Posso chegar a dever dinheiro para a bolsa?

Uma pessoa que entra no investimento e sai perdendo, ela apenas poderá perder aquilo que investiu ou não? Há riscos de eu sair devendo dinheiro para a bolsa? Tipo, invisto 30 reais em ações da PETR4, e no período de tempo eu venha me dar mal nesse investimento, posso sair perdendo meus 30 reais ou 40, 50, 60, 100, 1000,?

Comments

  • Ola Welton,

    No caso de aplicações em bolsa de valores, a perda máxima potencial é todo o valor aplicado, mais as taxas. Ou seja, se aplicou R$ 100 em acoes da PETR4, você pode perder os R$ 100, mas não mais que isso. A perda somente vai ocorrer se vender a ação, pois enquanto estiver com ela em carteira elá ficará flutuando. O seu investimento pode virar centavos ou até zero, mas não vai ficar devendo dinheiro para a bolsa.

    Mas cuidado, tem investimentos em mercados de derivativos, como juros futuro, cambio, commodities, que você pode sim perder mais do que investiu, pelo efeito da alavancagem financeira. Mas não são os casos de acoes, nesse item se enquadra o ibovespa futuro.

    abraços!!

  • Pode perder caro colega, apenas o que você aplicou, não vai ficar devendo a mais, a não ser as despesas de custódia se não encerrar a conta, depois de suas ações terem zerado.

    MP

  • No caso de ações pode perder tudo que investiu.

Sign In or Register to comment.