Transtorno de personalidade limítrofe o que é isso?
eu estava converçando com uma amiga que é psicóloga e ela me falou que eu posso ter esse transtorno na hora eu nem me perguntei o que podia ser mais hoje me deu uma curiosidade.... vocês sabem oque é isso? ou como age este transtorno?
ela falou que tenho todos os sintomas tipo... as vezes parece que não existo... parece que tudo na minha vida foi um pensamento ou algo assim... e eu também me Auto mutilo....
Comments
O Transtorno de Personalidade Limítrofe (TPL), também muito conhecido como Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), Transtorno Estado-Limite da Personalidade é definido como um grave transtorno de personalidade caracterizado por desregulação emocional, raciocínio extremista (cisão) e relações caóticas. Pessoas com personalidade limítrofe podem possuir uma série de sintomas psiquiátricos diversos como humor instável e reativo, problemas com a identidade, assim como sensações de irrealidade e despersonalização. Com tendência a um comportamento briguento, também é acompanhado por impulsividade sobretudo autodestrutiva, manipulação e chantagem, conduta suicida, bem como sentimentos crônicos de vazio e tédio. Esses indivíduos são aparentemente vistos como “rebeldes”, “problemáticos” ou geniosos e temperamentais. É frequentemente confundido com depressão, transtorno afetivo bipolar ou portador de psicopatia, sendo considerado um dos mais complicados transtornos de personalidade, com grande dificuldade de tratamento.
O TPB é um grave distúrbio que afeta seriamente toda a vida da pessoa acometida causando prejuízos significativos tanto ao próprio indivíduo como às outras pessoas. Frequentemente eles precisam estar medicados com algum tipo de medicamento psicotrópico como antidepressivos para evitar um descontrole emocional intenso.
Os sintomas aparecem durante a adolescência e se concretizam nos primeiros anos da fase adulta (em torno dos 20 anos) e persistem geralmente por toda a vida. Essa fase pode ser desafiadora para o paciente, seus familiares e seus terapeutas, mas na maioria das vezes a severidade do transtorno diminui com o tempo. Como os sintomas tornam-se perceptíveis principalmente na adolescência, a família desses indivíduos podem supor que a rebeldia, impulsividade, descontrole emocional e instabilidade da auto percepção e valores são coisas típicas da idade, mas geralmente não fazem ideia que estão diante de um ente com um grave distúrbio que sofre muito por ser assim.
As perturbações sofridas pelos portadores do TPL alcançam negativamente várias facetas psicossociais da vida, como as relações em ambientes escolares, no trabalho, na família. Envolvimento com drogas, tentativas de suicídio e suicídio consumado são possíveis resultados sem os devidos cuidados e terapia. A psicoterapia é indispensável e emergencial.
A maioria dos estudos indica uma infância traumática (diversas formas de abusos; separação dos pais, ou a soma de ambos e outros fatores) como precursora do TPL, ainda que alguns pesquisadores apontem uma predisposição genética, além de disfunções no metabolismo cerebral.
Estima-se que 2% da população sofram deste transtorno, com mulheres sendo mais diagnosticadas do que homens.
O termo “borderline” (limítrofe) deriva da classificação de Adolph Stern que descreveu, na década de 1930, a condição como uma patologia que permanece no limite entre a neurose e a psicose. Pelo fato de o termo carecer de especificidade, existe um atual debate se esta doença deva ser renomeada.
Porque a sua amiga não se disponibilizou a fazer um exame SERIO em vez de semear M E R D A na sua cabeça?? eu acho que a Sua amiga psicóloga è pouco professional. procure um profissional medico serio e reconhecido da o órgão competente! Valeu!
à um transtorno que começa quando você é adolescente e se concretiza quando você tem por volta de 20 anos, o que eu posso te dizer é que se você tiver esse problema mesmo sua vida será interessante. Esse problema é uma soma de diversos outros: depressão, alucinação quando submetida ao estresse, identidade fraca, maleável, não sabe quem é nem o que quer.
As alucinações - sentimento de irrealidade provém de alguma droga,ou de algum defeito na quÃmica do seu cérebro,então seria bom ir num psiquiatra confirmar isso. Elas podem ser resultado de medo e de stress, que são coisas que estão sob seu controle por serem internas a você, se você estiver vivendo algum momento estressante na sua vida é bom que vc pare e comece a observar como você lida com esse stress e porque você continua vivenciando essa situação estressante.