Astronomia no Brasil?

Quais são os requisitos necessários para um individuo conseguir alguma coisa como astrônomo no Brasil? E o que, especificamente, um astrônomo faz no nosso país? Se puder indicar lugares onde estudar ou trabalhar que sejam referentes ao assunto, ficarei grato.

PS: Tenho 15 anos, mas planejo me dedicar desde já, pois sou muito interessado na matéria.

Comments

  • A fama e o dinheiro virão naturalmente... Essa eu não entendi.

  • Antes de qualquer coisa, é melhor lembra-lo: astronomia não é tão legal quanto se pensa, ver estrelas, planetas, etc é muito interessante, o que não se lembra é que astronomia trabalha também com coisas ainda não descobertas, caso contrário, tal profissão seria muito "fácil".

    Para começar você deve baixar um planisfério, comece a estuda-lo, e a aprender a localizar as principais estrelas do céu, decores cerca de 2 ou 3 constelações por dia e aprenda a localizar os planetas nas constelações do zodíaco.

    Outro fator importante é o estudo de física e matemática. Mexer com os números é uma tarefa difícil, mas não há como estudar o Universo de outro modo! E por mais que as calculadoras, computadores e maquinas efetuem bem os cálculos, é necessário saber faze-los para que as coisas se agilizem.

    Para ser astrônomo deve-e formar em física e depois fazer pós-graduação em astronomia, ou partir direto para astronomia prestando vestibular para USP ou UFRJ que tem uma demanda de cerca de 6,25 ao ano(como ambas faculdades são públicas, você deve fazer uma prova e ver se passa, e assim não paga nada).

    Quando formado pode trabalhar nos diversos observatórios espalhados pelo país e caso tenha sorte e competência pode até parar na AEB! Além disso pode escrever para sites, revistas e blogs sobre astronomia, e também dar palestras em escolas.

    O salário médio de um astrônomo no Brasil é entre 3.600 e 5.000 reais.

    Caso deseje fazer mestrado ou doutorado nessa área, recomendo que se mude para um país que leve astronomia mais a serio(Alemanha, EUA, Rússia, China, Japão), isso te dará mais credibilidade ao verem teu currículo.

    Mas repito, talvez tu não conheça a verdadeira astronomia, aquela que você deve efetuar cálculos de varias folhas e passar noites em branco olhando para o telescópio. Todo mundo tem um grande interesse para saber o que se passa pelo Universo mas poucos realmente conhecem as dificuldades disso. Portanto, pense bem!

    Tem dois documentários que gosto muito de ver sobre astronomia, um se chama " O Universo" do The History Channel e o outro "Como Funciona o Universo" da Discovery, você pode vê-los pelo youtube mesmo. Recomendo que os assista pois são bem interessantes e te passam grandes conhecimentos!

  • Siga meu conselho.

    Depois de formado, aceite qualquer trabalho no exterior.

    Não fique neste país onde a corrupção cresce a cada momento.

    Aqui NUNCA o trabalho honesto vai ser reconhecido.

    Por acaso viste o que aconteceu com os 'presos' do mensalão?

    Tem prisão domiciliar e tem empregos que pagam 2.500 reais por mês.

    Agora me responda, qual o trabalhador honesto que ganha isso por mês, me diga?

    Professor é que não é?

    Não é verdade?

    Meu amigo, se forme, conclua teus estudos e vai trabalhar no Canadá onde os brasileiros são disputados a tapas, pois nós somos inteligentes e bons trabalhadores, (na categoria de honestos) pois salafrários aqui tem aos montes, não é?

    E se por acaso disse alguma inverdade, me diga que terei o maior prazer em me corrigir.

    Por favor, não se acanhe, grite o verbo.

    Além disso qual a instituição brasileira que trabalha bem além do imposto de renda?

    Qual?

    Diga apenas uma e me sentirei bem feliz...

    Afinal, sonhar faz parte....

    Feliz Natal.

    Um abraço e bons estudos.

    Vida longa e próspera.

  • A astronomia no Brasil ainda não é muito popular, o curso superior só é oferecido pelas universidades federais do Rio e São Paulo, mas, os astrônomos brasileiros geralmente tem que ir para outros países, como EUA ou Rússia. para poder praticar a profissão, um local que vc pode trabalhar é em planetários, pesquise em guias da sua cidade ou região e veja se há planetários perto de onde vc mora.

  • No Brasil não temos muita gente trabalhando em pesquisa, mas não devemos nos limitar geograficamente. Bons astrônomos são necessários em todo o mundo, tanto na área de aquisição de dados quanto para o trabalho de redução destes dados. Apesar de grande parte do trabalho ser feito por sistemas automatizados, a intervenção humana ainda é o fator decisivo. O volume de dados hoje é tão alto que está se acumulando e chegam a pedir socorro aos astrônomos amadores para ajudar neste trabalho.

    A melhor receita é: estude bastante e consiga um lugar de destaque. Aprenda inglês!

    A fama e o dinheiro virão naturalmente.

Sign In or Register to comment.