Porque a CEF envia um engenheiro quando a pessoa quer quitar um imovel?? ?

Quero comprar o apartamento onde hoje eu moro de aluguel o preço esta bom porem o proprietario esta pagando em juizo o financiamento que ele fez a CEF. Ele quer vender o ap porem esta aguardando o calculo da caixa para quitar o debito. A caixa enviou esta semana um engenheiro no local para fazer a avaliacao do imovel. Porque eles enviam um engenheiro quando a pessoa quer quitar o imovel??? o proprietario disse que nao tem certeza se conseguira vender para mim porque se o engenheiro avaliar alto o imovel ele nao conseguira quitar a divida. Isto pode acontecer?

Comments

• Coisas de politica.

O problema é que a caixa financiou durante anos e anos imóveis com a cobertura de variação salarial, isso quer dizer que se o salário da pessoa fosse para baixo então a prestação também deveria ir. Porém, a caixa não mudou o valor das prestações e isso criou um sério problema, já que a pessoa pagava o imóvel por 20 anos e depois de 20 anos pagando descobria que ainda tinha que pagar 60 mil e o imóvel valia apenas 30 mil. Então o engenheiro é para verificar o valor atual de mercado e para saber se o que eles estão cobrando do cara é um valor justo ou um valor totalmente fora de mercado. Vamos dizer que o cara avaliou o imóvel em 100 mil e a caixa queria que ele pagasse 150 mil, e em juizo ele já pagou 100 mil, então essa diferença de 50 mil vai ficar pra ninguém pagar, a caixa vai ficar no prejuizo com essa diferença.

• Como não tenho acesso ao processo não tenho como opinar até porque não se sabe exatamente porque ele está pagando em juizo e o que ele contesta e principlamente se ha chances de sair vitorioso no processo.

Se ele está contestando valores é comum que o avaliador compareça para fazer nova avaliação mas com certeza não haverá valorização do imóvel, pode haver depreciação pelos anos que ele possui. Outro fato é que é muito estranho que o avaliador da CEF faça nova vistoria porque se tem processo judicial quem deve vistoriar é o perito judicial e não o da CEF. Aí tem coisa, sugiro que vc espere tudo se resolver porque se comprar agora será por contrato e depois fica tudo mais dificil. abraços

• Provavelmente deve se tratar de imóvel enquadrado em regras antigas, que não tinham obrigatoriedade de avaliação. Porém, como pude observar no site da Caixa, hoje esta avaliação é feita no financiamento (durante a construção). Sugiro a Vc procurar um gerente da Caixa para que ele possa esclarecer melhor a sua situação.

Sign In or Register to comment.