Já é hora de tornar a Amazônia um país independente do Brasil?

Temos visto os mais ferrenhos debates em torno dos direitos dos índios pela terra na Amazônia. Quem defende os índios diz que apenas estamos devolvendo pra eles aquilo que já é deles. Sendo assim, não tem porque o Brasil continuar sendo dono daquela terra. A terra é dos Índios e eles tem direito de escolher sua própria nacionalidade.

Claro que a entrega das terras aos índios vai na contra mão do Projeto de Nação que começou com a República (ou antes, não sei). Porém, se o Governo Brasileiro abraçou uma linha de resgate dos direitos dos índios sobre a terra, nada mais nobre do que dá pra eles uma nacionalidade própria.

Não sou antropólogo, não sociólogo. Mas, como parte de um povo, não gostaria de me curvar ao meu carrasco. É isso que o chamado povo brasileiro é e sempre será para os índios. Afinal, desde a invasão do Brasil, que outra coisa aconteceu que não fosse os índios perderem aquilo que é deles.

Acho que já é tempo. É hora de devolver a Amazônia para os ìndios. O Governo e o Povo Brasileiro deve ter uma atitude nobre e devolver a terra para os índios sem deixá-los como filhos de uma pátria que eles foram forçados a assumir.

Com isso, também é preciso estabelecer uma idenização rasoável para as terras que não serão devolvidas.

VIVA A INDEPENDÊNCIA DA AMAZÔNIA!!!!!!!!!!!!!!

Update:

Só pra saber que não se trata de uma pergunta idiota, olha quem já está debatendo ou já debateu sobre o assunto:

Luiz Inácio Lula da Silva;

Cristovão Buarque;

Ordem dos Advogados do Brasil;

As Forças Armadas;

antropólogos, sociólogos, cientístas sociais e outros mais.

Amigos, na guerra, quem não acredita no potencial do inimigo é surpreendido por ele.

Enfim, se os brasileiros não levarem a sério este debate, vamos perder o tapete verde lógo, lógo.

Comments

• Marcos, no campo de hipóteses não vislumbro a iminente batalha imposta, principalmente pela mídia sobre as áreas indígenas na AMAZÔNIA. Acompanho uma total falta de gestão, transferência, patriotismo e bom senso de nosso governo e organismos nacionais constituídos, na falta de iniciativas (decretos que defendam o patrimônio florestal dos especuladores) e das divergencias de interesses no próprio governo. Esses fatos criam na população um sentimento de impotência e insegurança que beira o terrorismo. A terra aberta a discussão como reserva ou patrimônio ambiental é de direito dos Indígenas, portanto temos que respeitar esta primordial condição. Entretanto, temos o direito de saber como estas terras estão sendo tratadas por "lei" e obrigação de conserva-las como tal.

Mesmo que para isso seja necessario intervenção de quaisquer forças de lei ou armadas para defende-las.

Para definitivamente acabar com as especulações do território AMAZÔNICO BRASILEIRO, basta para isso vontade e consciência política.

forte abraço

• Boa noite Marcos Costa! Eu penso que realmente os índios deveriam ter seus direitos respeitados. Com certeza a terra pertence a eles mas, daí a transformar uma Amazônia em um país independente. Percebe-se que os índios por mais condições que tenham, não poderiam governar um país nos tempos de hoje. Seria o mesmo que entregar a Amazônia nas mãos dos inimigos que por sua vez exterminariam com os índios como fizeram no passado. Nós temos sim que dar condições de sobrevivência não só aos índios mas também a todo cidadão brasileiro (pois existem muitos que vivem em piores condições que os índios). Morando debaixo de pontes, nas calçadas etc..Abraços!

• acredito q não, apesar de ser muito importante, para todos, pois é conhecido como o "pulmão do mundo", a amazônia não tem setores secundários, nem terciários, eles tem apenas matéria prima, e não dá para ser uma potência, sem ter exportacões, fábricas, etc...

• Não. Só porque temos um mau governo não significa que a Nação perca seus bens. Os governos passam, a natureza fica.

• Amazonia é um assunto polemico, porem eu acho que é hora da nação Brasileira começar a respeitar a Amazonia . A Amazonia é um conjunto de elmentos como a água a fauna a flora e minerais etc. O indio e seus habitantes ribeirinhos tbem fazem parte desse conjunto que compõe a grande Amazonia. Se o governo Brasileiro desse a verdadeira importancia e desse o bom exemplo com certeza teriamos uma Amazonia menos invadida e mais protegida, e com certeza com um futuro garantido, tendo em vista a sua importancia para a humanidade... Concordo com sua colocaçao e preocupação.. Deveria sim ser discutida por toda sociedade sem excessões...Grande abraço!!

• Para quê??????? Deixar aos estrangeiros fazerem aquilo que quizerem??????? Respostas inteligentes para uma pergunta idiota??????? Já pensou em entregar alguma parente sua aos antigos parêntes???????

• nao pois a amozonia eé um patrimonio muito importante paro o Barasil,o que traz mui6to orgulho para o povo

• Esse é o carro chefe de sua campanha eleitoral? Só mesmo rindo pra dar conta de uma asneira dessas.

• A Amazônia é tão exótica que se difere até de um país, é um complexo a serviço da humanidade e seus apelos. Só é preciso compreende-la para obter seus benefícios, é uma dádiva Divina.

• Se for para formar mais uma REPUBLIQUETA dependente de nos

Trabalhadores BRASILEIROS e que não venham pedir comida e

Campo de pouso para seus politicos pousarem e viajarem em

seguida para mim. TUDO BEM

Sign In or Register to comment.