O creme dental Kolynos é um exemplo de como a construção de uma marca com sucesso, tem o poder de fixar na memória do consumidor um determinado produto. Todos que a conheceram lembram da sua clássica embalagem amarela e da propaganda na televisão, dos mershandisings em programas como Domingão do Faustão e nos intervalos comerciais de programas diversos. A Kolynos quebrou paradigmas, incorporou a refrescância com a expressão “Ah!...”, foi curta, direta e extremamente criativa, causando muita polêmica nos concorrentes.
A marca Kolynos, uma das mais célebres na área de cremes dentais no Brasil, surgiu nos Estados Unidos em 1908. Naquele ano, o dentista Neal Jenkins lançou sua fórmula, empregada em escala industrial pela Kolynos Company, baseada na cidade de New Haven, Connecticut. O produto chegou ao Brasil em 1917, importado, e mais tarde ganhou fábrica no país devido ao sucesso das vendas. Quanto ao nome Kolynos, que se tornou líder da categoria, tudo indica que tem origem latina, em que "collino" significa untar com, friccionar, esfregar. O primeiro anúncio do Kolynos no Brasil apareceu na revista Selecta, no mesmo ano de 1917, e trazia o slogan "limpa os dentes e a escovinha também". Tão tradicional quanto a marca é a embalagem de Kolynos, que sempre manteve fidelidade ao verde e ao amarelo - ora mais pálidos, ora vibrantes. Estaria aí o segredo do sucesso que a marca fez no Brasil, onde sempre manteve a liderança, até ser comprada pela concorrente Colgate-Palmolive e ser substituída pela marca Sorriso. A força desta marca era tão grande que apenas recentemente, em 2003, quando indagados por uma pesquisa, que tinha o objetivo de tabular as marcas mais lembradas na cabeça do consumidor (Top of Mind), a Kolynos perdeu a primeira posição para sua substituta, a Sorriso. Um fato incrível já que desde 1997 a marca havia sido extinta.
CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) exigiu que a marca Kolinos deixasse de ser usada quando essa empresa foi comprada pela Colgate, então a compradora bolou a marca "Sorriso".
Trocaram o nome para SORRISO. E achei interessante o que li a respeito - Uma marca de produto se atingir um percentual de (esqueci quanto) de preferência, se torna monopolizador deste produto e tem que mudar de nome. Foi o caso do KOLLYNOS. Iniciaram tudo novamente com o Sorriso. Interessante isso né? E justo.
A Colgate comprou a Kolynos; para fugir ao monopólio, fiscalizado pelo CADES, trocou o nome. Pura formalidade; com o dentifrício Colgate e o Sorriso, a Colgate domina o mercado. Acho esquisito, pois a Colgate impede a concorrência. Alguém dirá: mas são dois os dentifrícios. Ora, faça-me o favor, a Colgate está concorrendo com a Colgate?
Comments
Gustavo, lembro muito bem da marca Kolynos!
O creme dental Kolynos é um exemplo de como a construção de uma marca com sucesso, tem o poder de fixar na memória do consumidor um determinado produto. Todos que a conheceram lembram da sua clássica embalagem amarela e da propaganda na televisão, dos mershandisings em programas como Domingão do Faustão e nos intervalos comerciais de programas diversos. A Kolynos quebrou paradigmas, incorporou a refrescância com a expressão “Ah!...”, foi curta, direta e extremamente criativa, causando muita polêmica nos concorrentes.
A marca Kolynos, uma das mais célebres na área de cremes dentais no Brasil, surgiu nos Estados Unidos em 1908. Naquele ano, o dentista Neal Jenkins lançou sua fórmula, empregada em escala industrial pela Kolynos Company, baseada na cidade de New Haven, Connecticut. O produto chegou ao Brasil em 1917, importado, e mais tarde ganhou fábrica no país devido ao sucesso das vendas. Quanto ao nome Kolynos, que se tornou líder da categoria, tudo indica que tem origem latina, em que "collino" significa untar com, friccionar, esfregar. O primeiro anúncio do Kolynos no Brasil apareceu na revista Selecta, no mesmo ano de 1917, e trazia o slogan "limpa os dentes e a escovinha também". Tão tradicional quanto a marca é a embalagem de Kolynos, que sempre manteve fidelidade ao verde e ao amarelo - ora mais pálidos, ora vibrantes. Estaria aí o segredo do sucesso que a marca fez no Brasil, onde sempre manteve a liderança, até ser comprada pela concorrente Colgate-Palmolive e ser substituída pela marca Sorriso. A força desta marca era tão grande que apenas recentemente, em 2003, quando indagados por uma pesquisa, que tinha o objetivo de tabular as marcas mais lembradas na cabeça do consumidor (Top of Mind), a Kolynos perdeu a primeira posição para sua substituta, a Sorriso. Um fato incrível já que desde 1997 a marca havia sido extinta.
CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) exigiu que a marca Kolinos deixasse de ser usada quando essa empresa foi comprada pela Colgate, então a compradora bolou a marca "Sorriso".
Felicidades para você!
Trocaram o nome para SORRISO. E achei interessante o que li a respeito - Uma marca de produto se atingir um percentual de (esqueci quanto) de preferência, se torna monopolizador deste produto e tem que mudar de nome. Foi o caso do KOLLYNOS. Iniciaram tudo novamente com o Sorriso. Interessante isso né? E justo.
Acho que ele virou o Sorriso!
A Colgate comprou a Kolynos; para fugir ao monopólio, fiscalizado pelo CADES, trocou o nome. Pura formalidade; com o dentifrício Colgate e o Sorriso, a Colgate domina o mercado. Acho esquisito, pois a Colgate impede a concorrência. Alguém dirá: mas são dois os dentifrícios. Ora, faça-me o favor, a Colgate está concorrendo com a Colgate?
Virou sorriso.
Virou aquele Sorriso da embalagem amarela e verde.
A marca Kolinos ainda existe pra escovas de dente.
virou sorriso.
Claro que me lembro.
Agora virou SORRISO! AH!!!
Bjs
Kara ele mudou de nome agora é SORRISO.