Quais as aplicações em nosso cotidiano das equações de 2o. grau?

Fazer/ calcular equações do 2o. grau é simples, porém minha mae me perguntou onde usariamos, quais as aplicações praticas dessas equaçoes....alguem sabe alguns exemplos?

Comments

• Olá!

Eu já estudei há vários anos e, hoje, como gosto de fazer "mágicas", uso-a para brincar. Assim:

Some sua idade com o nº do seu sapato. Deu 9 2?. Agora multiplique sua idade pelo nº do seu sapato. Deu 2 0 8 0?. Vamos calcular?

“Armando” na escola faria assim: x é sua e y é o nº do sapato.

x + y = 9 2

xy = 2 0 8 0

Resolvendo...

x = 9 2 – y

( 9 2 – y ) . y = 2 0 8 0

9 2 y - y² = 2 0 8 0

- y² + 9 2 y – 2 0 8 0 = 0 ( - 1 )

y² - 92 y + 2080 = 0

y’ = (9 2 + 1 2) / 2

y` = 52

y” = (9 2 - 1 2) / 2

y” = 40

Uma coisa é certa: deve ter muitas utilizações para cálculos mais complexos. Vamos descobrir?

Bração procê!

• O equação sozinha em si ela tem muita utilidade algebrica em problemas d adivinhar numeros, mas a maior aplicabilidade q acho q ela tem eh na aplicação d função do 2 grau, em q aparecem prolbemas de maximos e minimos.

exemplos

1)Calcular a area maxima d uma placa retangular colocada em uma faixada tringular em q a altura do triangulo eh 2 m e a base é de 8 m.

2)Pretende se cercar um terreno d forma retangular com 120 m d tela. Quais as dimensões do terreno pra q tenhamos area maxima.

e por ai vai

• Até hoje me pergunto onde usar a fórmula de báscaras!!! A matemática tem por finalidade desenvolver o raciocínio...Acho que é isso. Abçs.

Sign In or Register to comment.