VAMOS REVER DARWIN - Parte 3 - SONDA DEEP IMPACT e cometa TEMPEL 1 - Alguem lembra?
.
Em 4 julho 2005 a missão denominada "Deep Impact" da NASA, aproximou do cometa Tempel 1 com o intuito de coletar amostras provenientes do cometa e da sua cauda. A sonda atirou um projétil que atingiu o cometa que estava viajando a uns 78.000 Km/h e resultou numa chuva de particulas que se espalharam pelo espaço e logo ficaram para trás. A sonda recolheu partículas do corpo do cometa e da cauda. Ao orbitar de volta à Terra a sonda "disparou" um recipiente contendo tais amostras que foram recolhidas e examinadas. Havia amostras de aminoácidos.
Estas moléculas estão na base de todos os organismos viventes.
Esta missão espacial conseguiu provar que compostos orgânicos estão presentes nos cometas. Verificou-se igualmente que meteóritos que alcançam a Terra são transportadores de moléculas similares.
Trata-se da teoria, (já não é mais uma mera hipótese) da PANSPERMIA. (Consultem seus dados..)
Isto reforça a tese que a vida "veio do espaço". Belê... mas e daí ?
Bem...daí que parece que a vida não é uma raridade, mas uma manifestação relativamente comum, possivelmente no Universo inteiro. Com certeza no Sistema Solar.
.
.
Update:.
Obrigado OTAVIANO :
Muito bem explicada a tua resposta e esclarecedora, ainda que em minha opinião, muita gente nem vai ler. É "muito longa" e exige um "esforço mental" grande demais. Eu acompanho todos estes detalhes esporadicamente e não fiz nenhuma pesquisa mais detalhada. No entanto a apresentação das questões visa ilustrar que a ciência está explicando coisas que os "leitores" dos textos "sagrados" não se dão ao "penoso trabalho" sequer de ler. A ignorância em termos científicos é simplesmente aterradora nos meios religiosos. O pessoal sintetiza : "Eu não acredito que o homem vem do macaco ou melhor, da ameba" e também nunca foi à Lua...(rsrsrsrs)
A ciência está tateando o seu caminho na escuridão da ignorância, mas vem iluminando cada vez mais o caminho e fornecendo explicações. E isso resulta em medicamentos mais eficientes, técnicas de engenharia que permitema comodidade do celular, da internet e um nível de vida que deixa os tempos bíblicos para trás.
Abraços e obrigado.
.
.
Comments
Há uma série de erros na alegação sustentadora de sua pergunta.
Primeiro : a idéia de verificar como válida a idéia de origem da vida na Terra por panspermia em nada altera ou modifica a Teoria da Evolução, mesmo porque, a TE não fala sobre a origem da vida.
Em segundo lugar, por mais do que a panspermia tenha bastante apoio, ela ainda é uma hipótese - uma hipótese científica, falseável e testável - mas que não responde a todas as questões para se tornar uma teoria científica de resposta a origem da vida em nosso planeta. Um dos defeitos dela como resposta mora no fato que ela não responde como o material "vivo" se originou - apenas transfere o problema para fora do nicho planeta Terra.
Terceiro problema : ainda não há nenhuma verificação de vida em outros planetas ou satélites ou asteróides ou cometas no sistema solar. A vida pode realmente sim ser comum pelo universo, mas não há demonstrações disso.
Quarto problema: a idéia da sonda espacial Deep Impact não era provar que a vida veio de fora da Terra. os resultados da missão esclareceram muitos pontos, mostraram coisas positivas na hipótese da panspermia, assim como mostraram erros em algumas idéias anteriores sobre uma possível panspermia. Como todo teste científico, a missão aumentou nosso conhecimento sobre o que deve ter acontecido nos impactos de cometas e asteróides no passado de nosso sistema estelar.
Quinto problema: o impacto não produziu aminoácidos como alegado, mas produziu lama sódica (fato raro, e útil para formação de elementos organoreplicadores) e carbonatos. A surpresa por tais elemento foi boa para a pesquisa.
Há um estudo interessante que defende a idéia de panspermia - o doi dele é doi:10.1126/science.1118923 - que pode ser encontrado em http://www.purdue.edu/eas/richardson/Papers/mfahea... . O nome do artigo é "Deep Impact: Excavating Comet Tempel 1" e foi publicado na Science.
Cabe ressaltar que a idéia de panspermia, apesar de boa, não suplanta hoje em dia, em razão das evidências, a hipótese de formação da vida diretamente na Terra. A pesquisa poderá futuramente decidir por uma ou por outra quando evidências e idéias mais refinadas forem agregadas ao conhecimento científico.
Continue se informando - ciência é nosso meio objetivo de conseguir respostas precisas.
Eu me pergunto de onde o Isaac tira todas essas mentiras?
Olha que é falso testemunho!!
Tá, mas qual é a dúvida?
SUGESTÃO DE AMIGA:
seus textos são muito grandes, dá preguiça de ler
adoro esses assuntos, mas voce poderia criar um blog só pra divulgar seus
questionamentos, eu visitaria sempre e com o maior prazer
FICA A DICA
Para mim , você só provou a existência de vida em outros lugares do universo ..
'-'
De agora em diante a ciência não vai aceitar mais nada que não seja realmente comprovado e reconhecido como ciência e não observações pessoais e anti-religiosa e de cunho ateísta (no sentido estrito da palavra). Mais de 600 Doutores, Phds em diversas áreas e da maiores universidades do mundo assinaram um documento em que são contra as observações e a teoria de Darwin...