Ateu, o que você tem contra a fé? "Crente", o que você tem contra o ceticismo?

Vejo que por aqui muitos ateus, quando se referem à fé, a associam a algo negativo...como se fosse sinônimo de ignorância ou algo assim...

E o contrário também ocorre...os "crentes" (no sentido genérico da palavra, ou seja, aquele que crê), relacionam o ceticismo à algo prejudicial...tipo, como se tivéssêmos que aceitar tudo sem questionar...

Nós precisamos dos dois...tanto da fé, como do ceticismo...cada um deve ser utilizado na situação e na dose certa...e não estou me limitando apenas ao campo religioso.

♦E você, o que pensa?? Podemos somente utilizar um destes elementos (fé ou ceticismo), e dispensar o outro?

♦Onde estaria o equilíbrio, em usar os dois ao mesmo tempo, ou cada um em uma situação específica?

Comments

  • Na minha opinião, o ceticismo cega um pouco o entendimento das pessoas, assim como a fé irracional...

    Eu percebo que muitos céticos, só são céticos em relação a Deus, mas aceitam facilmente qualquer estória inventada por homens, e pior que não questionam, ou seja, eles acabam adquirindo fé, mais não em Deus!

    Minha conclusão é que fé todo mundo tem, como se fosse um jogo, alguns apostam a sua fé em Deus, outros apostam em teorias meramente humanas!

    A minha fé aumenta na medida que passo a ter provas sobre aquilo que creio!

    Ninguém pode refutar as minhas experiências pessoais, minha vida deu uma reviravolta tão grande, que as vezes eu acho que tou sonhando e mesmo quando enfrentei grandes dificuldades, sabia perfeitamente que grandes lições seriam tiradas!

  • Oi aghata. Creio que fazer uma idéia preconcebida das pessoas é um erro. Uma coisa é falar de uma pessoa, duas, três, agora dizer que todas são iguais já não vale. Não sou contra o ceticismo, todos temos um lado questionador. Acho errado quando o usam para atacar a crença alheia. Afinal, compensa, resolve, melhora?

    Respeito o ateísmo sereno, eu também ja fui ateu. Mas quanto ao neo-ateísmo, minha posição é clara : sou totalmente averso. Não concordo que ateus precisem usar de forma covarde e preconceituosa sua opinião para atacar os outros. Bom, é o que penso. Abraço!

  • Não confunda as coisas . Fé todos nós temos. Fé no amanhã , nas pessoas que amamos etc... O que não temos temos é fé em algum ente sobrenatural.

    As religiões ,historicamente , sempre foram um entrave no progresso da humanidade . Afinal quanto mais se conhece mais se questiona . E continua sendo . Veja um exemplo :

    Um dos principaias opositores das pesquisas com células-tronco é o Vaticano . Mas Deus não impede que uma pessoa seja atingida por uma bala perdida e fique tetraplégica . E os milagres também anadam meio escassos.

  • Bem...eu começo fazendo uma grande diferenciação nesta questão: Fé pra mim é uma coisa e religião é outra....

    Não tenho nada contra fé...não tenho nada contra o fato de qualquer pessoa acreditar, ter fé em Deus.....é um direito de quaquer um ter ou não fé religiosa e para mim...essa questão não torna ninguém melhor ou pior...Ou seja o fato de ser atéia não me torna melhor ou piro do que qualquer teísta e vice-versa.....

    Quanto às religiôes tenho uma certa aversão....e um posicinoamento contrário quando vejo nelas ações que deturpam a visão de respeito e tolerância em relação a TODOS....religiões que alimentam perseguições, separatismo, condenações e punições...possuem de mim uma posição contrária ao seus dogmas e ações, quando vejo que isso possa vir a intereferi na minha vida como cidadã e ser social em relação a toda humanidade....

    Fora isso tudo bem...tenho meus valores críticos...meus posicionamentos críticos bem pontuais, mas acima de tudo respeito e quero o direito de todos mantidos para acreditar ou não em Deus e tem espaço para todos...

    Beijocas...

  • Boa parte das pessoas não entende a diferença entre ACEITAR E RESPEITAR.

    O exemplo que você cita acima é uma prova disso mas, creio que não vale como via de regra.

    Ainda bem.

    Concordo que fé e ceticismo têm de estar sob equilíbrio,visto que se quisermos chegar a algo realmente verdadeiro, não podemos deixar que nossas convicções atrapalhem.

  • Sinceramente não dá pra entender essas pessoas.

  • Nesse caso, cada qual no seu quadrado, religiosos com sua fé, ateu, com seu ceticismo, creio que para o ateu esse equilíbrio não existe. Não tenho nada contra a fé, más só quando, aqui em casa, não querem ir no médico, aí o bi.cho pega, rsrsrs. Um ótimo domingo , Ághata!

  • Não tenho nada contra o ceticismo, cada um tem o direito de acreditar naquilo que quer, do mesmo modo que eu tenho esse direito.

  • . .........Paixão, vem pra mim ..........Sinto teu fragrance no ar ..........Estou embriagada ..........A porta está encostada ..........Vem, vem me amar ..........Os lençois são de cetim .

  • Sou ateu, e pelo que me consta a fé é uma forma de convicção não verificada. Isso pode ser bom, ou pode ser ruim. Então falarei sobre o que me diz respeito.

    A fé pode ser usado de forma a ter esperança, ter perseverança, o problema está justamente nessa ambiguidade, pois é frequente a religião endossar a fé como uma virtude quando na verdade não é bem por ai. Talvez você discorde, mas usar a fé como instrumento de argumentação é no mínimo um total despropósito. As pessoas falam de fé como se ela lhe inibisse de qualquer responsabilidade, como se fosse um elemento que descarta o ponto de vista de todos que discordam com você. Isso é de uma preguiça intelectual tão pueril que me causa repúdio.

    Então falando objetivamente, a fé é um elemento de significado simples e definido. Estabelecendo de forma mais simples possível, a fé é uma crença não verificada, nada mais e nada menos. Eu não tenho nada contra a fé em si, mas tenho contra a dissimulação desses conceitos em virtude própria. E eu não tenho absolutamente nada contra você ter fé, eu mesmo posso ter fé em alguma coisa, posso ter fé em alguém. Apenas não admito isso sendo exaltado como algo lindo e impecável ou uma justificativa final pra tudo. Se você tem fé, está ótimo, você tem todo o direito. Porém, você deve entender que a sua fé é uma evidência pessoal, uma evidência anedótica, e como tal você deve guardá-la para si. É claro que eu respeito a fé, mas não espere minha consideração por ela.

    Dá pra entender essa diferença entre opinião pessoal e argumento justificável?

Sign In or Register to comment.