Legados da cultura antiga. E dos Hebreus, o que nos foi legado?
Favor ler antes para não tirar conclusões precipitadas.
Legados da civilização antiga entre 4.000 a.C., e 500 d.C.:
A Grécia nos legou as artes, filosofia, arquitetura, democracia, esportes e uma mitologia rica.
A Índia nos legou belas arquiteturas e uma grande noção de espiritualidade, apesar de ter parado no tempo em relação a isso.
A China nos legou uma infinidade de invenções importantíssimas, além de uma arquitetura muito rica em detalhes e cores.
O Egito nos deixou de queixos caídos com suas estruturas e esculturas monumentais, seu conhecimento de astronomia, engenharia, matemática e culturas diversas, sem contar o seu legado oculto na mitologia, que deu origem ao conhecimento esotérico, que muitos sequer tem noção do que seja.
Roma nos legou o urbanismo, o circo, as termas, mas também a organização militar, a busca do útil imediato, o senso de realismo e a grandeza material, realçando a idéia de força. Veja como as coisas vão se encaixando.
Continua abaixo...
Update:Para os poucos que sobreviverem a esse "salve-se quem puder", um paraíso chato onde a melhor coisa a se fazer será ajoelhar e rezar diante do trono do divino, pelo resto da eternidade. Deus me livre disso!
E depois ainda reclamam que existem ateus...
Mesmo assim, eu ainda acredito em Deus (mas não nesse) e adoto a essência da filosofia cristã como norte de minha vida, graças às minhas experiências e estudos pessoais em diversas outras fontes, que ali sim me mostraram qual poderia ter sido o Cristianismo original, contra o qual nada tenho contra, muito pelo contrário.
E você?
Qual Cristianismo adota?
Só o da Bíblia ao pé da letra, ou procura fazer comparações com outras fontes?
Paz e Luz!
*Estou falando das culturas antigas, portanto não confundam isso com anti-semitismo, façam-me o favor.
Update 3:Helder
Concordo com muita coisa que disse, mas deixei bem claro que não estou falando dos Judeus (Judaismo) e sim dos Hebreus antigos como um povo.
Comments
Concordo com você, só não me apego ao Cristianismo, pois infelizmente ele ainda é visto de uma forma muito preconceituosa pela maioria de seus seguidores! Mas não é tanto culpa deles, pois eles só seguem o que está escrito!!!
Baseio minha vida assim: "Isso é relativamente bom para todos, então merece credito! Não é bom para todos, ah então não!" E por ai vou levando!
É certo que não podemos chorar o leite derramado, mas se pensarmos como poderia ser o mundo sem o cristianismo como o conhecemos, da vontade de chorar! Quanta evolução não se perdeu nestes séculos de intolerância religiosa!
Para deslumbrar um pouco, veja o quanto o mundo evoluiu depois da revolução Francesa, que de certa forma foi o empurram que faltava para enfraquecer ainda mais o poder político e a pressão que a Igreja exercia sob as pessoas! Mas fazer o que, agora temos que correr atrás do tempo perdido!
adoto, por princÃpio e p/ aumentar meu entendimento, não menosprezar nenhum tipo de informação, seja ela hebréia, egÃpcio, ou q o valha.
se analizarmos o verso 12 co cap. 12 do livro Eclesiástico, DEUS nos aconselha a isto.
no mais sigo sendo o que sou, com minhas parcas verdades e conhecimentos, aprendendo com todos os credos e incredulidades com as quais me deparo.
PAZ DE JESUS CRISTO.
"CULTURA INÃTIL".
à o que acho de todos os legados. Nenhum deles respondem aos questionamentos," de onde viemos e para onde vamos".
A busca constante pela cessação da dor, pela vida eterna e pelo satisfação da vida; continua......
A lei da natureza, permanece intacta. SÃ OS FORTES SOBREVIVEM.
Tecnologia, astronomia, matemática complexa, filosofia, mitologia e outros "ias", não livraram e nem vão livrar a humanidade da "morte".
Quem "arquitetou" tudo isso, sabia o que estava fazendo.
E o "homem", na sua vã filosofia, criou coisas; para explicar o "inexplicável". Acredito que tudo que exista realmente, não teria sentido em existir, se não houvesse o seu oposto.
Feio - bonito, rico - pobre, guerra - paz, saude - doença, matéria - espÃrito, raça pura - latinos, negros, judeus, etc.
Como eu explicaria "o bem" se não existisse "o mal" ????
DaÃ, surge uma pergunta; que farei logo em seguida.... espero que alguém me responda e CONVENÃA.!!!!
Abraços
à por isso que eu digo sempre, os judeus NUNCA FORAM especiais.
Eles receberam uma incumbência especial Là NO PASSADO, de leva a luz da Kabbalah para a humanindade, e deveriam fazê-lo através da sua religião monoteÃsta, com a sua moral, e levar esta moral e este saber espiritual para os outros povos.
