Como tratar fungos em chinchilas além do uso de pomada no local?

Olá!

Tenho um casal de chinchilas, e a fêmea está com fungos na região do bigode e abaixo das orelhas.

Estou passando uma pomada à base de cetoconazol. Comecei ontem.

Bem, desconfio que seja pela alta umidade e o calor que está fazendo esses dias. Li por aí que é bastante comum o surgimento de fungos em chinchilas, ainda mais nessa época.

Enfim, gostaria de saber se posso/devo dar algum tipo de remédio por via oral, ou se tem algum que possa misturar na água, e, se for por via oral, qual como eu do à chinchila (qual a dosagem, se devo moer e misturar etc.) Tanto para ajudar no tratamento da fêmea como para prevenir que o macho venha a ter mais tarde.

Pesquisei na internet e vi que tem um remédio em pó que se mistura ao pó de banho.... mas as minhas chinchilas não toma banho com o bicarbonato porque elas já tomam banho na areia higiênica que fica na gaiola. Ou seja, elas simplesmente ignoram o bicarbonato.

Agradeço desde já!

Obrigado!!

Comments

• Oi, Pedro! Bicarbonato não é adequado pro banho. Muito menos a areia com a qual está sendo forrada a gaiola. O pó pro banho deve ser carbonato de cálcio, com ou sem füller. A umidade do ar é o que causa os fungos sim. O cetoconazol deve ser suficiente, mas o tratamento pode levar algum tempo, não some de um dia pro outro não. Pra prevenir os fungos, reveja o lugar onde está deixando a gaiola... se houver algum lugar mais seco na casa, mude a gaiola de lugar. E providencie o carbonato pro banho, é bastante importante pra manutenção dos pelos. []'s

• Pergunte a um VETERINÁRIO de exótico.

• Olá,

Não sei o remédio, isso éh coisa de Veterinário. rs...

O máximo que posso ajudar éh vc dar Banho em Pó mesmo que eles ignorem pois Pó para banho éh de extrema importancia pois tira o odor e sujeira, elimina as alergias, enfim...

Compre pó de banho para Hamsters e Chinchilas... O pó de banho não éh tóxico, mesmo se ela não se banhar, passe ela no pó e dps dá uma sacudida para tirar o excesso de pó, ok?

OBS: O pó de banho Elimina totalmente os Fungos.

DICA:

A higiene deve ser muito bem tratada, principalmente no verão, que poderá haver muitos fungos na Gaiola ou sei lá onde a Chinchila fica, em qualquer lugar: Gaiola, Cercadinho, Terrário, etc. Tudo fica com fungo por falta de Higiene, principalmente no verão! Então cuide muito bem disso, limpe o local de 2 em 2 dias ou somente troque o local que estiver sujo de urina e fezes para não criar fungos, na maioria dos casos éh falta de higiene! ;)

Espero ter ajudado! :D

Beijos e Até mais!

Qualquer dúvida entre em contato:

[email protected]

Sign In or Register to comment.