Professor para a Universidade deveria ser somente para candidatos com doutorado?

Tenho observado que as Universidades particulares nao querem contratar professores com titulo de doutor. Mesmo as universidades federais abrem concurso para professor so a nivel de graduacao e com mestrado. Acho isso uma vergonha.

Em 1994 havia uma vaga para lecionar organica na UFPR como professor substituto. Tinha recem voltado de um pos doutorado nos Estados Unidos e tentei a vaga. Com um curso de farmacia da ufsc e doutorado de bioquimica pela ufpr achei que seria facil ser professor substituto. Que nada a vaga foi dado para uma loirinha bonitiha que tinha recem se formado. Que vergonha da universidade federal e de seus professores. Uma grande vergonha. Mas parece que a pratica nao mudou muito. Tenho visto muitos alunos recem formados trabalhando como professores substitutos.

Estaria na hora de colocar uma lei federal que para lecionar no ensino superior so com pos graduacao a nivel de mestrado pelo menos.

Comments

  • Romeo, até onde eu conheço, só podem dar aulas em Universidades Estaduais e Federais, professores-doutores.

    Nas Faculdades particulares, eles se satisfazem com o título de Mestre, por razões financeiras.

    A Faculdade privada é uma empresa, um negócio como outro qualquer.

    Se contratar um professor-doutor tem que, pela lei, pagar um salário mais alto a esse professor devida à titulação.

    Então, por uma questão de economia apenas,professores-doutores são preteridos em relação aos Mestres.

    Também acontece de ser aberta uma vaga em uma Estadual ou Federal. Muitos se candidatam ,mas a vaga já tem destino certo. É para acomodar algum professor antigo da casa, que ainda não está efetivado.

    Infelizmente é assim que funciona.

    Araguaia.

  • Recentemente o MEC publicou que 70% dos professores que lecionam Ciencias nao tem formacao na area.

    Conheco um individuo que e' formado em Agronomia e leciona Contabilidade e Administracao em uma universidade particular porque ele tem amigos la.

    O Brasil necessita regulamentar o ensino imediatamente isso ta uma vergonha.

    Universidades particulares ficam explorando o ensino com professores que so sabem enganar os alunos. Se o professor nao sabe enganar ele nao fica la.

    http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2007/12/01/32...

  • Acho que poderiam ter no minimo um mestrado.

  • concordo

    deveria ter leis não so para o nivel superior

    mas sim para o fundamental e medio tambem

    pq com a bagunça q esta a educação hj

    existe professor de portugues dando ed. fisica

    de biologia dando geografia

    no curso superior existe esse controle de graduação do professor para validar o diploma

    mas no fund e medio não

Sign In or Register to comment.