poema do classicismo , e explicação?? ' 10 pontos pro mais completo?

Oi gente !!

to meio atolada aqui em dever !!!

Vcs podem me ajudar a achar um poema do classicismo? e tambem me explicar porque esse tal poema é desse periodo?

A resposta mais completa ganha

Comments

• " Classicismo "

Longínquo descendente dos helenos

pelo espírito claro, a alma panteísta,

- amo a beleza esplêndida de Vênus

com uma alegria singular de artista !

Amo a aventura e o belo, amo a conquista !

Nem receio os traidores e os venenos...

- Trago na alma engastada uma ametista,

- meus olhos de esmeraldas são serenos !

Com os pés na terra tenho o olhar no céu;

a alma, pura e irrequieta como as linfas

soltas no chão; nos lábios, tenho mel...

Meu culto é a liberdade e a vida sã.

E ainda hoje sigo e persigo as ninfas

com a minha flauta mágica de Pã !

Classicismo, ou Quinhentismo (século XV) é o nome dado ao período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XV a XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.

Características do Classicismo:

- Racionalismo: a razão predomina sobre o sentimento, ou seja, a expressão dos sentimentos era controlada pela razão.

- Universalismo: os assuntos pessoais ficaram de lado e as verdades universais (de preocupação universal) passaram a ser privilegiadas.

- Perfeição formal: métrica, rima, correção gramatical, tudo isso passa a ser motivo de atenção e preocupação.

- Presença da mitologia greco-latina

- Humanismo: o homem dessa época se liberta dos dogmas da Igreja e passa a se preocupar com si próprio, valorizando a sua vida aqui na Terra e cultivando a sua capacidade de produzir e conquistar. Porém, a religiosidade não desapareceu por completo.

O escritor mais representativo do Classicismo português é Luís de Camões. LUÍS VAZ DE CAMÕES (1525-1580)

A obra épica de Camões é o poema Os Lusíadas, inspirado nas epopéias clássicas (Íliada, Odisséia, Eneida). Tendo como porta-voz o navegador Vasco da Gama, na realidade Os Lusíadas tem como personagem principal o próprio povo lusitano, cujos feitos corajosos são exaltados.

Portugal, que atingira o máximo de glória durante o período das grandes navegações, começa a entrar em decadência e Camões tenta, com sua obra, reerguer o espírito português.

A obra conta a viagem de Vasco da Gama às Índias, ressaltando a coragem dos portugueses e contando vários episódios da história de Portugal.

A lírica camoniana é bastante variada quanto à forma dos poemas, que foram produzidos tanto na medida velha quanto na nova. É importante notar que isso ocorreu simultaneamente, e não em fases sucessivas.

Camões escreveu:

_ redondilhas (antigamente estrofes de quatro versos; mais tarde, passa a ser a composição de cinco ou sete sílabas (redondilha menor e maior));

_ sonetos;

_ éclogas (poesia pastoril, em geral dialogada);

_ odes (palavra grega que significa canto; composição lírica composta de estrofes simétricas);

_ elegias (poema lírico cujo tom é quase sempre terno e triste, uma espécie de lamentação fúnebre);

_ canções;

_ vilancetes.

Destaca-se dos demais poetas lusos pela profundidade do pensamento e pela qualidade da linguagem, especialmente nas redondilhas e nas éclogas. Sem dúvida nenhuma, é no soneto que Camões atinge o máximo do lirismo português.

Seus sonetos serviram, posteriormente, de inspiração a Bocage, a Olavo Bilac e a Vicente de Carvalho

Sign In or Register to comment.