Será que a população brasileira, pode ser considerada inteligente? E vc o que acha de si próprio?

Alguns estudiosos consideram a inteligência genética, outros trabalham com a estimulação do desenvolvimento. Afinal o que é ser inteligente?

Comments

  • Inteligencia não pode ser confundida com cultura cognitiva. Convivo com muita gente detentora de cursos superiores,pós-graduados,etc,as quais não posso chamar de inteligentes. Foram apenas preparados para desempenharem trabalhos específicos. Inteligencia é desenvolver conceitos próprios,encontrar soluções imaginativas e não calcadas em academicismos,normas e caminhos usuais. Por outro lado,existem aptidões inerentes e específicas,às vezes nunca suspeitadas. Einstein foi reprovado em matemática no curso básico,e Maria Callas,considerada a maior intérprete da música lírica do século passado,foi aconselhada por um grande maestro italiano à desistir da carreira. São inteligencias direcionadas. O povo brasileiro,de um modo geral,é claro,mostra-se bastante inteligente,criativo (o famoso jeitinho brasileiro).Talvez fruto da maior miscigenação do planeta. Um povo que,acredito,se lhe derem condições,poderá provar sua capacidade de tornar-se uma das sociedades mais desenvolvidas da humanidade. Quanto à mim,considero-me apenas com determinadas aptidões setoriais mais evidenciadas.

  • olha eu acho que sim, mais ainda é uma inteligência muito pouco desenvolvida pela maior parte da população, falta um pouco de interesse por assuntos que exijam raciocínio, a maior parte da população le muito pouco ou quase nada, falta ao povo usar um pouco mais a arte da reflexão, deixar de ficar alienado em assuntos como futebol, que realmente tem pouco a oferecer em termos de crescimento intelectual, em fim, é cessaria mudar a mentalidade do povo, um pais com pessoas mais inteligentes e esclarecidas tende a evoluir muito mais, temos que desenvolver muito mais essa arte.

  • Essa é uma pergunta filosófica.

    Cientificamente, a resposta muda de acordo com a sua concepção de inteligência.

  • Penso que ser inteligente é aprender rápido.

    Não me considero inteligente desse modo, só pra algumas coisas bem específicas, mas tenho boa cultura, pois procurei aprender muitas coisas.

    Na verdade, acho que há vários tipos de inteligência e dons.

  • eu acho que o povo brasileiro è sim um artista pq tem gente que consegue viver com um salário mínimo agora na verdade me acho não inteligente mais sim um batalhador sobrevivente nesse mundo feroz .valeu amiga boa noite

  • A inteligência hoje reune vários pontos conflitantes no que tange ao conceito. Pois antigamente era o QI (Quociente Intelectual), depois passou a ser valorizada a IE (Inteligência Emocional), para então chegarem a acreditar que o equilíbrio entre as duas é o ponto ideal. Hoje há pesquisadores que acreditam que o ser humando possui várias inteligências, e outros que polemizam esse conceito por acharem que há uma confusão entre inteligência e habilidade.

    Pesquise Howard Gardner.

    Respondendo à sua pergunta:

    Inteligência nada tem a ver com nacionalidade. Não é porque uma pessoa nasceu na França ou na Etiópia que ela vai ser menos inteligente.

    Eu sou uma pessoa inteligente, e não acredito em burrice, acho que cada pessoa é diferente, com seus próprios talentos e dificuldades, isso é o que embeleza o mundo: A diversidade.

    Bjcas

  • Inteligência é a soma dos dois fatores. Eu fiz três anos de Biologia, por isso, não posso negar a influência de fatores genéticos com base em tudo que estudei a respeito. Tb tenho largo conhecimento acerca de Psicologia, inclusive já desenvolvi alguns trabalhos relacionados ao tema e posso afirmar que o estímulo bem orientado pode auxiliar, e muito, no desenvolvimento da inteligência. É claro q não há estímulo capaz de transformar um idiota num Einstein, o que prova q inteligência não depende unicamente de estímulos, mas está ligada, tb, a fatores biogenéticos. Por outro lado, está provado q pessoas com históricos de QI's altos nos ascendentes, mesmo q não estimulados jamais são idiotas, sendo que a maioria tem uma inteligência no mínimo normal. Alguns padrões cerebrais se repetem com muita frequência em determinados grupos de indivíduos, notadamente aqueles que conseguem demonstrar inteligência mesmo sem o estímulo adequado, portanto, eu sou levada a crer que o fator genético é preponderante, embora não atue sozinho na definição do grau de inteligência de um indivíduo. Eu sou uma pessoa inteligente, comprovado cientificamente por testes de QI, meu pai é inteligente, mesmo sem ter recebido quase nenhuma instrução formal e meus filhos são inteligentes, a mais nova (oito anos) é autodidata, foi inclusive, progredida de série, mesmo sem ter a idade exigida por lei.

  • Eu acho que sim , o povo brasileiro não é burro e sim alguns tem preguiça de estudar e corre atras , mas todos nós temos capacidade de aprender e de se desenvolver , vc concorda ?

    bye

Sign In or Register to comment.