Sobre a reforma protetista e a contrarreforma da igreja católica?

gente eu so quero saber as seguintes respostas

•Os motivos que levaram a reforma e a contra reforma, alem dos principais acontecimentos.

•Destacar os principais personagens e os seus efeitos.

GENTE POR FAVOR ME AJUDA EU TO PRECISANDO MUITO DISSO

(NADA DE COPIAR TUDO DO WIKIPEDIA E COLAR AQUI PLEASE)

E TAMBEM EU NÃO ACHEI EM LUGAR ALGUM.

Comments

  • Tradicionalmente diz-se que a Reforma Protestante foi iniciada por Martinho Lutero, monge agostiniano alemão 91483 – 1546), cujo pensamento sofreu profunda influência de São Paulo de Tarso.

    Numa Epístola de Paulo aos Romanos encontrou a “chave” para consolidar uma idéia nova de salvação: “O justo viverá pela fé.” E “não são as obras, mas é a fé que conduz à salvação”. Não importa como você aja no mundo. Se a sua fé for “do tamanho de uma raiz de mostarda” você está no caminho da salvação, não importa o que faça. Desprezando olimpicamente os vários trechos bíblicos que rezam: “o que é a fé sem as obras?”; “A fé sem as obras é morta!” e “Mostra-me a tua fé sem as obras que eu, pelas minhas obras, te mostrarei a minha fé!” Lutero criou um novo sistema religioso abrindo um cisma com a Igreja Católica Romana.

    Convocando o Concílio de Trento (1545 – 1563), a Igreja Católica estabeleceu um conjunto de medidas defensivas e ofensivas. A fim de impedir a contaminação pelo protestantismo dos países ainda não atingidos, criou um Index Librorum Prohibitorum (Índice de Livros Proibidos), dentre os quais encabeçavam as obras de Lutero, Calvino, etc. Reativou o Tribunal da Santa Inquisição, com a finalidade de reprimir heresias. Criou o catecismo, catequese e os seminários com vistas a discutir e persuadir os fiéis reconquistando o terreno perdido. Além disso, receberam incentivo as novas Ordens de pregadores apostólicos romanos com vistas a “levar a fé católica ao “Novo Mundo”. Neste contexto surge a Companhia de Jesus, de Inácio de Loyola, subordinada diretamente ao papa e que levava sua pregação ao continente americano e até à Ásia. Também os dominicanos (domini = do Senhor; cani = cães), portanto caninamente obedientes e devotados a propagar a fé católica.

    Jamais houve uma discussão ou um debate sério entre um papa e qualquer autoridade protestante acerca de temáticas doutrinárias. Todos ficam presos às suas metáforas e interpretações diferentes dos mesmos textos bíblicos e muito sangue foi derramado por causa disso

  • Jonh wicliffe, Martinho Lutero, Calvino...

    Lutero iniciou a reforma que deu origem ao luteranismo, calvinismo e anglicanismo. Viu que tinham muitas coisas erradas na doutrina da igreja em especial as indulgências(venda do perdão) e publicou as 95 teses na porta da igreja.

    A contra reforma foi a reação da igreja contra a reforma protestante.

  • não se diz pretetista e sim protestante

Sign In or Register to comment.