Porque a CEF envia um engenheiro quando a pessoa quer quitar um imovel?? ?
Quero comprar o apartamento onde hoje eu moro de aluguel o preço esta bom porem o proprietario esta pagando em juizo o financiamento que ele fez a CEF. Ele quer vender o ap porem esta aguardando o calculo da caixa para quitar o debito. A caixa enviou esta semana um engenheiro no local para fazer a avaliacao do imovel. Porque eles enviam um engenheiro quando a pessoa quer quitar o imovel??? o proprietario disse que nao tem certeza se conseguira vender para mim porque se o engenheiro avaliar alto o imovel ele nao conseguira quitar a divida. Isto pode acontecer?
Comments
Coisas de politica.
O problema é que a caixa financiou durante anos e anos imóveis com a cobertura de variação salarial, isso quer dizer que se o salário da pessoa fosse para baixo então a prestação também deveria ir. Porém, a caixa não mudou o valor das prestações e isso criou um sério problema, já que a pessoa pagava o imóvel por 20 anos e depois de 20 anos pagando descobria que ainda tinha que pagar 60 mil e o imóvel valia apenas 30 mil. Então o engenheiro é para verificar o valor atual de mercado e para saber se o que eles estão cobrando do cara é um valor justo ou um valor totalmente fora de mercado. Vamos dizer que o cara avaliou o imóvel em 100 mil e a caixa queria que ele pagasse 150 mil, e em juizo ele já pagou 100 mil, então essa diferença de 50 mil vai ficar pra ninguém pagar, a caixa vai ficar no prejuizo com essa diferença.
Como não tenho acesso ao processo não tenho como opinar até porque não se sabe exatamente porque ele está pagando em juizo e o que ele contesta e principlamente se ha chances de sair vitorioso no processo.
Se ele está contestando valores é comum que o avaliador compareça para fazer nova avaliação mas com certeza não haverá valorização do imóvel, pode haver depreciação pelos anos que ele possui. Outro fato é que é muito estranho que o avaliador da CEF faça nova vistoria porque se tem processo judicial quem deve vistoriar é o perito judicial e não o da CEF. Aà tem coisa, sugiro que vc espere tudo se resolver porque se comprar agora será por contrato e depois fica tudo mais dificil. abraços
Provavelmente deve se tratar de imóvel enquadrado em regras antigas, que não tinham obrigatoriedade de avaliação. Porém, como pude observar no site da Caixa, hoje esta avaliação é feita no financiamento (durante a construção). Sugiro a Vc procurar um gerente da Caixa para que ele possa esclarecer melhor a sua situação.