Explique o que representou o golpe de 18 Brumário.?

Update:

Caio Almeida e ***Ni*** estou com duvida entre vocês dois, porque os dois responderam bem o que eu queria, me falem suas fontes : Internet , livro, caderno...

Comments

  • Foi o Golpe que representou o início do período de dezessesis anos que a França foi governada por Napoleão Bonaparte...Nesse período o princípio iluminista de restrição dos poderes do governante foi deixado para trás.

    Espero ter ajudado...

    Bjs

  • O Décimo Oitavo Brumário (9 de Novembro no calendário Revolucionário Francês, de 1799) foi um golpe de Estado estabelecido por Napoleão Bonaparte, que iniciou o período de sua ditadura.

    Este golpe levava artifícios de igualdade e fraternidade entre o povo francês, e por isso conseguiu não somente a aceitação, mas também a participação do povo francês nesta transição.

    Por isso, o golpe que na verdade prometia igualdade e fraternidade, posteriormente revelou sua verdadeira intenção, que era a de estabelecer um regime ditatorial e totalitarista por Napoleão Bonaparte. Posteriormente, a história soube que toda arquitetura do 18 de Brumário foi financiada pela burguesia francesa.

    Com isso, a monarquia foi eliminada e a burguesia francesa herdou o país. Foi a partir desta data que as classes sociais se definiram. A comunidade francesa, antes dividida entre nobreza, clero e plebe, passou a ser dividida entre burguesia e proletariado, rico e pobre.

    Karl Marx escreveu um livro chamado "O 18 Brumário de Napoleão" - neste texto, Marx afirma que os grandes acontecimentos históricos ocorrem sempre duas vezes: a primeira como tragédia e a segunda como farsa.

    O golpe do 18 Brumário foi exatamente isso - no primeiro momento, a tragédia que a nobreza francesa sofreu pelo genocídio, cometido pelo povo, embriagado na ilusão de uma sociedade justa, fraterna e igualitária.

    Mais pra frente, evidenciou-se a farsa, de que aquele golpe não era para servir o povo, mas os interesses particulares da burguesia.

    Portanto, o que este golpe representou para a humanidade, foi isto - foi ali que nasceu a noção de classe social que vivemos até hoje. Foi ali que se iniciou a divisão das pessoas entre ricos e pobres, burgueses e operários.

    Somente com a divisão de classes sociais, ricos e pobres, foi possível de se efetivar os ideais iluministas, que mais tarde se desenvolveram mais ou menos no que conhecemos hoje como neo-liberalismo.

    Foi depois deste episódio que o sistema capitalista pôde se desenvolver com mais envergadura e solidez.

    Foi depois deste episódio que a noção de Estado pôde ser mais evidente.

    Foi este talvez o ponto de partida para a modernidade que vivemos hoje.

  • O golpe de estado de 18 de Brumário (do Calendário Revolucionário Francês, 9 de novembro de 1799)

    Foi o golpe de Estado que iniciou a ditadura napoleônica na França. Os admiradores de Napoleão criaram um jornal em Paris que divulgava a imagem de um general patriota, invencível e adorado por seus soldados. Nacionalismo, glórias militares, ideal de igualdade: essas idéias fascinavam os franceses.

  • O 18 Brumário foi o golpe de Estado que iniciou a diatadura napolionica na França.

    Explicaçao 18 brumario

    18 do mes brumario

    mes brumario correspondia geralmente ao período entre 23 de outubro e 21 de de novembro

    enquanto ao ano ele se remete ao calendario revolucionario intituido pela covenção nacional em 1782 durante a Revolução Francesa de 1789 e vigorou entre 22 de setenbro de 1792 a 31 de dezenbro de 1805.

    A data referida no 18 brumario seri então a seguinte : 18 de novembro de 1799.

  • Não sei infelizmente..mas sua pergunta me lembrou uma música do Lulu Santos que eu gostava muito:Brumário! :)

Sign In or Register to comment.