qual o angulo de degrau de escada?

Quero construir uma escada para minha casa nova. Farei o degrau da escada com as seguintes medidas: 100 cm de largura, 25 cm de profundidade e 18 cm de altura. Quero saber, qual o ângulo de inclinação de cada degrau? Sei que esse ângulo é pequeno, mas que faz muita diferença, na hora de subir a escada, pois não cança as pernas. Alguém pode me informar por favor o ângulo que deve ser aplicado em cada degrau? Obrigada pelas respostas.

Comments

  • Não Existe um ângulo propriamente dito que seja minimo aceitavel pelas normas, existe um cálculo bem simples que é:

    2xE + P = X

    Onde E = Espelho e P = Pisada

    X deve estar entre 60 e 65, ou seja

    Se E=16 e P=30

    2x16 + 30 = 62 (Escada permitida)

    Mas convenhamos que a escada interna de uma casa não pode ter 90º

    Qualquer duvida entre em contato comigo

  • falar em angulos é fácil, basta saber se vc tem distância para tanto por exemplo se o lugar onde sua escada vai ficar tiver no máximo 5 metros, vc vc precisará usar pelo menos 4 metros para conseguir um angulo satisfatório, as vezes vc ve escadas muito a pique, não porque a pessoa não soube fazer mais por falta de espaço

  • Vai de 45º (Escada Industrial) até 90º Graus(Escada convencional).

    Depende da sua escolha e do lugar aonde vai colocar.

  • Na verdade tem um calculo que vc tem que fazer pra saber quantos degraus vai ter.

    (Angulos? WTF?)

    é assim, o espelho tem a altura maxima de 18cm, certo? entao vc divide a altura do seu pé direito mais a laje por 18. Isso vai dar quantos degraus vc vai ter.

    Tem mais calculos, mas enfim... O melhor é pedir a ajuda de um profissional. E profissional não é PEDREIRO. Que vai medir o espaço, o pé direito e fazer todo o calculo por você.

  • O ângulo de uma escada é dada pela medida de profundidade e altura de cada degrau. Se vc já determinou as medidas, o ângulo já estará também definido. O conforto de subir numa escada está muito ligado a altura do degrau e não a inclinação. 18 cm de altura é confortáveis. Agora depois de 7 degraus sucessivos é necessário um patamar para a pessoa trocar de pé que levanta primeiro ao galgar. Se ela inicia com o pé direito, depois do sétimo degrau deverá haver um patamar para um passo e ela iniciar a subida com o pé esquerdo.

    Mais do que ser simplesmente bonita ou suntuosa, uma escada precisa cumprir o seu papel funcional dentro da casa ou do apartamento. Para isso, existem parâmetros técnicos que devem ser observados na hora de construi-la. O primeiro passo é avaliar as necessidades e especialmente a idade de quem vai utilizar os cômodos, que serão interligados pela estrutura. Esses requisitos vão influir na elaboração do desenho da escada, na ergonomia dos degraus e sobretudo no tipo de corrimão que será instalado.

    As regras e normas de segurança devem ser aplicadas em qualquer tipo de escada, inclusive nas pré-fabricadas. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a distância entre os degraus (espelho) deve oscilar entre 17,5 centímetros e 18,5 centímetros. "A largura mínima da escada, recomendada pelos bombeiros para evitar transtornos em caso de incêndio é de 1,20 metro", lembra o engenheiro Ronilson Gomes de Morais, da Pró-Arte Engenharia. Já o degrau deve ter 25 centímetros de comprimento. "Se essespadrões não forem respeitados, pessoas idosas ou que tenham problemas de coluna vão sofrer bastante, pois será muito desconfortável subir e descer a escada", explica.

    Outra observação do engenheiro está relacionada à quantidade de degraus que devem ser projetados. Casas ou apartamentos com 2,70 metros de pé direito (distância entre o teto e o chão) devem ter pelo menos dois lances de degraus. "De um andar para o outro, normalmente, são colocados 16 degraus e entre um lance e outro, deve existir um patamar de descanso", adianta. Se a altura for menor, a saída é escolher um modelo com curvatura acentuada - além de proporcionar um designer moderno, é indicada também para quem quer economizar espaço.

    DESCONFORTO - As escadas do tipo caracol, feitas em ferro ou concreto não dispõem do pavimento de descanso e são, na opinião de Ronilson, desconfortáveis por conta da extrema verticalidade que apresentam. "Elas têm um eixo no meio e os degraus vão se afunilando, o que requer mais atenção na hora de usá-las, para evitar acidentes", esclarece. Esse tipo de escada, segundo o engenheiro, é normalmente usado em imóveis com pouco espaço. Ela não é recomendada para o uso de crianças nem idosos.

    A posição da escada também é um item importante. O ideal é que o acesso aos pavimentos seja central. É comum ver escadas escondidas e de difícil circulação. O tipo de piso também deve ser levado em consideração quando se pensa em segurança. "Não se deve instalar cerâmica lisa ou granito, eles deslizam muito. O ideal é madeira ou piso polido na ponta dos degraus, como ranhuras", ensina Morais. Na ausência dessas precauções, pode-se aplicar a fita adesiva antiderrapante, que é vista pelo engenheiro como uma solução paliativa, uma vez que o produto tem vida útil curta.

  • 45 graus a 90 graus como falou o amigo acima. Mas quanto mais perto de 45 graus, mais confortável será a escada, e mais espaço vai precisar também. Uma maneira de diminuir o cansaço pra subir escadas, o melhor é colocar patamares e fazer em mais de um lance. Acho que a altura dos degraus da escada está boa, apenas a profundidade que estou achando um pouco pequena. Poderia usar algo em torno de 30 cm, que seria mais confortável que 25. Boa sorte.

Sign In or Register to comment.