Fui mandado embora e estava de CAT o que eu faço?

Fui mandado embora e estava de CAT o que eu faço?

Recentemente fui mandado embora da A empresa em que eu trabalhava e estava de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho)

eu tinha Acidentado no trabalho e eles abrirão CAT para min mais eu fiquei 2 dias de atestado

eu tinha ouvido falar que quando abre a CAT eu temho 12 meses de estabilidade isso e verdade eles não podem me mandar embora ?

eu tinha visto em um site que esta o seguinte

Uma destas garantias que a legislação estabelece com relação ao funcionário acidentado é a estabilidade em caso de afastamento por mais de 15 (quinze) dias, em que após o retorno ao trabalho, terá a garantia ao emprego por 12 (doze) meses, independente de percepção do auxílio-acidente.

ou seja eu pego 12 meses de estabilidade se eu ficar + de 15 dias afastado ???

se alguém for responde poderia resumir bem

fiz outra pergunta mais não foi bem resumida não intendi muita coisa não

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=201...

Comments

• Prezado, o melhor que você faz é procurar um advogado, especializado em causas trabalhistas, idôneo, que ajuizará uma reclamação trabalhista a seu favor.

Porque por melhor que seja a orientação que você receber aqui no YR o caminho certo para resolver seu problema será com um advogado.

Não sou um expert em direito do trabalho, mas creio que empregados que se acidentam, depois que voltam ao trabalho não podem ser demitidos por um ano. Trata-se de uma parcial estabilidade.

Neste caso, o juiz pode obrigar a empresa a te readmitir ou, caso a empresa deseja, te indenizar por esse ano a mais.

...

Acabo de pesquisar e talvez te ajude: art. 118, da lei 8.213/91. Empregado que se acidenta tem estabilidade por 12 meses. Mas isso depois que volta do afastamento pelo INSS. Se foi um acidente que apenas te deixou 2 dias longe do trabalho, penso que não terá estabilidade.

• fui afasatdo do trab sem saber os meus direitos,quando a empresa observou que nao podia me mandar embora imediatamente me chamou de volta,pois alegaram que eu ficaria na mesma funcao,porem trabalhando durante o dia,ja que trab a noite..nao tenho nada que comprove q fui demitido,somente o cancelamento do plono dentario pela empresa.durante 2 meses. preciso de ajuda

• O CAT somente não é suficiente para obtenção de estabilidade acidentaria, é preciso afastamento de ao menos 16 dias e ter percebido auxilio acidentes do INSS.

• Dá uma olhada nesse site, q explica tudinho...:*.*

Sign In or Register to comment.