Qual é o certo obrigada ou obrigado?
eu sempre digo obrigada e por causa disso tem um amigo meu que me pertuba dizendo que o certo é eu falar obrigado,porque ele diz que homem fala obrigado e mulher fala obrigada,então eu queria saber se é verdade que homem tem que dizer obrigado e mulher obrigada,ou não tem nada a ver?
Comments
Obrigado/ obrigada
A palavra "obrigado", como forma de agradecimento, concorda normalmente em gênero e número com a pessoa que está agradecendo. Portanto, a mulher deve dizer "obrigada"; o homem, "obrigado".
Exemplos: Muito obrigado - disse o rapaz.
Obrigada pela gentileza - disse a menina.
Obrigado, você. Está certo?
Quando a pessoa fala "obrigado" ou "obrigada", ela resume a seguinte frase: Se você me pedir um favor, estarei obrigado (ou obrigada) a fazê-lo. Seria a obrigação de retribuir.
Se a pessoa disser "obrigado ou obrigada", e a interlocutora responder "obrigado masculino(ou obrigada feminino), você", está sendo indelicada. Por quê? Porque confirmará que a outra estará mesmo obrigada a lhe atender.
Já a resposta "obrigado, eu", embora não seja a ideal, tem mais coerência. Com essa resposta, ela estará dizendo à outra que não tem obrigação alguma de retribuir a sua boa ação, mas ela continua obrigada a repeti-la.
O certinho mesmo seria responder: "não há de quê", "esqueça isso", "não seja por isso", "nada".
A lingüística explica que a frase "obrigado, você" é o resumo de "obrigado, digo eu a você".
Homens dizem obrigadO, pois é a mesma coisa que "estou agradecido"
Mulheres sempre dizem obrigadA, pois é a mesma coisa que "estou agradecida"
Entendeu chuchu?
Seu amigo está correto. Se vc é homem fale obrigadO !!! E se for mulher : obrigadA !
Está certíssimo sim !!! parabéns para o seu amigo, que atentou pro detalhe importante.
Faça caso a seu amigo!!
Ele esta certo!!
TT
Seu amigo está por dentro do assunto sim, a língua portuguesa as vezes complica mesmo. Porém o correto é homens dizerem obrigado e mulheres obrigada independente de com com estiverem falando!!!
Obrigado ------------> Homens
Obrigada ------------> Mulheres
Porque é uma abreviação do tratamento
"Eu me sinto obrigada(o) a agradeçer-lhe a gentileza".
seu amigo está certo! homens dizem obrigado e mulher obrigada.
Sim, seu amigo está correto.
Os homens dizem obrigado, e as mulheres dizem obrigada.
Homem fala obrigado, e mulher fala obrigada.
Luz____________