Informática. Notebook não liga. HD ou Sistema Operacional?

Saudações, amigos(as)

Tenho um notebook STI 1412 com 4GHz e 320 GB de HD.

Está acontecendo o seguinte: ele não liga.

Eu não o submeti a nada de anormal. Não caiu água, não caiu nem nada.

Eu sempre que o utilizava, deixava em hibernação, para ganhar um tempo na hora de retomar o que havia parado.

Mas, estes dias, ao ligar, ele não tem ligado mais.

Ao apertar o botão ON/OFF, ele começa a funcionar. Entra na tela com o Logo da Semp Toshiba e daí, ao invés de fazer as leituras usuais, ele pula para uma tela preta, onde o cursor fica no canto esquerdo superior do monitor piscando, e não sai disso.

Falei com um rapaz que é dessa área (tem loja mas é engenheiro eletricista) e ele falou que meu HD está pifado.

Falei com outro amigo, e ele falou que geralmente isso é por causa da memória. Falou para eu retirar a memória, passar uma borracha nos condutores, e colocar de volta. Fiz isso e continuou a mesma coisa.

E falei com mais dois técnicos. Mais duas respostas diferentes.

Na opinião de quem é da área, o que poderia ser????

Falaram (três dos quatro) que se fosse o HD ele não faria leitura do CD do Sistema Operacional.

Então eu peguei o CD do Linus (não tenho do Windows.... Perdi Rsrsrsrsrs) e coloque no driver de CD e ele começou a fazer a instalação do Linux, mas eu abortei para não perder dados.

Então está assim: Aperto On/Off ele liga, mostra o logo da STI e cai na tela preta e fica piscando.

Se eu coloco o CD de algum sistema operacional, ele aceita (até onde eu fui. Abortei os processos)

Oque poderia ser nas tuas opiniões.

Fico no aguardo. E obrigado

P.S: eu só pergunto por aqui pois eu sei que precisariam ver o notebook primeiro para depois emitirem opiniões, mas já emitiram antes de ver. E uma vez deu um problema, levei na assistência, trocaram a placa-mãe, e tal. Eu, claro, quis a placa antiga, ainda que queimada. Só que ela não estava queimada. Então antes de gastar uma grana violenta com HD - e aproveitar e por mais memória nele - queria mais opiniões. Ainda não levei na assistência pois não tenho tempo, e eles não retiram no endereço...

Aguardo e desde já agradeço

Update:

Fiz outro teste. Tirei o HD e liguei direto na tomada.

Intel UNDI bla bla bla

For Realtek... bla bla bla

PXE-E61: Media test failure, check cable

PXE-M0F: Exiting PXE ROM

Operating System Not Found

(e fica o cursor aparecendo).

O que está ruim para mim é arranjar outro notebook, ou levar na assistência, pois estou operado de uns tumorezinhos e só posso sair "pra gandaia" daqui 10 dias... Verei se amanhã alguém vem em casa buscar o note ou emprestar um CD do SO - eu não tenho o CD do WinVista. Só do Linux) Ainda estou aberto a mais dicas e opiniões...

Comments

  • Cadu,

    Muitos problemas podem proporcionar estes resultados.

    1 - Não sei se está on-line, mas primeiro, antes de se desesperar, quero que retire a bateria do seu notebook e ligue direto na tomada, sem a bateria, veja se o problema continua.

    2- O proximo passo é um pouco perigoso, já que não tem backup, mas posso colocar um ponto onde tem volta.

    Qual éra o sistema operacional do seu notebook , antes do ocorrido ??

    Bom se éra windows, vc precisaria encontrar o CD ou conseguir outro com o mesmo número de série usado, com isto em mãos

    Vc inicia o micro pelo cd e vai em instalar windows, ele vai perguntar se quer inicia a restauração, vccontinua normalmente, seu objetivo é ver a menssagem:

    " Procurando uma versão do Windows já instalada" se ele encontrar, dará a opção de Restauração Segura, entre nesta opção e o windows reinstalará novamente, sem perder dados algum e voltará aser como éra antes.

    Mas se chegar na tela que pergunta se quer formatar ou em qual partição vc quer usar, vc passou da tela que queria-mos ou o cd não consegue mais encontrar o SO.

    Esta operação exigira o mesmo numero de série usado para instalar o windows.

    Caso não dê certo, vc terá que retirar o HD e ligar em um Case de HD externo para reconhece-lo como drive D: assim possibilitando copiar seus dados.

    Boa sorte.

  • se ta ligando com o cd de instalacao do sistema operacional inicia com o dvd do widows 7 e faz uma instalacao de restauracao que busca recuperar os arquivos e drivers do sistema

    se nao der certo arruma ou compra uma case pro HD, retira da maquina, liga na case, copia os arquivos para outra maquina, formata e instala um sistema operacional do zero, se nao der certo ou o problema eh no HD propriamente dito ou ainda pode ser novamente placa mãe nao reconhecendo as portas SATA

  • Olá,

    Tente arrumar uma cópia do windows com alguém e tente restaurar o windows.

    Se não conseguir, sugiro que você baixe o Linux Mint no site linuxmint.com/download.php (Se estiver em dúvida escolha a versão 32bit para DVD) e grave.

    Insira o disco na bandeja do notebook, reinicie e deixe o Linux carregar (pode demorar um pouco). Não se preocupe, ele não vai apagar seus dados.

    Quando abrir a área de trabalho, copie seus arquivos para um pendrive. NÃO CLIQUE em Install Linux para não perder seus arquivos. Se desejar, use um programa de checagem de discos para verificar por erros no HD.

    Formate o note com o DVD do Windows.

    Se o problema for no S.O., tudo deve voltar ao normal. Se for na parte de hardware, você vai ter que consultar um técnico.

    Espero ter ajudado, diga se funcionou.

Sign In or Register to comment.