Pois os povos antigos ao redor de Israel eram povos degradados, envolvidos em idolatrias, em imoralidades diversas, etc...
Mas com o passar do tempo, os judeus foram perdendo sua moral, sua boa conduta, seus bons costumes e foram se contaminando com as imundÃcies e com os erros e ganâncias dos povos vizinhos, e após várias diásporas, que culminou com a ultima delas em 70 d.C. com a derrubada do templo pelo General Tito, os judeus PERDERAM DE VEZ a incumbência de levar a moral e a espiritualidade ao mundo, e promover a evolução do gênero humano na face da terra.
Como vc BEM DISSE, os gregos e os egÃpcios e os romanos e outros povos DEIXARAM UM LEGADO MUITO MAIOR E MELHOR PARA NÃS DO QUE OS HEBREUS (JUDEUS).
E os árabes por exemplo, nos deixaram a MATEMÃTICA, que posteriormente os gregos aperfeiçoaram e aprofundaram, ampliando sua aplicação e utilidade.
Isso prova que esta história judaica de que eles são os guardiões dos mistérios da Kabbalah, escolhidos para esta missão, em nada modifica a realidade de que eles NÃO SÃO NADA DOS QUE AFIRMAM SER.
Eles não detém todos os mistérios de nada.
Eles acreditam que a Toráh tem todos os códigos do universo.
Mas eles não deixaram nada de útil e de bom para a raça humana.
Eles são um povo orgulhoso, embora eles não declarem isso abertamente, eles são convencidos, e se acham os tais, se acham superiores a todos os povos e religiões.
Pelo legado dos povos VEMOS CLARAMENTE que saber a Kabbalah NÃO DÃ STATUS NEM SUPERIORIDADE A NINGUÃM.
Os hebreus (judeus) com todo o conhecimento da Kabbalah NÃO DEIXARAM NADA DE ÃTIL PARA A HUMANIDADE.
E outra, Moisés aprendeu a Kabbalah com OS EGÃPCIOS!
Pois os egÃpcios detinham muito mais conhecimento esotérico e cientÃfico que os outros povos do mundo abtigo, mais que os sumérios e babilônicos.
Os judeus não revelavam nada da Kabbalah para as outras pessoas, e guardavam esse saber de forma avarenta e orgulhosa, e estes conhecimentos foram restritos, e o resultado foi uma esterelização da critividade coletiva, e o povo judeu ESTANCOU.
E não produziram nada de útil para nós.
E a própria história do povo judeu mostra que eles infringiram as leis ensinadas pela Kabbalah, e o resultado foram as diásporas, as destruições do templo, o holocausto, etc...
Tudo efeito cármico das violações da lei divina, pois durante muitos anos, eles mataram muitos povos da terra de Canaã, e desalojaram aqueles povos pela matança, saque, etc...
A própria BÃblia mostra como foi a acupação da terra "prometida".
Esse carma os levou a sofrer e sofrem até hoje, e por isso que a religião deles é ridÃcula em número em comparação com as outras religiões.
O número de judeus praticantes no mundo NÃO SE IGUALA ao número de hindus, de espÃritas, de islâmicos, de cristãos, de budistas, etc...
Os gregos FORAM MUITO MAIS ÃTEIS PARA NÃS DO QUE TODOS OS OUTROS POVOS ANTIGOS.
Parabéns pela sua execente pergunta.
Um abraço.
PS: não se preocupe com os imbecis que acham isso um anti semitismo.
Eles e elas são uns demagogos, que gostam de fazer média com a massa, pra se perfezarem encima da desgraça alheia, eles nos pisoteiam, nos denigrem a imagem, nos fere, morde e ataca, para se colocarem como decentes acima de nós e se promoverem as custas do nosso detrimento.
Manda eles TNC e dane-se.
Judeu tem de parar de ser fresco e cheio de não me toque, e não me rele.
Eles criticam o cristianismo e todas as suas subdivisões, e COM RAZÃO, mas quando falamos deles, ui ui ui... aà eles se doem e acham que estamos perseguindo uma minoria.
Vc tem toda a razão nestas suas considerações.
O Or, se estiver lendo isso deve estar muito triste e decepcionado, mas não posso fazer nada.
A verdade tem de ser dita sempre.
Doa a quem doer.
Um abraço.
Na verdade os hebreus nunca foram um povo particularmente brilhante, e menos ainda poderoso - e estas são as condições sine-qua-non para que um povo deixe um legado.
Basta ver como sua própria religião e costumes sempre foram fortemente influenciados pelas culturas mais avançadas e militarmente mais fortes que os dominaram - desde babilônios até romanos.
Como "povo" conseguiram sobreviver exatamente por essa caracterÃstica peculiar da sua religião, que era a de ligar religião à nação. Isso ao mesmo tempo em que impossibilitava que a religião se espalhasse, proporcionou a esse povo essa coesão necessária para a sobrevivência.
