Você conhece a lei 9.610 dos Direitos Autorias para publicações?

Um item:

"Quem, na utilização, por qualquer modalidade, de obra intelectual, deixar de indicar ou de anunciar, como tal, o nome, pseudônimo ou sinal convencional do autor e do intérprete, além de responder por danos morais, está obrigado a divulgar-lhes a identidade".

- Isto impede qualquer publicação sem citar autoria.

- Impede a divulgação de obra 'autor desconhecido'.

- Não existe domínio do público, mas domínio Público (O Estado é responsável pelo direito autoral depois de 70 anos da morte do AUTOR se não houver Herdeiros, sucessores ou representantes legais.

- Você ficaria nervoso e mal educado se ALGUÉM lhe chamasse a atenção para não publicar uma POESIA sem citar o autor claramente ou publicar poesia de AUTOR DESCONHECIDO?

* Como você vê as questões da LEI ?

Conhecia ou desconhecia as questões acima?

Update:

Bem, aqui na área de POESIAS não vemos pessoas publicarem 'autor desconhecido' e nem poesia sem autoria (na poesia publicada), certo?

Hummmm

Comments

  • não sou egoísta .

    mas eu gosto de dar o devido crédito

    e eu não ficaria feliz em tirar e nem usar a inspiração de um autor

    pq acho que eu estaria roubando um pouquinho da sua alma.

    agora enquanto ao estado?rsrsrsrsrs

    pq os melhores autores ,pintores,artistas da música etc

    não fizeram sucesso em vida e morrerram pobres ?

    abraços

  • Meu pai e meu irmão eram compositores e sempre falaram em casa sobre isso, eles até comentavam que se fala mais no cantor do que no autor, e isso acontece até hoje.

    Portanto sempre coloco o autor, até de uma citação.

  • É mais que justo referenciarmos o autor por sua obra, isso não deveria ser por razão de lei e sim de bom senso.

  • Celito, não conheço a lei na sua íntegra, mas sei que devemos dar os devidos créditos quando repassamos alguma obra de alguém, mesmo sem a sua prévia autorização, o que já se constituem num delito.

  • Eu não conheço profundamente a lei, mas acho de estrema importancia se for necessário que se publique algo que não seja de sua autoria citar o autor, é muita falta de respeito até, publicar algo que não nos pertence sem citar o autor.Eu acredito que não ficaria nervosa se alguém me chamasse atenção, mesmo porque não seria necessário, não faria isso pois também rabisco alguns versos e sei o quanto é desagradável ver um texto seu sendo publicado sem os devidos créditos.

  • olá Celito conheço...e acho que é egoísta da parte de quem oferece um poema, versos,ou qualquer coisa como se fosse de sua autoria.

    a lei deveria ser aplicada..mas no brasil...

  • Não ficaria, porque sou adepta a essa e a acho bastante justa, porque dar ao homem o que é dele!

  • Celito, postei algo parecido recentemente.

    Dê uma olhadinha, tem mais assuntos, inclusive uma resposta incrível de Helda, acima.

    Observe, sou também o amigo oculto.

    Abraço.

  • Celito Medeiros,

    Meu amigo eu conheço muito bem e respeito o direito de autoria sempre que publico algo que não e' meu!!

    Um abraço, helda

Sign In or Register to comment.