Artigo de Opinião, o que é?

e ai galera... eu to aki na eskola.. e preciso fazer um trabalho de Português sobre ARTIGO DE OPINIÃO..

alguém sabe me explicar ao certo oq eh ?

como eu faço.. os sites sobre esses artigos são mto chatoos..

Me ajudem! só tem mais 1 aaula.. e eu preciso explicar como que eu faço, o que é, e onde ele está ..

Brigadão.. =]]

Update:

Vai gente.. pelo amor de Deuuus!

a aula tá acabando e eu vo fikar sem notaaaa!

Pior.. é em grupo.. ''~

Comments

  • é um texto no qual, o escritor expressa sua opinião...

    com argumentos e fatos que levem ao leitor a concordar com o texto e despertar o interesse dele... tem apresentar 100% de coerência nos assuntos...

    se for digitado ele tem regras:

    a) Após a leitura de vários pontos de vista, anote num papel os argumentos que achou melhor, eles podem ser úteis para fundamentar o ponto de vista que você irá desenvolver.

    b) Ao compor seu texto, leve em consideração o interlocutor: quem irá ler sua produção. A linguagem deve ser adequada ao gênero e ao perfil do público leitor.

    c) Escolha os argumentos, entre os que anotou, que podem fundamentar a idéia principal do texto de modo mais consciente e desenvolva-os.

    d) Pense num enunciado capaz de expressar a idéia principal que pretende defender.

    e) Pense na melhor forma possível de concluir seu texto: retome o que foi exposto, ou confirme a idéia principal, ou faça uma citação de algum escritor ou alguém importante na área relativa ao tema debatido.

    f) Crie um título que desperte o interesse e a curiosidade do leitor.

    g) Formate seu texto em colunas e coloque entre elas uma chamada (um importante e pequeno trecho do seu texto)

    h) Após o término, releia seu texto observando se nele você se posiciona claramente sobre o tema; se a idéia é fundamentada em argumentos fortes e se estão bem desenvolvidos; se a linguagem está adequada ao gênero; se o texto apresenta título e se é convidativo e por fim observe se o texto como um todo é persuasivo.

    Reescreva-o se necessário.

    Abraçs

Sign In or Register to comment.