Um relacionamento de apenas 8 meses desgastado, pode ser recuperado e dar certo?

Nós nos amamos, queremos o bem um do outro, mas as inseguranças, ciúmes, brigas nos afetaram, um passou a ter bloqueio pelo outro, ficou um vão estranho, há como ser feliz ainda ? As vezes quando as coisas tão bem sou meio desanimado, desapegado, mas nesse momento o que mais quero é resolver.

Muitos dizem que nessa época era pra estarmos felizes então não dará certo.

Comments

• Em primeiro lugar, vale ressaltar o que já foi dito no texto escrito pelo Pr. Juan de Paula, em seu blog “Em Busca de Deus”, onde ele explica que a instituição do namoro é cria da nossa cultura ocidental. Na antiga cultura judaica-cristã prevalecia a promessa do casamento, por meio de um noivado. Ainda hoje, há correntes na igreja que tentam resgatar esse costume, mas por questões óbvias ainda encontra muitos obstáculos. Aliás, sobre esse tema, eu recomendo a leitura do livro "Eu Disse Adeus ao Namoro" do Joshua Harris, muito interessante para reflexão. Mas a minha intenção não é defender qualquer metodologia sobre namoro, e sim, o que devemos procurar numa pessoa, antes de "investirmos" em algum relacionamento.Quero advertir que a minha intenção também não é criar regras, mas vou procurar embasar biblicamente os meus argumentos. Cabe a você meditar e reter o que é bom.

1. Priorize o caráter antes da beleza - é interessante vermos no livro de Rute que esta é descrita como alguém que tinha boa fama na sociedade (Rt 2.11-12; 3.10-11), isso é fruto do seu caráter, que por sua vez, é moldado por uma vida devocional e contemplativa em Deus. A Palavra em nenhum momento prioriza a beleza (PV 31.30). Sei que isso é bastante difícil, eu mesmo luto contra isso, mas quando você busca alguém pelo caráter será capaz de vencer as inconstâncias da paixão (paixão vem do grego pathos, que origina a palavra patologia).

2. Procure conhecer a pessoa - Isso não é regra absoluta, visto o exemplo de Isaque, que casou com Rebeca sem mesmo conhecê-la (Gn 24), mas nos tempos atuais, a dinâmica do relacionamento é muito importante para perceber como a pessoa age em determinadas situações. Por isso é muito importante que o relacionamento seja fruto de uma amizade sincera e desinteressada, de forma que se conheçam como são e não como personagens.

3. Sejam sinceros em relação a seus planos - Coloque para a pessoa o que você busca no futuro, se tem algum ministério em vista, qual a visão sobre família, para poderem unir-se em companheirismo e mutualidade sem que o plano do outro seja um fardo. Neste ponto, é interessante anotar que nem sempre as visões serão parecidas, mas deve ter um mínimo em comum, para que o "ceder" não seja forçado.

4. Procure entender a sua função - O homem e a mulher tem funções diferentes, de acordo com o padrão bíblico descrito, dentre outros textos, em Ef 5.22-33, mas jamais isso significa que um seja melhor do que outro. A função de liderança masculina na Bíblia passa por um serviço que se compara ao de Cristo com a igreja, amando, se doando e morrendo, e o da mulher é um privilégio libertador exercer a função de mãe e esposa auxiliadora. São dons que se complementam e não se suprimem. Portanto, procurem saber se o outro compreende a sua função dentro da família.

5. Namore com o objetivo de casamento - sabemos que os relacionamentos atuais não buscam compromissos, apenas o “aqui e agora”, mas procure ver o relacionamento como um preparativo para a futura família, lembrando que o casamento pode vir a não ocorrer por vários motivos, mas nunca perca esse objetivo de vista. Caso contrário, você estará usando a pessoa.

6. Confie na providência do Senhor - Caso o "investimento" não dê certo ou o namoro termine (se você já começou), lembre que isso ocorre em razão da providência do Senhor. Isso nos ajuda a combater a mágoa e um possível sentimento de raiva. Medite sim nos seus erros, mas tendo como pano de fundo a doce e libertadora soberania do Senhor, e que nenhum dos Seus planos podem ser frustrados (Jó 42.2). E mesmo que você venha ser rejeitado, lembre-se que o amor de Deus é melhor do que vida (Sl 63.3) e, acredite, é melhor do que o amor e afeto de alguém! Se entendermos isso, então seremos libertos e estaremos no caminho para um relacionamento libertador.

.

• O importante é voces quererem estar juntos.

Se há amor e interesse de dar certo de ambas as partes já será meio caminho andado!

Faça o seguinte:

Seja sincero, converse com ela, diga o que sente, como está vendo o relacionamento e juntos cheguem num acordo do que precisam mudar.

Ter fases assim no relacionamento é normal, e só o fato de estar preocupado e querer melhorar já mostra muito que vc tem interesse no relacionamento. :D

Sign In or Register to comment.