Nota: Se procura o género de peixes, consulte Mola (género).
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mola
Uma mola é um objeto elástico flexível usado para armazenar a energia mecânica . As molas são feitas de arame geralmente com matéria prima: aço endurecido.
Tipos mola
a mola helicoidal ou de bobina (feita enrolando um fio em torno de um cilindro) e a mola cónica - estes são tipos de mola de torsão , porque o fio próprio é torcido quando a mola é comprimida ou esticada
a mola de lâmina (usada nos amortecedores de veículo , interruptores elétricos)
a mola espiral (usada nos pulsos de disparo e nos galvanômetros )
a mola de torção (alguma mola projetada ser torcido melhor que comprimido ou estendido)
a mola de gás , um volume do gás que é comprimido
faixa de borracha , uma mola de tensão onde a energia é armazenada esticando o material
mola de Belleville , um disco usado geralmente para aplicar a tensão a um parafuso
Mola pneumática: As primeiras molas pneumáticas foram desenvolvidas pela FIRESTONE na década de 30. Suspensões a ar com molas FIRESTONE foram apresentadas pela primeira vez em automóveis experimentais em 1935.
Em 1944 para atender a solicitação de desenvolvimento de um novo modelo de ônibus que necessitava de uma suspensão que reduzisse os choques e vibrações transmitidas ao veículo e passageiros, a FIRESTONE desenvolveu molas pneumáticas de duas convoluções que foram incorporadas ao projeto desse ônibus cuja produção iniciou-se em 1953.
Os materiais dos foles e as válvulas niveladoras tiveram um desenvolvimento significativo a partir dos anos 60. Mais recentemente, os controles eletrônicos também registraram grande aperfeiçoamento.
Atualmente, a suspensão a ar é muito utilizada na montagem de ônibus, para assegurar um rodar mais suave. Pela mesma razão, é empregada também em vagões ferroviários e de metrô, especialmente no transporte urbano.
Bolsões pneumáticos ou foles também são usados em automóveis e utilitários, principalmente como auxiliares das molas de aço do eixo traseiro, para compensar a inclinação do veículo causada pela carga do porta malas ou pelo reboque.
A preferência por este tipo de suspensão entre os caminhões, reboques e semi-reboques também vem aumentando, devido à maior proteção oferecida à carga, ao aumento da vida útil do equipamento, redução dos custos e dos tempos de manutenção.
Teoria
Na física clássica, uma mola pode ser vista como um dispositivo que armazene a energia potencial esticando as ligações entre os átomos de um material elástico.
A lei de Hooke da elasticidade indica que a extensão de uma haste elástica (seu comprimento distendido menos seu comprimento relaxado) é linear proporcional á sua tensão e á força usada para esticá-la. Similarmente, a contração (extensão negativa) é proporcional à compressão (tensão negativa).
Esta lei relaciona-se somente quando a deformação (extensão ou contração). Para deformações além do limite elástico , as ligações atômicas começam quebradas, e uma mola pode formar ondas, ou deformar-se permanentemente, ou seja, rompe-se a sua constante elástica K. Muitos materiais não têm nenhum limite elástico claramente definido, e a lei de Hooke não pode ser significativamente aplicada a estes materiais. A lei de Hooke é realmente uma conseqüência matemática do fato que a energia potencial da haste está no estado relaxado.
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Mola
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Nota: Se procura o género de peixes, consulte Mola (género).
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mola
Uma mola é um objeto elástico flexível usado para armazenar a energia mecânica . As molas são feitas de arame geralmente com matéria prima: aço endurecido.
Tipos mola
a mola helicoidal ou de bobina (feita enrolando um fio em torno de um cilindro) e a mola cónica - estes são tipos de mola de torsão , porque o fio próprio é torcido quando a mola é comprimida ou esticada
a mola de lâmina (usada nos amortecedores de veículo , interruptores elétricos)
a mola espiral (usada nos pulsos de disparo e nos galvanômetros )
a mola de torção (alguma mola projetada ser torcido melhor que comprimido ou estendido)
a mola de gás , um volume do gás que é comprimido
faixa de borracha , uma mola de tensão onde a energia é armazenada esticando o material
mola de Belleville , um disco usado geralmente para aplicar a tensão a um parafuso
Mola pneumática: As primeiras molas pneumáticas foram desenvolvidas pela FIRESTONE na década de 30. Suspensões a ar com molas FIRESTONE foram apresentadas pela primeira vez em automóveis experimentais em 1935.
Em 1944 para atender a solicitação de desenvolvimento de um novo modelo de ônibus que necessitava de uma suspensão que reduzisse os choques e vibrações transmitidas ao veículo e passageiros, a FIRESTONE desenvolveu molas pneumáticas de duas convoluções que foram incorporadas ao projeto desse ônibus cuja produção iniciou-se em 1953.
Os materiais dos foles e as válvulas niveladoras tiveram um desenvolvimento significativo a partir dos anos 60. Mais recentemente, os controles eletrônicos também registraram grande aperfeiçoamento.
Atualmente, a suspensão a ar é muito utilizada na montagem de ônibus, para assegurar um rodar mais suave. Pela mesma razão, é empregada também em vagões ferroviários e de metrô, especialmente no transporte urbano.
Bolsões pneumáticos ou foles também são usados em automóveis e utilitários, principalmente como auxiliares das molas de aço do eixo traseiro, para compensar a inclinação do veículo causada pela carga do porta malas ou pelo reboque.
A preferência por este tipo de suspensão entre os caminhões, reboques e semi-reboques também vem aumentando, devido à maior proteção oferecida à carga, ao aumento da vida útil do equipamento, redução dos custos e dos tempos de manutenção.
Teoria
Na física clássica, uma mola pode ser vista como um dispositivo que armazene a energia potencial esticando as ligações entre os átomos de um material elástico.
A lei de Hooke da elasticidade indica que a extensão de uma haste elástica (seu comprimento distendido menos seu comprimento relaxado) é linear proporcional á sua tensão e á força usada para esticá-la. Similarmente, a contração (extensão negativa) é proporcional à compressão (tensão negativa).
Esta lei relaciona-se somente quando a deformação (extensão ou contração). Para deformações além do limite elástico , as ligações atômicas começam quebradas, e uma mola pode formar ondas, ou deformar-se permanentemente, ou seja, rompe-se a sua constante elástica K. Muitos materiais não têm nenhum limite elástico claramente definido, e a lei de Hooke não pode ser significativamente aplicada a estes materiais. A lei de Hooke é realmente uma conseqüência matemática do fato que a energia potencial da haste está no estado relaxado.