Você tem o hábito de se automedicar?

Automedicação traz riscos à saúde:

Quem costuma ir à farmácia comprar um remédio para aliviar o mal-estar ou qualquer dor rotineira deve tomar cuidado para não ficar pior e prejudicar a saúde. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma), todo ano cerca de 20 mil pessoas morrem no país, vítimas da automedicação. A maior incidência de problemas relacionados à prática está ligada à intoxicação e às reações de hipersensibilidade ou alergia.

Muito comum entre os idosos, o hábito de se automedicar representa um risco iminente à saúde. Em geral, eles já apresentam doenças crônicas e fazem o uso de medicamentos recomendados pelos médicos. Ao usar outros remédios, eles podem desestabilizar os tratamentos a que vêm sendo submetidos, assim como provocar uma intoxicação.

Publicada em 18/01/2007

Luciana Ackermann - O Globo Online

Comments

  • nao faço isto, !

  • sim, mas só pra dores de cabeça ok!!!!!!! beijokas

  • Mesmo sendo um hábito reprovável, todos temos este costume.

    Eu não me medico com remédios que eu ainda não conheço, nem com os que eu não tenha certeza de que servem para o problema.

    Quanto a remédios mais complexos como antibióticos só tomo se for após consulta médica.

    Valeu.

  • Não só me auto medico como também me auto diagnostico.

    Sei que não é o recomendável, mas não tenho $ para pagar plano de saúde e não tenho paciencia de esperar 1 mês para entrar na lista de marcação de consulta do posto do meu bairro, então qdo sinto alguma coisa, pesquiso na internet e compro o remédio.

    Dia desses, eu estava com queimação estomacal, e não só descobri que era gastrite como descobri o motivo pelo qual tive a gastrite. Comprei o remédio Cimetidina e mudei meus hábitos. NUnca mais...... Agora se eu fosse esperar....

  • a auto-medicaçâo é um tipo de cultura nesse páis ,,

    mas certa vez vi um certo médico receitar baralgim para quase 20 pessoas , o que é isso entâo ?, ele estava com certeza trabalhando para o laboratório fabricante,, sem se importar com o estado de saúde do paciente.

  • Bom o hábito de me auto medicar, acho que dentro da normalidade de todo ser humano, mas eu como sou terapeuta também, me concedi o direito de ir um pouco mais alem comigo mesma, afinal preciso estar sempre muito bem equilibrada não é mesmo/ bjs. em seu coração

  • sim.. mas dor de cabeça, gripe..e coisinhas menores

    bjzzzz

  • Sinceramente, não sobrevivo sem um análgesico, laxante, antinflamatório, antiácido, antialérgico, antitérmico, vitamina C, e mais alguns remedinhos na farmacinha aqui de casa!!!!!!!!

Sign In or Register to comment.