Qual é o certo obrigada ou obrigado?

eu sempre digo obrigada e por causa disso tem um amigo meu que me pertuba dizendo que o certo é eu falar obrigado,porque ele diz que homem fala obrigado e mulher fala obrigada,então eu queria saber se é verdade que homem tem que dizer obrigado e mulher obrigada,ou não tem nada a ver?

Comments

• Obrigado/ obrigada

A palavra "obrigado", como forma de agradecimento, concorda normalmente em gênero e número com a pessoa que está agradecendo. Portanto, a mulher deve dizer "obrigada"; o homem, "obrigado".

Exemplos: Muito obrigado - disse o rapaz.

Obrigada pela gentileza - disse a menina.

Obrigado, você. Está certo?

Quando a pessoa fala "obrigado" ou "obrigada", ela resume a seguinte frase: Se você me pedir um favor, estarei obrigado (ou obrigada) a fazê-lo. Seria a obrigação de retribuir.

Se a pessoa disser "obrigado ou obrigada", e a interlocutora responder "obrigado masculino(ou obrigada feminino), você", está sendo indelicada. Por quê? Porque confirmará que a outra estará mesmo obrigada a lhe atender.

Já a resposta "obrigado, eu", embora não seja a ideal, tem mais coerência. Com essa resposta, ela estará dizendo à outra que não tem obrigação alguma de retribuir a sua boa ação, mas ela continua obrigada a repeti-la.

O certinho mesmo seria responder: "não há de quê", "esqueça isso", "não seja por isso", "nada".

A lingüística explica que a frase "obrigado, você" é o resumo de "obrigado, digo eu a você".

• Homens dizem obrigadO, pois é a mesma coisa que "estou agradecido"

Mulheres sempre dizem obrigadA, pois é a mesma coisa que "estou agradecida"

Entendeu chuchu?

• Seu amigo está correto. Se vc é homem fale obrigadO !!! E se for mulher : obrigadA !

• Está certíssimo sim !!! parabéns para o seu amigo, que atentou pro detalhe importante.

• Faça caso a seu amigo!!

Ele esta certo!!

TT

• Seu amigo está por dentro do assunto sim, a língua portuguesa as vezes complica mesmo. Porém o correto é homens dizerem obrigado e mulheres obrigada independente de com com estiverem falando!!!

• Obrigado ------------> Homens

Obrigada ------------> Mulheres

Porque é uma abreviação do tratamento

"Eu me sinto obrigada(o) a agradeçer-lhe a gentileza".

• seu amigo está certo! homens dizem obrigado e mulher obrigada.

• Sim, seu amigo está correto.

Os homens dizem obrigado, e as mulheres dizem obrigada.

• Homem fala obrigado, e mulher fala obrigada.

Luz____________

Sign In or Register to comment.