Ajuda por favor!SOU ADULTA e não consigo fazer conta de cabeça como as outras pessoas mais...?

Nunca repeti um ano.

Em matemática minhas notas eram razoáveis, nunca faço nada de cabeça só no papel.

Será que eu sofro com alguma deficiência, pois acho demasiado as contas bobas que não consigo fazer de cabeça principalmente calcular trocos e o restante das operações.

Chega a ser bobo mesmo...a impressão que dá é que o cérebro não processa, sei lá...

Alguém conhece algum caso como o meu, ou tem opiniões de como aprender na fase adulta, sei lá...treinamentos...OU DAR UMA OPINIÃO SE ISSO É NORMAL!

OBS:Estou colocando em saúde mental pois sinto ser um bloqueio ou falta de treinamento em minha MENTE.

beijos

Comments

  • Nossa mente requer constante treinamento para tudo na vida, pois quando a mente é preguiçosa é culpa do próprio ADULTO, como você se refere... ela produz de acordo o que você exige dela...

    Existem pessoas, que trabalham na TELESP e são verdadeiros gravadores de números, soube de casos, que de tanto trabalharem com números de telefones, esses telefonistas conhecem milhares de numeros e nomes de pessoas ou empresas, do Brasil todo;

    Não precisa ir muito longe, quanto mais você jogar um xadrez ou uma damas, ou um dominó, por exemplo, depois de um a 3 anos, sua mente passa a memorizar o tabuleiro e as artimanhas, você ganha facilmente de qualquer adversário;

    Não sei se ouviu falar de Gasparov, o russo, maior campeão mundial de xadrex de todos os tempos, chegou a ganhar todas as partidas até de um computador... aí você me pergunta o porquê! porque na mente dele só existe as peças de xadrex 24 horas/dia e então ele domina qualquer adversário, coma mente;

    Existem pessoas que trabalham há anos em novelas da Globo e ainda fazem filmes, têm que decorar enormes textos de cenas para exercer seu papel, como você explica isso? é fácil, o cérebro se acostuma com uma só peça e vai se diversificando, criando espaço para muitas outras peças e assim sucessivamente... se você começar a ser atriz hoje, levará o dia inteiro decorando textos para gravar uma simples cena...

    Existem pessoas, os humoristas, por exemplo, como o famoso Ary Fontoura, por exemplo, de tanto decorar piadas, hoje ele nem decora mais, já vai criando/inventando novas piadas na hora, justamente com as que estão na sua mente armazenadas...

    Assim é a matemática, quanto mais você começar desde já a exercitar cálculos e mais cálculos diariamente, mesmo com dificuldade, dentro de um certo tempo, 1 ano ou mais, fará cálculos inacreditáveis... você mesma se surpreenderá...

    Exemplo: quanto é 10 X 10 = 100 e quanto é 12 X 12 = 144 e quanto é 15 X 1'5 = 225, 20 X 20 400, assim sucessivamente, tudo é o hábito...

    Nossa mente é poderosa demais, ninguem é burro ou inculto, mas é claro, existem os gênios, com o "KI" elevadíssimo... esses resolvem qualquer palavra cruzada e qualquer problema de matemática...

    Agora Imagine você, por que você anda com 2 pernas e não cai, não com 4 membros como os animais, é porque aprendeu desde pequena, desde bebê, gravou na mente para sempre...

    Então, de agora em diante começe com raiz quadrada, depois cúbica, por exemplo e logo em seguida, potência de 2 e 3 graus...

    exemplo: raiz quadrade de 4 = 2, porque 2 X 2 = 4, e assim por diante...

    Existem cursos de memorização, eu mesmo posso lhe dizer isso, porque fiz há um tempo atrás...

    Fazer você memorizar 20 objetos variados, em ordem e somente lhe é dado uma única chance... tem métodos para isso...

    Pesquise no google que, encontrará e poderá se matricular, já começando a decorar tudo, jamais na sua velhice ficará com o mal de Alzeimer... doença da memória, que apaga tudo do passadol e só fica guardado somente coisas do presente... mas sabe porquê? falta de exercicio dos neurônios...

    Espero ter ajudado...

  • Vc não é a unica, eu sou um horror, antes ficava envergonhada, mas agora uso a máquina e pronto

    bjos

  • Se você acha que as contas são bobas, se você se sente boba, não seja boba, use uma máquina de calcular.

    Talvez o seu 'mais ou menos' em matemática tenha muito a ver com isto. Com as tecnologias atuais, até eu me sinto bobo, como ex engenheiro, de ter que fazer contas de cabeça, tendo tantas máquinas calculadoras disponíveis.

    Aliás, muitos professores não podem mais contas sem ser com calculadoras.

    No entanto, na NECESSIDADE de ter que fazer contas de cabeça, então você vai ter que MUDAR este conceito, tipo achar que é mais fácil fazer diretamente no papel, mais fácil ainda com uma calculadora, mas que COMEÇARÁ a brincar e treinar de fazer contas de cabeça, conferindo com uma calculadora na mão.

    Assim, na prática, no exercício você vai se acostumar e terá facilidades para fazer tais contas - aí dirão:

    Ela tem talento ou dom para fazer contas de cabeça!

    Eu penso que TALENTO é isto, treinar, treinar e conseguir o melhor possível.

    Você conseguirá!

    (E muitos possuem isto, não é doença e nem problema ligado à memória. É preguiça mental mesmo! )

  • Passo a mesma coisa que vc, tbm não consigo fazer contas de cabeças muito menos lidar com troco... Sempre evito ficar responsável por caixa, pois morro de vergonha em mostrar que não consigo fazer os cálculos, sério é constrangedor... dou como desculpa que não gosto de lidar com o caixa... Já tive que lidar uma vez e foi constrangedor... Mas uma amiga de uma ajuda na ora hehe. Eu achei que era a única a passar por isso.

  • faça jogos de memoria................

  • Não é só você não. A maioria das pessoas atualmente não consegue fazer contas simples de cabeça porque acostumou a usar a calculadora e o papel mesmo para contas simples.

    Para conseguir você deve começar tentando fazer de cabeça as contas mais fáceis de memorizar, como por exemplo as tabuadas de soma e subtração mais simples; e logo as tabuadas de multiplicação e divisão, assim como raízes, exponenciais, etc.

    Vale lembrar que fazer conta de cabeça exige mais memória do que inteligência, ao contrário das contas no papel. Portanto apenas treinando você poderá ter uma boa memória para a execução dessas contas, não se trata de uma deficiência existente na mente.

  • Olha já passei por isso, e muitas das vezes isto é ocasionado por stress mental e desgaste físico, tente procurar uma ajuda psicológica, por que existem alguns medicamentos (inclusive naturais) que ajudam o metabolismo, dando mais disposição, tendo assim uma cabeça mais tranquila e uma mente mais aberta. Fique com Deus!!!

  • acho q tem mta gente q não consegue!

    mas será q vc não consegue calcular trocos simples? por exemplo.... se vc dá uma nota de 10,00 para pagar 8,00, qual o troco?

    Se vc consegue calcular isso, consegue calcular qq outra coisa! é só pensar em proporção.

  • Ohhhhhhh Vc eh a Unicá; Rhoskkasukk

  • Bem,você pode entrar em alguns sites com jogos de memória,pois pode ser isso.Apesar de que a maioria das pessoas tem mesmo certa dificuldade com matemática.Creio que deve ser alguma coisa ligada à memória mesmo.Boa sorte!

Sign In or Register to comment.