Adorar e venerar é a mesma coisa?

Consultar o Aurélio ajuda de vez em quando...

Comments

  • Haja paciência!!!

    Eu já expliquei mais de mil vezes que usar o “burrélio” para explicarmos algo teológico é pura ignorância, não podemos tratar um assunto de hermenêutica ou exegese usando um dicionário deste tipo.

  • Não. Venerar é respeitar, conciderar. Adorar é honrar,reverenciar e prestar homenagem.

  • Não estudei Direito, não fiz mestrado nem doutorado na área e muito menos fiz concurso para exercfer o cargo de JUÍZA, por tanto não estou apta para JULGAR os outros, da mesma maneira que não quero que pessoas inaptas me julguem

  • Mesma coisa.

    Como já dizia Paulo Sérgio naquela música :

    Paulo Sérgio - Eu Te Amo, Eu Te Venero Lyrics

    Eu te amo, eu te venero

    És para mim, tudo tudo que eu quero

    Eu teamo eu te venero

    És para mim tudo tudo que eu quero

    Não adianta insistir, não vou deixar você partir

    As nossas brigas sem razão

    Não são motivo pra separação

    Eu duvido que na vida, alguém viva só de união

    Por ciúme a gente briga e é sinal de qua ainda existe um amor no coração

    Eu te amo, eu te venero

    és para mim tudo, tudo que eu quero

    Eu te amo, eu te venero

    és para mim tudo, tudo que eu quero

    Não adiante insistir que novamente volte a sorrir

    Esqueça tudo que eu falei

    O que você falou já esqucei

    Veja só mais que besteira, nós falamos ao brigas

    Você diz que eu não presto eu digo que te detesto

    Tudo coisa sem pensar

    Porque eu te amo eu te venero és para mim tudo, tudo que eu quero

  • Dependendo do quê, é uma vergonha, qualquer uma das duas.

  • Adorar= prestar culto, venerar.

    Procure sempre consultar o dicionario.

  • Não.

    Adorar é um sentimento de reverenciação e Venerar é a prática desse sentimento.

  • Estimado Kevin,

    Há termos que não basta um dicionário de lingua portugues (ou outra). É por isso que muitas questões teológicas nos remetem a línguas antigas, como hebraico, aramaico, grego e latim.

    Normalmente, adorar está liguado à "latria", culto somente a Deus. Dessa forma, adorar um ídolo seria "idolatria". Agora, há palavras para um culto menor, uma veneração, por exemplo, "dulia" para pessoas como os apóstolos e "hiperdulia" para a Bem-aventurada Virgem Maria.

    A questão "iconoclasta" (quebra de imagens) foi longa no século VIII. O Concílio Ecumênico de Nicéia II (ano de 787) decidiu que como Cristo tornou-se homem, não se deve condenar imagens de Cristo, de Maria e dos santos, mas estas não devem ser adoradas, apenas "veneradas". Esta é a minha posição sobre o assunto e da grande maioria dos cristãos no mundo.

  • Não é a mesma coisa.

    mas tem gente que "adora" praia, "adora" chocolate, "ídolo" de futebol...

  • não!

Sign In or Register to comment.