Aviso prévio direitos se não puder cumprir o aviso ?
Eu pedi as contas e queria saber como funciona se eu não puder fazer os 30 dias se eu tenho que pagar quanto tenho que pagar e como eu vou para outra empresa se tenho algum direito de não sair perdendo com esse aviso prévio não cumprido. OBRIGADO PELA AJUDA
Comments
Não são 30 e sim 20 dias. Será descontado esse tempo.
A CLT dispõe que tanto o empregador quanto o empregado tem direito do aviso prévio. Se o empregador dispensa o trabalhador deve deixá-lo cumprir o aviso prévio de 30 dias, com redução de 2 horas diárias ou 7 dias corridos ao final do aviso, ou indenizá-lo no valor de um salário.
Se o empregado pede demissão, deve cumprir 30 dias de aviso prévio, corridos, sem redução alguma, ou indenizar o empregador no valor de um salário (desconta-se na rescisão). O desconto, neste caso, é opcional ao empregador, que pode ou não efetuá-lo.
Você precisa analisar a convenção coletiva do sindicato da categoria do seu empregador, para verificar se dão a opção ao funcionário que pede demissão de apresentar uma carta do novo empregador para que não seja descontado o seu aviso. Se na convenção mencionar algo semelhante, então você deve pedir ao seu novo empregador uma declaração de que você começará a trabalhar em determinada data e apresentar no empregador atual para que você possa sair sem ter que cumprir o aviso ou sofrer o desconto. Dá uma ligadinha no seu sindicato e verifica essa possibilidade.