Ajuda aqui por favor?

Durante uma tempestade, um raio atinge um ônibus que trafega por uma rodovia. Qual a afirmativa que melhor descreve o que acontece com o ônibus:

a) Não sofrerá dano físico em decorrência desse fato, pois os pneus de borracha asseguram o isolamento elétrico do ônibus.

b) Será atingido pela descarga elètrica, em virtude da carroceria metálica ser boa condutora de eletricidade.

c) Será parcialmente atingido, pois a descarga será homogeneamente distribuída na superfície interna do ônibus.

d) Não sofrerá dano físico em decorrência desse fato, pois a carroceria metálica do ônibus atua como blindagem.

e) Não será atingido, pois os ônibus interurbânos são obrigados a portar um pára-raios em sua carroceria.

A resposta é a d). Alguém me explica o porque, e o quê está errado nas outras alternativas ?

Update:

Pera aí, então os elétrons ficam na parte externa da carroceria porque já tem eletrons dentro do metal?

Se quando eu coloco um pedaço de arame na tomada por que eu levo choque, quando o ônibus sai ileso ?

Comments

• A resposta é realmente a d). Vou tentar explicar mais ou menos.

Elétrons se repelem, pois possuem o mesmo sinal de carga (negativa). Um metal tem a caracteristica de permitir que os elétrons se movam quase que livremente dentro dele. È por isso que se usa cabos de cobre para a transmissão de energia elétrica ou que se toma um choque quando se enfia um objeto metàlico na tomada.

Agora é a parte mais importante. Como os elétrons se repelem, isto é, se afastam um dos outros, eles tentam ficar o mais distante possivel. As vezes isso não é possivel pois certos materiais, chamados isolantes, não permitem a movimentação de elétrons em seu interior. No caso de um metal carregado eletricamente, os eletrons estão presos em seu interior e podem se mover livremente. Então, a posição de minima energia potencial, isto é, a posição que eles devem estar no qual todos estarão o mais longe possivel um dos outros é na superficie externa do metal (no lado de fora).

Então, mesmo que tenham pessoas ou qualquer outra coisa dentro do ônibus, elas não serão afetadas se um raio (descaraga elétrica) o atingir pois os elétrons irão ficar apenas no lado de fora da carroceria metàlica. Isso é a blindagem metàlica.

Por fim, depois de um pouco de tempo, esse excesso de elétrons vai sendo liberado e então vc não toma mais choque se tocar no ônibus por fora.

Acho que com essa explicação você consegue, por si pròprio, decifrar o porquê que as outras alternativas são falsas!

• Amigo, na letra a) Os pneus de borracha não serão suficientes para assegurar o isolamento elétrico, tanto é que nesses casos os pneus podem vir a estourar.

letra b) Não será atingido, pois devido a blindagem eletrostática(estudar Gaiola de Faraday) a carga não adentrará na estrutura interna.

letra c) "pois a descarga será homogeneamente distribuída na superfície interna do ônibus." não entra carga na superficie interna.

letra d) é a resposta pelo que eu expliquei na alternativa b.

e) A letra "e" eu dispenso comentários...

Espero ter ajudado.

• nao hehehe

Sign In or Register to comment.