Quantidade de voltas dadas na sua faixa?

No estilo ITF de Tae Kwon Do, usa-se dar apenas uma volta na faixa para simbolizar, que seguirá apenas um mestre, no estilo WTF, já se dá duas voltas, mas não sei o significado.

Na sua arte marcial isso tem algum significado? quantas voltas vocês dão na faixa?

Comments

  • No Judo dá-se duas voltas, e apesar de a Obi (faixa) ter adquirido certos significados que eram tipicos dos sabres samurais, de fato não há significado nenhum, seja na qtd de voltas, seja no tipo de nó, seja mesmo na cor (a não ser, claro, indicar a graduação). Esses significados modernos são dados por alguns, mas me sinto livre deles.

    O objetivo do Obi é manter o Gi (roupa) bem preso, pois assim temos uma aparencia mais nobre alem de auxiliar na execução das Waza (tecnicas). Posteirormente Shihan Jigoro Kano teve a ideia de demonetrar a graduação do praticante atraves da cor da faixa, inicialmente usando a faixa branca para iniciantes e a preta para experientes (somente), e esta ideia foi copiada (melhor, extendida) para todas as outras A.M., japonesas ou não.

  • cara na minha antiga academia o pessoal dava duas voltas na faixa menos o pofessor nao sei porque e no jiu jitsu eu dou duas voltas mas no começo da luta eu abro meu kimono e do adversario gosto de "jogar" com as lapelas

  • No Karate Shotokan não simboliza nada, nós damos tantas voltas até ficar boa, de acordo com o tamanho da faixa. Eu, por exemplo, uso uma faixa tamanho 2 e dou duas voltas nela.

    Oss!!!!

  • Olha Demetrius , no Jiu-Jitsu damos duas voltas para manter o kimono bem fechado porque usamos a faixa para segurar para aplicar certos golpes , mas de simbologia q eu saiba so tem a que a ponteira deve ser para a esquerda , pois era o lado que o samurai levava suas espadas que simbolizavam a sua classe , mas creio que as duas voltas so servem para manter o kimono (no seu caso dobok) bem fechado .

  • No Karate Shotokan, nao tem importancia, mas o meu sensei fala que 'e para dar o come'co do no e uma s'o volta.Mais de uma fica mas curto e ruim. eu acho mais bonito s'o um.

  • No meu estilo de Taekwondo ( STF ) nós costumamos a dar 2 voltas na faixa, eu como faixa preta segundo Dan realmente não conheço nenhum significado para isso e tbm só pra complementar tbm pratico Jiu-Jitsu e damos 2 voltas na faixa para prender bem o Kimono ja que é uma luta que é necessário o uniforme bem preso, espero ter ajudado um pouco.

    Bons treinos !!

  • Apenas 2, um abraço.

Sign In or Register to comment.