"A" de uma fonte chaveada <= A da tomada?
A fonte chaveada não tem trafo, então a corrente passa "direto" para o aparelho que está sendo alimentado, certo?...
...Diante disso: como fica o consumo de energia?
-Se uma fonte chaveada for, por exemplo 12V/15A (180W), vai precisar de uma tomada 110V/15A(1.650W) pra não ficar DESARMANDO O DISJUNTOR, ou uma tomada de 220W (2A) já é mais que suficiente?
-E, a conta de luz como fica? Cobra-se pela corrente (como se os 15A tivessem circulado a 110V), ou cobra-se como um equipamento qualquer de 180W?
Caso seja cobrado como um equipamento de 180W, como o relógio de luz sabe que os 15A que passaram por ele não resultaram em 1.650W? O relógio mede corrente ou o que?
Update:Não sei se a fonte a que me refiro chama exatamente assim: chaveada...
É uma fonte sem transformador, que usa simplesmente um transistor pra abrir o circuito quando a voltagem sobe...
Comments
Zama; tem trafo, sim. A tensão da rede passa por retificador e filtro e a seguir por um xtor que manda sinal de onda quadrada para o primario de um trafo rebaixador, variando a largura desses pulsos de acordo com o consumo. Essa onda quadrada depois de transformada é retificada e filtrada, sendo enviada aos consumidores. No caso de uma fonte para PC há vários secundarios com tensões diferentes.
Fontes chaveadas são altamente eficientes, passando de 90%. Assim se ela fornece 12 volts @ 15 amperes vai consumir da rede 180/.9=200 watts da rede.
Para certas aplicações existe um tipo de fonte que não usa trafo, mas um indutor, onde a tensão retificada é armazenada sob campo magnetico(feito por pulsos) e depois devolvida para os retificadores e posterior consumidores.
Vendo agora sua observação, vejo que voce tem razão na dúvida: existem(ou existiam?) fontes que um xtor chaveava uma tensão DC proveniente da retificação da tensão da rede e com uma impedancia em serie carregava um condensador eletrolitico com a tensão media resultante da relação tempo ligadoxcarga no condensador.A partir dai passava por um circuito para estabilizar. O problema é que este circuuito perde em eficiencia se comparado a um com trafo, acho que não se usa mais.