Dom e Talento. Quero que alguém me fale, bíblicamente, sobre os dois. Há diferenças?

Já nasci apaixonado por música. Desde a época que eu mal conseguia andar, já frequentava o ensaio da banda do meu padrinho e ele diz que eu sempre pedia pra ele me levar. Toco na minha igreja e sou violonista, mas tive que aprender tocar baixo e guitarra sozinho e aprendi. Isso é dom ou talento?

Comments

  • Olá.!

    Dom, é uma dádiva natural, isto é, ja nascemos com determinado "dom".

    No seu caso, vc nasceu com o dom da música, sacou.?

    O Talento é adquirido através do seu esforço.

    Aprender a tocar baixo e guitarra sozinho é um talento que vc possui.

    É assim que vejo a diferença entre um e outro. Spero estar certa.! rsrssr

    bjs, Lu.

  • Quando a bíblia fala de Talentos em suas parábolas, se refere a uma moeda, não ao "Talento" kk, isso que você tem é um Dom!

  • Dons X Talento

    Dons X Talento(1 Coríntios 12:1-11) 1.Qual a diferença de Talento e Dom?

    Talento: Grande e brilhante inteligência; Disposição natural ou qualidade superior; Grande capacidade; Pessoa possuidora de inteligência rara.

    Dom: Dádiva, presente; Capacidade, habilidade especial que nos é dado por Deus para realizar determinada função; Poder, virtude.

    OBS: dons (do grego charismatõn) - poderes espirituais dados pelo Espírito aos filhos de Deus.

    (1 Pedro 4:10) - Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

    Resumindo:

    O talento é algo natural, o homem já nasce com ele, seja cristão ou não. O dom é dado por Deus, é uma capacidade, habilidade sobrenatural que é dada exclusivamente ao crente para edificação do corpo de Cristo.

    2. Quais os dons existentes?

    Há diversos dons para diversos serviços. Toda Trindade está envolvida no exercício dos dons concedidos. Veja alguns exemplos:

    Palavra (v8) - do grego - logos: é a capacidade de comunicar. sabedoria. análise penetrante daquilo já revelado. conhecimento.

    (Efésios 4:11) - E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

    Fé (v9) - em grau superior. vinda do Espírito.

    (Mateus 17:19) - Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo?

    (Mateus 17:20) - E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.

    Cura (v9) - dons de curar(no plural): são para diversos tipos de doenças. apontam para a futura redenção do corpo.

    profecia(v10) - transmissão imediata de instruções ou conforto inspiradas por Deus.

    (1 Coríntios 14:3) - Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.

    Discernimento(v10)

    (1 Coríntios 2:15) - Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

    OBS: as manifestações sobrenaturais podem vir de Deus, de Demônios ou da própria pessoa.

    (1 João 4:1) - AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.

    (1 João 4:2) - Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;

    (1 João 4:3) - E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo.

    Línguas (v10) - desconhecidas ás vezes misturadas com línguas conhecidas. geralmente precisam do dom de interpretação.

    Existem muitos outros Dons, você já sabe qual é o seu? Deus quer te usar, usar tua vida pra edificação de outros. Ore e busque, você já nasceu com talento, agora descubra o dom que Deus te deu!

    3. para que servem os dons?

    Para a edificação da igreja. cada cristão tem pelo menos um dom, concedido contínua e gratuitamente para uso da edificação do corpo.

    A diversidade no corpo não surge por acaso, é planejada por Deus e essencial. por isso não deve existir inveja, van glória, timidez, preguiça ou ambição.

    Essa de vc aprender a tocar sozinho é talento, também dado por Deus ... mais é uma habilidade natural que vc desenvolveu com o uso.

Sign In or Register to comment.