Quais as aplicações em nosso cotidiano das equações de 2o. grau?
Fazer/ calcular equações do 2o. grau é simples, porém minha mae me perguntou onde usariamos, quais as aplicações praticas dessas equaçoes....alguem sabe alguns exemplos?
Fazer/ calcular equações do 2o. grau é simples, porém minha mae me perguntou onde usariamos, quais as aplicações praticas dessas equaçoes....alguem sabe alguns exemplos?
Comments
Olá!
Eu já estudei há vários anos e, hoje, como gosto de fazer "mágicas", uso-a para brincar. Assim:
Some sua idade com o nº do seu sapato. Deu 9 2?. Agora multiplique sua idade pelo nº do seu sapato. Deu 2 0 8 0?. Vamos calcular?
“Armando” na escola faria assim: x é sua e y é o nº do sapato.
x + y = 9 2
xy = 2 0 8 0
Resolvendo...
x = 9 2 – y
( 9 2 – y ) . y = 2 0 8 0
9 2 y - y² = 2 0 8 0
- y² + 9 2 y – 2 0 8 0 = 0 ( - 1 )
y² - 92 y + 2080 = 0
y’ = (9 2 + 1 2) / 2
y` = 52
y” = (9 2 - 1 2) / 2
y” = 40
Uma coisa é certa: deve ter muitas utilizações para cálculos mais complexos. Vamos descobrir?
Bração procê!
O equação sozinha em si ela tem muita utilidade algebrica em problemas d adivinhar numeros, mas a maior aplicabilidade q acho q ela tem eh na aplicação d função do 2 grau, em q aparecem prolbemas de maximos e minimos.
exemplos
1)Calcular a area maxima d uma placa retangular colocada em uma faixada tringular em q a altura do triangulo eh 2 m e a base é de 8 m.
2)Pretende se cercar um terreno d forma retangular com 120 m d tela. Quais as dimensões do terreno pra q tenhamos area maxima.
e por ai vai
Até hoje me pergunto onde usar a fórmula de báscaras!!! A matemática tem por finalidade desenvolver o raciocÃnio...Acho que é isso. Abçs.