Cirurgia ortognática.?
Antes de mais nada, gostaria de obter respostas sérias, de pessoas que jah fizeram e/ou possuem algum tipo de conhecimento do assunto.
Atualmete fui ao dentista e após ter feito moldes de gesso dos dentes, tirado radiografias, fotos e tudo mais, ela me disse que eu poderia escolher um de dois tratamentos, o primeiro seria a CIRURGIA ORTOGNÁTICA e o segundo o tratamento odontológico normal, com extração de um dente e colocação de aparelho para alinhar os demais.
Pois bem, minha dúvida é a seguinte, quem jah fez esse tipo de cirurgia, poderia me dizer como é que é feito, quanto tempo dura, ou seja, informações que me ajudem a entender, deixo jah claro que felizmente ou infelizmente, não sei, jah fiz a escolha do tratamento convencional, mas msm assim, gostaria de saber mais a respeito.
obrigado a tds que responderem seriamente.
Comments
A cirurgia ortognática é sempre planejada em conjunto com o Ortodontista, que fará o alinhamento dentário para que, quando feita a cirurgia de correção dos maxilares, os dentes se encaixem perfeitamente.
alguns exemplos de Deformidades Dento-Faciais:
Prognatismo: caracteriza-se pela presença do queixo muito pronunciado e perfil facial côncavo
Micrognatismo: apresenta um queixo pequeno e perfil facial convexo (cara de pássaro)
Face longa (sorriso gengival): mostra a face alongada, e quando sorri mostra excessivamente a gengiva superior;
Mordida aberta: quando o paciente está de boca fechada, os dentes não estão em contato, observando-se em muitos casos uma aparência de respirador bucal;e
Dê uma olhada:
http://www.artis.com.br/artis/casosortognatica.htm
Se no seu caso, é possível o tratamento clínico resolver o problema, não há dúvidas que será o mais indicado.
Acho que a cirurgia é indicada, principalmente, para os casos em que o tratamento clínico não tem condição de solucionar a disfunção.
A cirurgia ortognatica,seria muito traumatica e teria que ser cortado,parte da maxila ou mandibula.
Esta geralmente é feita em "queixudos" ( desculpe,porem é para leigos) e redução ossea.
Neste caso,nenhum aparelho de ortodontia resolve e este é o caminho.
Como ele te fez opções,prefira a exodontia destes elementos e coloque aparelho.
Boa sorte.
Eu fiz mas não sei explicar com palavras.
Com 15 dias estava fazendo a mastigação Normal.
Leia abaixo.
A Cirurgia Ortognática é a subespecialidade da Cirurgia Maxilofacial que tem por objetivo a reestruturação do esqueleto facial, corrigindo-lhe as deformidades e posicionando-o harmoniosamente em relação à base do crânio, de tal modo que os dentes possam relacionar-se em perfeita intercuspidação (oclusão). Esse posicionamento anatomofisiológico de ossos, dentes e tecidos moles é que proporciona o desempenho correto das funções de mastigação, fonação, respiração e início da digestão. Obviamente, ele contribuirá também para a importante função estética. Assim, a Cirurgia Ortognática moderna busca a perfeição da função e a beleza estética, tão importante e necessária para o exercício da vida. É mais fácil conviver com uma deformidade numa perna, num braço ou em outra parte do corpo do que na face.
O seguinte epílogo do livro Cirurgia das Fraturas Faciais, de Dingman e Natvig, baseado em comunicação pessoal de Tallmadge, retrata com perfeição a importância da face
Abraços
Descupe-me se não puder te ajudar, é minha intensão ajudar.