Qual o curso indicado para quem quer ser escritor?

Letras ou Jornalismo?

Comments

  • Parece-me que esta pergunta aparece aqui diariamente...

    Veja: http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=An...

    Mariana

  • Na prática, não precisa da especificação ou modalidade de cursos. Depende muito da sua aptidão em escrever.

    De um lado, você precisa ter vocação para isso - a vocação é uma coisa que somente se manifesta quando você tiver algum conhecimento técnica essencial: para escritor precisa conhecer figura de linguagem, construção de frases, gramática, sinônimia, enfim, uma série de conhecimentos ligados ao Português correto, como também a linguagem jornalística.

    De outro lado, a questão de escrever com facilidade faz parte do talento da pessoa. Se você tem dom para escrever, ou seja, escreve com naturalidade, narrando, descrevendo, compondo ou dialogando, e faz isso tanto oralmente quanto escrevendo, é quando dizemos que você tem talento.

    Em terceiro lugar, o escritor só nasce quando surge um editor que acredita no seu potencial e publica as suas escritas. Quando essa atividade tornar-se constante, queira sim queira não, você estará se tornando escritor. Quando suas idéias e escritas são agradáveis de ler, tem "ibope", a editora passa a patrocinar suas escritas, ou seja, você tornou-se escritor.

    Para que isso ocorra, é bom saber escrever corretamente, ter conhecimento geral muito bom e ter uma criatividade acima da média.

  • Não creio que vá encontrar um curso especifico para ensinar alguém a ser escritor, mais penso que o caminho do escritor e o caminho da sensibilidade e a capacidade de perceber a realidade que muitas vezes se esconde dentro da abstração da irrealidade e colocar junto um pouco da tua alma que deve aprender a verbalizar a voz do silencio que as vezes grita e você não sabe ouvir.

  • Depende do que você for escrever. Se for uma coisa mais literária sugiro Letras. Se for uma coisa mais real e não-ficcional o melhor é Jornalismo. Mas escolha qualquer um, porque o verdadeiro escritor tem o dom natural e não precisa de nenhum curso para aprender!

  • Letras!!!

    Veja se gosta do meu texto! Foi o que eu fiz!

    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Am...

  • Ferramentas necessárias:

    Graduação: LETRAS

    Pós-Graduação: Oficina de Criação literária pela PUCRS http://www.pucrs.br/fale/oficinaliteraria/

    Leia também: Guia de produção textual em http://www.pucrs.br/gpt/

  • Claro que cultura geral é importante, conhecimento do idioma então é importantíssimo.

    Mas eu acho que, acima de tudo, a pessoa tem que ter o talento. Veja que alguns escritores explodem e outros ficam desconhecidos.

    Sei que em São Paulo há uma professora que dá uma curso para pessoas que querem escrever um livro. Ouvi uma entrevista dela na CBN. Procure saber, vai ser ótimo, tenho certeza.

    Boa sorte!

  • Infelizmente não existe um curso que ensine alguém a ser escritor(isso depende de aptidão, de habilidade nata)..Os cursos de letras e jornalismo trabalham, entre outras coisas, com o estudo de textos, mas não te ensinam a ser um bom escritor, e sim a entender melhor o que foi escrito por outros autores.

  • LETRAS, é ótimo, mas filosofia também ajuda muito.

  • Letras. Dentro do curso de Letras a formação é mais completa. O curso abrage Literatura clássica, brasileira e estrangeira. A teoria da literatura é detalhada tanto na prosa quanto na poesia. A carga de leitura é muito mais intensa e entra em contato mais direto com as mais importantes obras literárias. Diferente do curso de Jornalismo, o curso de Letras fornece um conhecimento muito mais amplo do(s) idoma(s) escolhido(s). E você ainda pode sair do curso com habilitação em dois idiomas. Eu acredito que o curso de Letras é mais indicado para quem quer ser escritor porque é mais completo no sentido da variedade de textos. Como o curso de Jornalismo é voltado para a informação, tende a priorizar uma produção de texto que foge da abstração, da criatividade, e até mesmo da ficção. E isso é a base da produção literária.

Sign In or Register to comment.