E essa é mais uma prova da consciência da fraqueza militar dessa nação - eles criaram para si uma religião que lhes permitisse sobreviver como povo, apesar de viverem sob o domÃnio de outras culturas. Diferentemente das nações fortes que conquistavam outras, e que criaram religiões que deveriam se expandir como os próprios domÃnios em termos militares, eles criaram uma religião "com complexo de inferioridade", sem a mÃnima tendência proselitista.
Não é de se esperar que eles pudessem ter deixado algum legado. A importância deles como povo é absurdamente superestimada - e na verdade exatamente por causa da religião, que foi a origem do Cristianismo, que "de tabela" influenciou também o Islamismo.
Na verdade imagino que se Constantino não tivesse ganhado a tal da batalha na entrada de Roma - que foi na verdade um grande erro estratégico de Maxêncio - ele não teria se deixado influenciar por Lactâncio, e a essas horas o Cristianismo já teria virado história, o Islamismo teria nascido sem a influência do Cristianismo (e com ele do JudaÃsmo a tira-colo), e muito provavelmente o povo hebreu resultante da diáspora teria se integrado mais facilmente aos povos da Europa, e hoje também seria história. Aà sim, eles seriam um povo como vários, pequeno e insignificante, e basicamente dominado por outros. Com certeza nem seriam objeto de pesquisa, e é possÃvel que pessoas "normais" como nós nem soubessem da sua passagem pela história da humanidade.
Amnyoteop, meu velho amigo.
Só o que está em NEGRITO:
O MonoteÃsmo!!!
A Estabilidade cultural, a tradição e a unidade na crença em Deus.
A organização da famÃlia que passou aos portugueses e chegou até nós brasileiros.
Bem como o amor à Terra e seu espaço fÃsico.
Olhe o mapa dos municÃpios gaúchos e observarás facilmente onde ainda domina a cultura portuguesa-judaica
ou judaico-portuguesa.
Velho Riozinho.
Amny!!!
Mas vc há de convir que os Hebreu$ con$truiram com um imen$$o Ãmpério que perdura e perdurará ainda por muito$ ano$ a ccu$ta$ da mi$éria e da ignorância.
E tá aÃ! O$ Edir Ma$$edo da vida proliferando que nem praga. Deve $er uma da$ praga$ do Deu$ do VT e quem $abe esteja no$ "oculto$" de No$tradamu$? Porque ne$te$ último$ 50 ano$ é o que mai$ $e tem vi$to em detrimento da Arte e da Cultura.
Ainda bem que a Ciência está disvinculada di$$o tudo e não faz assepcia de credos, religiões, cor, raça, caso contrário ainda estarÃamos morrendo com a febre amarela, a bulbônica, sarampo, cachumba, paralisia infantil (o que ia ter de crente aleijado e torto...- apesar que a indústria de cadeira de rodas é que deve achar ruim... he he he e o$$$$ pa$tore$ também, pq a venda de prome$$a$ vazias dimuiu em 100% para estes casos).
Bem, meu Rei! Fico por aqui. Que a luz não se apague!
*á¦*´¨)
¸.•Â´Â¸.•*´¨)ᦠ¸.•*¨)
(¸.•Â´á¦ (¸.•` Paz&luz e á¦*´¨)
ᦠ¸.•*¨) harmonia no YR! - Lilia•.*.•* á¦
* ᦠ¸.•*¨) á¦.ᦠ¸.•*¨
.
CARA,Q PERGUNTA LONGA...NEM SEI O Q VC PERGUNTOU.FAZ ISSO NAUM...AH...OS HEBREUS,ELES FORAM DISPERSOS,POR VOLTA DO ANO 70,AÃ...NAUM PINTOU NADA A NAUM SER A CIVILIZAÃÃO JUDÃICO-CRISTÃ.COISA BOBA.TD MUNDO OCIDENTAL A SEGUE...BESTEIRA.ABRAÃO.
Antigamente suspeitava, hoje tenho certeza.
A BÃblia e a cultura hebraica foram marketeiramente adulterada.
Os judeus foram ( e são) perseguidos não só nestes 2.000, mas antes, na Babilônia, Egito, por Roma e posteriormente por ditos cristão que queriam converter os "assassinos de Deus" em cristãos novos.
Grandes filósofos e alquimistas foram judeus, assim como alguns árabes.
Não quero canonizar os judeus, pois assim como em toda cultura existem ótimos e péssimos exemplos, mas uma passagem muito ignorada da BÃblia fala que da pedra desprezada pelos arquiteto é que Deus transforma na Pedra Angular de sua Obra e nisto incluo todos os perseguidos, ultrajados e discriminados do mundo.
Os judeus foram perseguidos durante toda construção da civilização ocidental e graças a eles a alquimia manteve viva e subterranea na idade das trevas.