seu dispor. E o que diria dos sonhos em estado de vigília?

  • Não acredito que os sonhos mostrem o futuro, apesar de ter uma amiga que jura que sabe o que vai acontecer antes or causa dos sonhos (mas ela só fala do sonho depoisque o fato acontece..rs). Os sonhos podem ser desejos reprimidos sim, são coisas que estão dentro da mente, são as imagens que vemos ou imaginamos, fatos do nosso cotidiano.

  • eu acredito mesmo que seja a manifestação do inconciente.bjs.

  • E muita coisa para se discutir em uma so

    pergunta, Luz____cada um de nos tem a

    sua esperitualidade quem tem conhecimento

    e quem nao tem!

    Mas sou sincera e nao concordo muito com

    Allan Kardec, tenho minhas experiencias, e

    acredito que apresar dele parecer muito profundo

    como espiritualidade ele nao tem conta de tantos

    outros fatores.

    Tive e Tenho as minhas esperiencias espirituais

    atravez de sonhos e tambem atravez da vida, é

    uma coisa que nao gosto de falar muito, mas

    eu digo que a reencarnaçao nao existe, e nem

    sempre o que nos vemos nos sonhos sao imagens

    nossas, tambem sonhamos e vemos coisas com

    os olhos de quem ja morreu, pois nos somos,

    ajudar alguem que ja morreu a subir significa pagar

    algumas de suas dividas, e pagar essas dividas

    significa absorve-las e absorve-las significa ver

    e sentir o que a pessoa viveu e sentil e isso vem

    confundido muito com outras nossas vidas, que

    nao existem!!!pois quando morremos devemos

    retornar em um oceano que é deus e dali nao sairemos

    mais, pois um copo d'agua versado em um oceano,

    voce jamais podera retira-lo, voce retirera um outro

    copo d'agua que tera o milessimo da parte de todos

    os copos d'aguas que haviam no oceano, mas é um

    novo copo d'agua, e esse novo copo d'agua pode

    tambem ver coisas daquela milessima parte que o

    originou, mas nao é ele.

    Mas vou parar por aqui ja falei demais!!!

    Quem sabe um dia poderemos conversar um pouco

    sobre tudo isso, tantas outras coisas.

    Luz_________muita paz para voce.

    Tanti Baci Nel Cuore!!!

    Cibil

  • Sou mais Allan Kardec baby

    bjão baby

  • Oi Luz___, acredito que os sonhos sejam mesmo uma mistura de todos estes pensamentos e conceitos, visto,que, até hoje, em pleno século XXI, muito pouco se conseguiu descobrir de concreto,a respeito desta manifestação incrivel de nosso corpo e mente. Por mais estudos e pesquisas que se faça, a nível cada vez mais sofisticado,os sonhos continuam nos sendo um mistério. De concreto,só sabemos que não se pode privar um ser vivente de sonhar,pois desestabiliza-se o funcionamento do cérebro, que mexemos muito as pálpebras quando estamos sonhando e que os animais também sonham,assim como os bebês ainda no útero!

    Então, acredito que temos muito ainda o que aprender sobre este maravilhoso recurso da natureza em nossas vidas.

    Beijunda!

  • Boa tarde, ñ li toda sua comparação pq me deu preguiça, kkkkkk, de maneira que vou direto ao que acredito que os sonhos são manifestações d passado ou futuro que fica no nosso inconsciente ativo ou passivo, ou seja, o poder de nossa mente é superior ao que pensamos, somos dotados de uma sensibilidade que muitos atribui como sexto sentido e eu recebo como se fosse um domínio a mais.

    Alguns sonhos são decorrentes de coisas que acontecem no nosso cotidiano e que ñ damos muita importância, outros revelam trechos de passado ou presente que necessitam algo mais de nosso tempo par interpretar-los.

    Antes que me enrole mais ainda, é mais ou menos isso que os sonhos representam para mim, uma Luz em qualquer túnel, é só observar e sentir.

Sign In or Register to comment.