Como fazer adubo através do lixo orgânico?
in Environment
Gostaria de saber como transformar lixo orgânico em adubo através da energia solar!!!
Obrigado
Update:Em escala cazeira, quanto tempo em média por favor!!!
Obrigado
Comments
Interessante esse assunto. Vou pesquisar sobre o mesmo.
voce pode fazer uma compostagem ,colocando o lixo num buracoe cobrindo com terra.Com aproximadamente 90 dias já pode ser usado
Olá!
Eu faço adubo orgânico. Algumas dicas : comece fazendo em pequenas quantidades e coloque pedaços de papel picado ou papelão , pq eles absorvem a umidade em excesso que a decomposição dos alimentos acarreta. Depois de vários testes , eu comecei a colocar cascas de laranja, banana e maçã para secar ao sol antes de acrescentá-los para decompor. Isto faz com que o composto fique levemente úmido e o adubo fique pronto mais rápido pq a água já evaporou. Corte as cascas em pedaços pequenos, pois vai facilitar o trabalho das minhocas. No fundo do recipiente que vc for fazer o composto, coloque folhas de jornal secas, depois uma camada de terra, jogue as cascas desidratadas, depois outra camada de terra e assim por diante até completar o vaso até a borda. Eu costumo colocar jornal molhado em cima do vaso para controlar a umidade. Qdo o jornal secar, tire, molhe de novo e coloque no mesmo lugar. Depois que passei a fazer desse jeito, em 1 mês o meu adubo ficou pronto, pois não encontrei nenhum pedaço das cascas. E surpresa! Cheio de minhocas. Segue um site para vc aprender mais sobre compostagem.
http://paginas.terra.com.br/negocios/ancorarte/fac...
Não sei se vc. quer em escala industrial ou caseira.
Aqui em casa toda e qualquer parte de lixo orgânico tipo cascas de frutas, resÃduos de alimentos, não comestÃveis, até folhas caÃdas das árvores a gente junta e deixa com terra misturada, para evitar a proliferação de insetos e moscas, em pouco tempo temos um excelente adubo, para colocar na horta, no quintal, no jardim, e até no arvoredo.