Quais as chances de eu (pai) ter a guarda do meu filho?
Sou casado no civil há 3 anos. Mas depois de muito problema na relação, não tivemos mais como levar o casamento adiante. Desse casamento, veio um bebê, que hoje está com 1 ano de idade. Sou muito apegado a ele e depois da separação, venho sofrendo com esta "falta". Apesar de vê-lo todos os dias, me preocupo bastante, pois a mãe da criança não tem a mínima capacidade de cuidar dele. Primeiro, na casa onde atualmente mora com a mãe, mora também uma irmã, que vai ter bebê no mês que vem. Mora uma menina de 5 anos, filha do meu ex cunhado, que é criada pela a avó. A minha ex sogra não tem emprego fixo; não tem renda fixa; tem auxilio do Bolsa Família; o meu ex sogro está desempregado aos 64 anos. Quero a guarda da criança, pois tenho boa condição financeira, tenho como educar meu filho da melhor forma possível. Minha família é unida e meus pais amam demais o bebê e sempre brinca com ele. Coisa que na outra casa não acontece. Onde meu filho está atualmente, não tem carinho nem harmonia, e não quero que meu filho cresça, achando que ser grosso e não respeitar os outros é normal. Quero dar a ele uma educação rigorosa e impor limites. Enfim, gostaria muito que vocês me ajudassem a saber as chances que tenho de ser o responsável pela criança em todos os aspectos.
Obrigado!
Comments
Aqui.
Vamos por partes:
Primeiro, vc vai ter que procurar um advogado, sem sombra de dúvidas. Mas se algum te disser que vc tem todas as chances, pode desconfiar, pra ser sincero, não existe essa hipótese de "Todas as chances". A não ser que vc queira ser enganado.
Segundo, vc tem que entender que situação financeira não é pressuposto a ser alegado para ganhar a guarda do seu filho. Situação financeira é um complemento, no qual vc poderá provar que tem condições de prover uma vida melhor para o seu filho, mas não garantia de guarda.Até mesmo porque qualquer advogado, em uma linha de raciocínio lógico, poderia pedir uma pensão compatível à sua situação financeira para uma vida digna do seu filho na guarda da mãe já que vc tem condições.
Terceiro, entenda que, pelo processo de guarda dos filhos, a preferência é materna. Eu disse preferência, não regra. Então procure demonstrar que além da situação financeira, o ambiente em que a criança está vivendo não é adequado, se ela corre algum tipo de risco, ou a convivência será danosa a longo prazo, podendo até mesmo causar um dano irreversível.
Quarto: O processo é lento, e digo mais, não é fácil. E vc não pode esquecer que a criança é a maior prejudicada. Então busque meios" limpos" para não cair em uma alienação parental, pois é muito prejudicial.
Por fim, procure testemunhas , fatos ocorridos, faça um levantamento do ambiente e das pessoas onde ela está convivendo. Procure demonstrar como disse, que o meio de convivência é prejudicial. Vc tem chances sim, com certeza, mas não todas. Vá com calma, levante provas concretas e corra atrás do seu direito com os pés no chão.
Boa sorte nessa etapa da sua vida.
Bem, chances vc tem afinal vc é o pai. Mas vai ser muito difícil, pois nenhum dos motivos exposto por vc são motivos suficientes para um juiz, passar a guarda para o pai. A briga vai ser demorada e se vc tem tanta condições assim, pode acabar tendo que pagar uma boa pensão para seu filho, ajudar sua ex com 50% de um aluguel (até que ela tenha condições de bancar sozinha), para que ela saia dessa casa, se o fato de morar lá te incomoda tanto. O que vc pode tentar a principio é a guarda compartilhada, se vcs moram próximo melhor ainda, pois vc pode pagar um colégio para seu filho, dar a ele um bom plano de saúde e etc. Coisas q talvez ela não possa, compartilhe 15 dias a principio.
Todas. Corre a traz q vc ganha.
O filho tem que ficar com a mãe!