aposentadoria do meu avô o advogado estava roubando. o que aconterá com meu avô e o advogado?
Meu avô tem uns 64 anos e queria aponsetar com 58 por pq estava doente (não tinha condições de trabalhar mais) e procurou um advogado em 2002 e até hoje ele nao recebeu ainda, é por causa que o advogado estava roubando aposentadoria dele (se é possivel pq lei eu nao entendo nada )entao se for verdade o que acontecerá dentro da lei com o advogado e com meu avó?
Comments
Vamos por parte - roubo só é mediante uso de violência e força física. Acho que não é esse o caso.
Em segundo lugar se o seu avô assinou procuração para o advogado receber, ele poderá receber LEGALMENTE.
Acho que o que aconteceu foi que seu avô assinou a procuração sem saber o que estava fazendo...
Te aconselho procure o INSS de sua cidade, leve seu avô e a documentação junto, só eles poderão dizer se a aposentadoria foi concedida e nesse caso, destituir o advogado, e seu avô passará a receber.
Se tudo isso for verdade vocês podem entrar com um processo de cobrança contra esse advogado.
Só que é bom pensar bem, pois para se aposentar não precisaria NUNCA DE ADVOGADOS, os próprios funcionários do INSS são aptos para dar orientações e encaminhar tudo, só que tem gente que pensa que ADVOGADO é milagroso.
Digo isso porque sou advogada, tenho OAB-RS, e sei que muitos "colegas" pegam essas causas, mas não há necessidade.
Um conselho não diga que ele está "roubando" pois esse advogado poderá colocar ação de calúnia e difamação contra vocês, pois se o seu avô deu procuração está fazendo legalmente.
Vá no INSS só lá poderá resolver.
se isso estiver mesmo acontecendo, o advogado pode responder processo criminal (apropriação indébita) e também um processo na OAB, já seu avô eu não sei, mas acho que ele pode receber o valor das aposentadorias de volta e uma indenização.